sábado, 31 de maio de 2008
Placa de obra
Que seja permanente
Leitô axa ke escrevê errado he u sertu
Equipe Furacão em Feira
Na Venezuela chavista é assim
De acordo com a Lei do Sistema Nacional de Inteligência e Contra-Inteligência, são consideradas "órgãos de apoio as pessoas naturais e jurídicas, de direito público e privado, nacionais ou estrangeiras, (...), quando seja solicitada sua cooperação para a obtenção de informação ou de apoio técnico".
O descumprimento será sancionado por uma lei de 2002, que prevê até seis anos de prisão para quem se negar "a atender os requerimentos feitos por organismos do Estado nos assuntos relacionados com a defesa da nação".
Pinóquio
Do jornalista Tasso Franco, no "Bahia Já", sobre João Durval Carneiro:
"Tá difícil"
Emendas de Colbert
O deputado Fernando de Fabinho (DEM), colocou cinco emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias, todas para Feira de Santana, nas áreas de urbanização, saneamento, educação, cultura, esporte e lazer. Por sua vez, o deputado Colbert Martins Filho (PMDB), também colocou emendas. Todas para o Governo do Estado. Ou ele não é mais candidato a prefeito de Feira, ou tem certeza de que Tarcízio vai ganhar.
Leitura deve ser correta
Socorro Pitombo é comendadora
Vicen Ferreres/Ascom
Quem foi - eu fui - à Câmara Municipal de Feira de Santana na noite de quinta-feira, 29, teve a oportunidade de conhecer uma parte considerável da história do jornalismo feirense, através do discurso da jornalista Maria do Socorro Pitombo Cristo, que foi contemplada com a Comenda Maria Quitéria. A concorrida solenidade de entrega de uma das mais significativas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo, conduzida pelo presidente Antônio Carlos Passos Ataíde, foi marcada por muita emoção.
“Sou apenas uma cidadã do mundo, uma mulher que trabalha com determinação, coragem, dignidade e paixão. Nada mais”, afirmou Socorro Pitombo, ao agradecer, “comovida, e com muita humildade”, conforme frisou, a honraria recebida. “Sinto-me duplamente honrada com esta comenda que traz o nome de uma mulher: Maria Quitéria de Jesus Medeiros. Batalhadora, valente, heroína, como, aliás, são todas as mulheres, cada uma a seu tempo e a sua maneira”, enfatizou.
O discurso da homenageada foi além dos agradecimentos. Ela discorreu sobre a sua trajetória no jornalismo em Feira de Santana, os avanços da profissão e a responsabilidade de ser profissional de comunicação. Afirmando ter orgulho da “geração que quis mudar o mundo”, Socorro Pitombo lembrou a efervescência cultural que marcou o ano de 1968 em todo o mundo, representada, sobretudo, por movimentos estudantis e musicais.
Para os jovens jornalistas Socorro Pitombo deixou um recado, do alto de uma experiência de quase quatro décadas: “Para aprender a escrever é preciso ler muito”. E lembrando a escritora espanhola Rosa Montero, ela afirmou que “deixar de escrever pode ser a loucura, o caos, o sofrimento. Mas deixar de ler é a morte instantânea”. Ela destacou ainda a atuação da mulher na área e disse que a receita para ser um bom profissional é, acima de tudo, amar o que faz.
O vereador Getúlio Barbosa, que dividiu com Genésio Serafim a autoria do projeto, falou da experiência profissional de Socorro Pitombo, marcada pela competência, seriedade e responsabilidade, e destacou os laços afetivos com a homenageada e sua família. O próprio vereador Getúlio Barbosa entregou a comenda a Socorro Pitombo que recebeu cópia do decreto do vereador José de Arimatéia e flores da secretária da Educação, Ana Rita Almeida Neves, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho na solenidade. A homenageada esteve acompanhada dos filhos Raphael Pitombo, que fez parte da mesa, Lara e Renata. Familiares e amigos da jornalista, principalmente colegas de profissão, lotaram o plenário e a galeria da Casa.
"Envolvimento na política não é para padres e religiosos"
Em torno do primeiro turno
Tarcízio diz que "Feira não pode regredir"
Mais uma postergação de obra de governo
A nota dá conta que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento disse na manhã de quinta-feira, 29, ao senador João Durval (PDT-BA) que a licitação das obras de duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana está prevista para o mês de novembro deste ano. "Ele confirmou que estão em fase de conclusão os estudos que vão assegurar a concessão para reforma da BR-324 (Salvador - Feira de Santana) e a duplicação da BR-116 até a divisa com Minas Gerais, na qual está incluída a duplicação do Anel de Contorno".
