Eduardo Cury administra São José dos Campos
O prefeito Eduardo Pedrosa Cury (PSDB), de São José dos Campos (Foto), São Paulo, visita Feira de Santana na quarta-feira, 13. Ele demonstrou interesse em conhecer in loco o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, equipamento que é considerado modelo pela empresa alemã Carl Zeiss e que ele tomou conhecimento através de divulgação em publicações técnicas. O prefeito Tarcízio Pimenta manifestou através de ofício “a satisfação em recebê-lo em nosso município”. Eduardo Cury é prefeito reeeleito, com 57,18% dos votos e com índice de aprovação (ótimo, bom e regular) de 87%.
Assessores da área de ciência, tecnologia e inovação acompanham Eduardo Cury na viagem. O prefeito do interior paulista pretende implantar em sua cidade um planetário como o existente em Feira - o ZKP4 Quinto -, que é o sétimo do mundo e o primeiro da América do Sul.
São José dos Campos tem população estimada de 609.229 habitantes (2008), segundo o IBGE, e colégio eleitoral de 414.353 eleitores. É sede da 3ª Região Administrativa de São Paulo e principal município do Vale da Ribeira, detentor do segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ocupa a 11ª colocação no ranking estadual. São José dos Campos é o 30º município brasileiro em população, ocupando uma posição à frente de Feira de Santana.
O segmento industrial é o principal vetor econômico de São José dos Campos, destacando-se as empresas Embraer, Petrobras (Refinaria Henrique Lage), General Motors (GM), Johnson & Johnson e Monsanto. O processo de industrialização tomou impulso a partir da instalação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em 1950, e da inauguração da Rodovia Presidente Dutra, em 1951, cortando a parte urbana da cidade. Nas décadas seguintes, com a consolidação da economia industrial, São José dos Campos apresentou um crescimento demográfico expressivo que também acelerou o processo de urbanização no município.
A partir dos anos 90, passou por um importante incremento no setor terciário, que pode ser demonstrado pelo fato da cidade ser hoje um centro regional de compras e serviços do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais, atendendo uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)
Nenhum comentário:
Postar um comentário