Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Feira de Santana e São José dos Campos


Na próxima semana, o Município de Feira de Santana estará hospedando o prefeito de São José dos Campos, importante cidade do interior de São Paulo. Eduardo Cury (PSDB) vem conhecer em Feira de Santana o Planetário do Museu Parque do Saber, que é único na América do Sul e sétimo no mundo. O prefeito Tarcízio Pimenta será o anfitrião.
São José dos Campos, em São Paulo, é o 30º município brasileiro em população. Feira de Santana, na Bahia, está em uma posição atrás - é o 31º. Segundo dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São José dos Campos tem população estimada de 609.229 habitantes. Feira de Santana tem estimativa de 584.497 habitantes.
O colégio eleitoral de São José dos Campos é de 414.353 eleitores. Feira de Santana tem 346.593 eleitores. Os dados referentes ao ano passado são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São José dos Campos é o principal município do Vale do Paraíba. Feira de Santana é o principal município do interior da Bahia.
Em 2008, Eduardo Cury, 45 anos, foi reeleito prefeito em primeiro turno com 187.930 votos (56%), na coligação denominada "São José no Rumo Certo", formada por 15 partidos: PSDB/PTB/PHS/PSB/DEM/PSC/PRTB/PR/PDT/PRB/PTdoB/PSDC/PV/PSL/PPS. Por seu lado, Tarcízio Pimenta, 53 anos, foi eleito prefeito em primeiro turno com 148.448 votos (54,05%), na coligação "Feira Vai Continuar Princesa", formada por 12 partidos: DEM/PMN/PSL/PTC/PRP/PTdoB/PR/PP/PHS/PTN/PRTB/PRB.
Outras similaridades entre Feira de Santana e São José dos Campos:
- Como em Feira de Santana com o Democratas, desde 2001, com as duas gestões de José de Ronaldo de Carvalho e agora a de Tarcízio Pimenta, as três gestões tucanas anteriores (duas de Emanuel Fernandes e uma de Eduardo Cury, em São José dos Campos, são anti-PT.
- Eduardo Cury enfrentou dois adversários; Tarcízio Pimenta enfrentou três opositores.
- As duas cidades têm marcos perceptíveis no desenvolvimento urbano e social.
- Como em Feira de Santana, com José Ronaldo elegendo Tarcízio Pimenta, em São José dos Campos o hoje deputado federal Emanuel Fernandes, que governou por dois mandatos, conseguiu eleger o atual prefeito, que se reelegeu.
- Como em Feira de Santana, antes das eleições o segundo turno em São José dos Campos era dado como quase definido, com a entrada na campanha do presidente Lula no horário eleitoral gratuito. Só que o "fenômeno" previsto não se confirmou nas duas cidades. O eleitorado é anti-PT
- Como Feira de Santana, São José dos Campos se caracteriza por ser um município que cresceu através do que se pode chamar de "uma adequação capitalista" e por ter apresentado nos últimos anos projetos políticos e administrativos próprios, sem ficar muito dependente do Governo do Estado e do Governo Federal.
- O parque industrial de São José dos Campos é destacado por unidades de empresas como Embraer, Petrobras (Refinaria Henrique Lage), General Motors (GM), Johnson & Johnson e Monsanto. O de Feira de Santana pela presença de empresas como Pneus Pirelli, Nestlé, Química Geral do Nordeste, Klabin e Perdigão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiro Dimas, permita me fazer uma correção a sua informação: São José dos Campos é chamada de Capital do Vale, mas do Paraíba e não do Ribeira que fica na região sul do estado de São Paulo. A progressista cidade de São Jose dos Campos é reconhecida como polo de tecnológico nos setores da indústria aeronáutica e militar. Tive a oportunidade de viver por 8 anos nesta cidade e realmente existe muita similaridade com Feira de Santana, que se acentuou mais ainda após as gestões de José Ronaldo a frente da prefeitura.
Acho muito bom este relacionamento e aproximação entre as duas administrações.
Abraços. Thomas Pracuch