A matéria diz mais que João Durval é o pai da obra. "O ministro Alfredo Nascimento fez questão de dizer ao senador que a duplicação do Anel de Contorno só foi incluída 'nessa licitação a seu pedido. O senhor esteve aqui comigo e, a partir daí, imediatamente passamos aos estudos que nos possibilitaram colocar a duplicação do Anel no projeto'".
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Contribuição do Distrito 4390 à Fundação Rotária pode chegar a 100 mil dólares
Um dos momentos mais significativos da noite de abertura da XVI Conferência do Distrito 4390, em 1º de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim, foi a entrega de títulos Companheiro Paul Harris. Companheiro Paul Harris é o rotariano ou não que contribui, ou em nome do qual contribuíram com 1 mil dólares para a Fundação Rotária.
Em sua fala na XV Conferência, em Aracaju, em 22 de abril do ano passado, o governador 2007-2008 Germínio Orlando Braga fez o desafio de contribuir com 50 mil dólares pra a Fundação Rotária. Quando tomou posse, em Feira de Santana, em 6 de julho passado, ele ratificou o desafio em seu discurso. Lembrar que antes, quando foi indicado governador, Orlando Braga se comprometeu com o Rotary em contribuir com 20 mil dólares.
Visivelmente emocionado, o governador anunciou a contribuição de 84.167,81 dólares para a Fundação Rotária, com a aquisição de 84 títulos Companheiro Paul Harris, dos quais foram entregues 58 - sendo 15 “primeira safira”, uma “segunda safira”, uma “terceira safira” e uma “quarta safira”, a do próprio governador, título que ele conferiu ao prefeito José Ronaldo de Carvalho. O dado representa mais de três vezes a contribuição anterior do Distrito.
“O desafio foi levado a sério. Conseguimos o importante resultado graças ao comprometimento pela causa rotária de governadores assistentes, presidentes de clubes e companheiros de todo o Distrito”, comemorou o governador, com um largo sorriso de satisfação.
Sobre o título conferido ao prefeito, Orlando Braga disse: “Com muita honra e alegria que entrego esta honraria para José Ronaldo, por tudo que tem feito e pelo que vai fazer pelo Rotary”. E recomendou: “Peço que sempre que possível ostente-o na lapela”.
Passada a Conferência, mais contribuições para a Fundação Rotária deve ser concretizada neste ano rotário. Rotarianos têm procurado a Governadoria para adquirir o título Companheiro Paul Harris. Pode-se chegar ao montante de 100 mil dólares. O Distrito 4390 conta até 1º de maio com 425 rotarianos com o título Companheiro Paul Harris.
Erro de informação se espalha
De volta ao passado
Políticos de fora
Timbaúba lança "Rede na Varanda"
Efeito dominó
Está em cartaz no Multiplex do Iguatemi a partir desta sexta-feira, 30, o filme "Efeito Dominó".
Filmes em cartaz
LANÇAMENTO NACIONAL
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: PRÍNCIPE CASPIAN (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian), de Andrew Adamson, 2008. Com Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell e Ben Barnes. Aventura. Os quatro irmãos estão de volta ao longínquo e maravilhoso reino de Nárnia e descobrem um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 144 minutos. Horários: 15h10, 18h05 e 21 horas. Sala 4 (264 lugares).
LANÇAMENTO
EFEITO DOMINÓ (The Bank Job), de Roger Donaldson, 2008. Com Jason Statham, Saffron Burrows e Stephen Campbell. Thriller. O maior assalto a banco acontecido em Londres, nos anos 70, é reconstituído. Até hoje, nenhum dos assaltantes foi preso e o dinheiro não foi recuperado. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 110 minutos. Horários: 13h50 (somente neste sábado e no domingo), 16h10, 18h25 e 20h45. Sala 3 (167 lugares).
CONTINUAÇÕES
TREINANDO O PAPAI (The Game Plan), de Andy Fickman, 2007. Com Dwayne Johnson, Kyra Sedgwick e Madison Pettis. Comédia. Jogador de beisebol gosta de aproveitar a fama e riqueza que possui até que descobre repentinamente que tem uma filha de sete anos, que passa a morar com ele. Em segunda semana. Classificação indicativa: Livre. Duração: 108 minutos. Horários: 16h30 e 21h20. Sala 2 (160 lugares).
HOMEM DE FERRO (Iron Man), de Jon Favreau, 2008. Com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow e Jeff Bridges. Ação e aventura. Herdeiro bilionário de uma indústria de armas é feito prisioneiro no Afeganistão. Ele tem um plano para fugir, depois que cria uma armadura. Em quinta semana. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 126 minutos. Horários: 14 horas (neste sábado e no domingo) e 18h45. Sala 2.
ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Shopping Iguatemi, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
Quem ganha a eleição
O segredo de Demais
O Blog da Feira postou na quarta-feira, 28, a nota "Dem-ais":
O Blog Demais reagiu à uma nota da coluna do Blog de Colbert e disse que estava sendo futucado. Vem troco.
O jornalista Jânio Rego decobriu meu segredo: ter Democratas no codinome.
Tarcízio Pimenta tem apoio de mais dois partidos
Está aumentando o leque de alianças políticas articuladas pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, presidente regional do Democratas, em torno do pré-candidato à sua sucessão, o deputado estadual Tarcízio Pimenta.
O PRP e o PT do B fecharam acordo com Tarcízio Pimenta, no início da noite de quinta-feira, 29, no Feira Palace Hotel. O acerto político entre as duas agremiações e o DEM vinha sendo costurado através de vários encontros e reuniões com as lideranças partidárias, sendo muito comemorado por Tarcízio.
Coordenado por José Ronaldo, o encontro foi prestigiado pelos presidentes do PT do B, Dilma Gramacho, e Jorge Aleluia, do PRP. O presidente regional do PT do B, radialista Carlos Geilson, vereadores e várias lideranças partidárias estiveram presentes na formalização do apoio.
O pré-candidato democrata disse que estes dois novos apoios "têm um sabor especial porque nos custou muito trabalho para que fossem concretizados", disse Pimenta.
(Com informações do jornalista Jorge Magalhães, da Assessoria de Comunicação de Tarcízio Pimenta)
Fernando de Fabinho faz emendas beneficiando Feira de Santana
Fernando de Fabinho também colocou emenda para que seja realizado projeto de investimento em Pedra do Cavalo, dentro do programa de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, fomentando atividades pesqueiras e de aqüicultura, visando emprego e renda para a população.
Na área de Educação, Fernando de Fabinho colocou emenda para construção da Universidade Federal de Feira de Santana. O deputado vem lutando pela implantação de uma universidade federal no município desde que assumiu uma cadeira no Congresso Nacional, em 2002. Tentou trazer um campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo, quando da sua implantação, mas, teve sua emenda vetada. A época ele afirmou que não ia desistir. Que sua luta iria continuar enquanto se mantiver na Câmara Federal. Assim, ele colocou esta emenda à LDO, dentro do programa Brasil Universitário.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Sucessão em Feira comentada pelo "Bahia Já"
Governo quer ir ao Guiness ao construir e reformar 235 casas ao dia
Cristovão Bastos ganha Prêmio Tim de Música 2008 como Melhor Arranjador
Reprodução
O músico Cristovão Bastos ganhou na noite de quarta-feira, 28, o Prêmio Tim de Música 2008 -sexta edição - na categoria Melhor Arranjador (pelo trabalho no disco "Acústico MTV", de Paulinho da Viola). A cerimônia de entrega do prêmio foi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na postagem "Indicado ao Prêmio Tim de Música 2008 tem a ver com Feira de Santana", na terça-feira, 27, o Blog Demais informou do vínculo familiar do compositor, pianista e arranjador, que é respeitado e admirado por grande parte da música brasileira. Nesta cidade moram seus filhos Cristovão e Bernardo. A mãe deles, Ludimila de Oliveira, produtora cultural e estudante do curso de Jornalismo da Unidade de Ensino Superior (Unef), é feirense.
De braços cruzados
Informação errada do jornal "A Tarde"
Tarcízio diz que José Mendonça tem surto de amnésia
A Assessoria de Comunicação de Tarcízio Pimenta divulgou na noite da quarta a nota que se segue:
Tarcízio Pimenta, que desafia Mendonça a apresentar qualquer acordo assinado por ele para retribuir-lhe politicamente o apoio que recebera espontaneamente do empresário em sua primeira campanha para prefeito, afirma que após perder a eleição passou a apoiar, no segundo turno, o candidato Josué Mello, o mesmo candidato do então deputado estadual José Ronaldo de Carvalho.
''Estava no exercício do meu primeiro mandato como deputado estadual, e o meu compromisso sempre foi com Feira de Santana. Portanto não tinha como fazer nenhum trato com José Mendonça, até porque ele nunca me exigiu nenhuma contrapartida pelo apoio ao nosso nome", rebate Tarcízio.
Aliás, à guisa de esclarecimento, o empresário José Mendonça deixou de ser prefeito de Ipiaú no dia 27 de abril deste ano, quando passou o cargo para a sua fidelíssima secretária Sandra Lemos, pessoa que há décadas priva da sua inteira e irrestrita confiança, que ao assumir a titularidade do cargo passou a ser também a primeira mulher a governar o município.
Um fato na posse da ex-secretária particular de José Mendonça como prefeita de Ipiaú revela, de forma inequívoca, o caráter desagregador, desumano, antidemocrático e ditatorial desta personalidade multifacetada que perambula pela política baiana.
Leiam, abaixo, o desabafo do presidente da Câmara de Ipiaú, Amadeu Lima de Oliveira, aliado político durante sete anos de José Mendonça, publicado no blog www.gazetaipiau.com.br, no dia 28 de abril, quando da posse de Sandra Lemos na Câmara Municipal, e tirem as suas conclusões.
"Visivelmente constrangido, Amadeu declarou que o prefeito José Mendonça foi egoísta ao não citar a participação do Legislativo nas obras inauguradas. A Câmara procurou fazer uma parceria com o Poder Executivo, procurando ajudar, no possível, o desenvolvimento do município", disse, prosseguindo: "Entretanto, observamos que para inaugurar escola, como essa que foi inaugurada hoje, (o Poder Executivo) dependia da Câmara para a aprovação do terreno. Para se construir o cemitério houve a necessidade da Câmara aprovar aquele terreno, para o Parque da Cidade também. Nós observamos que, apesar desta parceira, o Poder Executivo, durante todo esse tempo, toda vez que inaugurou uma obra, o nome da Câmara nunca foi citado. Em todas as obras realizadas (em seu discurso, o prefeito), fala em tudo, menos no nome da Câmara".
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Logomarca
Seminário sobre "Energias Renováveis" na FTC
Ele é professor adjunto da National Defense University dos Estados Unidos, diretor do Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança (Cetris), professor na pós-graduação da Unicamp e pesquisador sênior da USP (Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - Nupri).
O evento conta com o patrocínio da Mineração Fazenda Brasileiro, Química Geral do Nordeste, Transportes São Geraldo e RC Carvalho. Inclui, entre outras atividades no campus da FTC, palestras, mini-cursos, visitas técnicas, além da caminhada ecológica até o canyon do Rio Subaé. O seminário tem o apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Ambientais, Prefeitura Municipal, Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Schincariol e JMA Gráfica. Informações adicionais no site: http://engenhariaftcfsa.wordpress.com ou pelo telefone 3602-7042.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)
89 mil mais uma
O Blog Demais chega a 89.001 visitas com esta. Tem coragem de mostrar este dado.
Protestos na Câmara contra tributos
Dengue entra de sola na Bahia
Feira do Livro tem presença da Unef
Os estudantes dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e de Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), vão desenvolver diversas atividades durante a I Feira do Livro, como cobertura jornalística, divulgação e administração do estande da instituição no evento.
Na Feira do Livro, que ocorre entre sexta-feira, 30, e domingo, 1º de junho, os alunos da instituição vão desenvolver matérias para o Blog (www.jornalentrelivros.blogspot.com), um jornal impresso diário para os três dias do evento, divulgação do vestibular 2008.2 da Unef, cobertura pelo programa de rádio "Realidade", além de fornecer textos jornalísticos (relises) para os veículos de comunicação da cidade e controle do estande.
As equipes serão dispostas por rodízio durante os turnos da manhã e tarde. Cerca de 60 alunos estão escalados em equipes como Jornalismo Impresso/Digital, Radiojornalismo, Apoio, Recepção, Divulgação e Produção Gráfica. As produções são de responsabilidade de cada integrante das equipes.
Quem faz o quê?
A equipe de Radiojornalismo vai produzir matérias radiofônicas para veiculação no programa de rádio da Unef, "Realidade" (sábado, das 13 às 14 horas na Rádio Sociedade), além do link ao vivo no programa deste sábado, 31.
A equipe de Divulgação mostra para a comunidade a abertura do processo seletivo 2008.2 da Unef e a também vai promover o estande da instituição.
Para mostrar a qualidade de ensino da Unef, a equipe de Recepção vai ser responsável pelas informações sobre a participação da unidade na Feira do Livro, mostrar a sua trajetória no campo educacional, expôr o estande e divulgar o vestibular 2008.2.
O leiaute dos informativos ficam por conta da equipe de Produção Gráfica e a equipe de Apoio será o suporte para todas as equipes anteriores.
(Com informações do estagiário da Ascom Diego Barros, estudante de Jornalismo da Unef)
Unifacs em Feira de Santana
Com a campanha “A Disputa do Mercado Agora É Por Você", o Campus Feira lança os cursos de Master in Business Administration (MBA) em: Administração Estratégica, classificado como o 9º melhor do Brasil; Gestão de Recursos Humanos, classificado como o 4º melhor do Brasil; Marketing, classificado como o 5º melhor do Brasil; e Logística Empresarial.
Em 2007, a Unifacs foi eleita a melhor escola de negócios do Nordeste pela oitava edição do "Guia Você S/A - Os Melhores MBAs do Brasil". A pesquisa feita pela ACNielsen, líder global em pesquisa de mercado, consultou 5.082 pessoas, entre diretores de RH, ex-alunos, professores e coordenadores de MBA de 210 cursos de 60 instituições. Entre os itens avaliados, estão conteúdo dos programas, corpo docente, infra-estrutura, reconhecimento no mercado, parceiros internacionais, métodos de avaliação, networking, impacto na carreira, entre outros.
Estes cursos possuem alta relevância para a formação de profissionais que atuam, ou pretendem atuar, nas diversas áreas das organizações públicas, privadas e organizações não governamentais. Os cursos oferecidos em Feira de Santana são os mesmos oferecidos em Salvador, possuindo inclusive os mesmos formatos e equipe de professores.
O MBA em Administração Estratégica está com previsão de início imediata. As matrículas acontecerão até esta sexta-feira, 30 e a aula inaugural acontecerá no próximo dia 13 de junho, no Campus da Unifacs.
A Universidade oferece também treinamentos customizados para empresas, elaborados de acordo com as suas necessidades e ministrados por professores e profissionais conveniados à instituição.
No dia 28 de julho, a Unifacs Campus Feira estará iniciando o segundo semestre de 2008 para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Marketing e Sistemas de Informação. Oferece também os cursos de Educação à Distância (EAD): Gestão de Varejo, Logística, Administração, Marketing, Sistemas de Informação, Letras e Pedagogia.
Maiores informações através da Secretaria da Unifacs pelo telefone 4009-9119 ou através do site: http://www.unifacs.br/.
(Com informações de Nadinne Matos, da área de Marketing da Unifacs)
Vida e obra de Anísio Teixeira
Grandes nomes das artes plásticas em exposição no Museu Regional de Arte
FTC oferece Medicina Veterinária
Este é o primeiro curso de Medicina Veterinária da Rede de Ensino FTC e, como destaca o professor Heraldo Morais, diretor geral da instituição em Feira de Santana, o curso vem atender a uma demanda da população de Feira e macrorregião, além da região metropolitana de Salvador. Heraldo Morais ressalta a importância da oferta do curso pela FTC, observando que em todo o Estado da Bahia existem apenas mais quatro cursos de Medicina Veterinária, sendo dois em Salvador, um no eixo Ilhéus/Itabuna e outro em Barreiras.
“Teremos um curso de Medicina, com professores qualificados, laboratórios modernos e bem equipados e uma infra-estrutura de qualidade, voltada para uma boa formação profissional”, acrescenta o diretor, completando: “Desse modo, a Rede de Ensino FTC contribui para o crescimento econômico, cultural e social da comunidade onde está inserida, formando profissionais médicos para atuarem na área veterinária”.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)
BDO Trevisan faz parceria com o Centro das Indústrias
A diretora da DBO Trevisan em Salvador Rose Edith e Ana Simas, da área de relacionamento, também marcaram presença no evento que marca parceria da empresa com o Cifs.
"As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian" a partir de sexta-feira
Depois das aventuras de “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, de 2005, Peter, Edmund, Susan e Lucy se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1.300 anos narnianos se passaram. Para eles, apenas um ano se passou depois dos acontecimentos do primeiro filme. Durante a ausência dos quatro irmãos, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, o reino foi conquistada pelos Telmarines e está sob o domínio do tirano rei Miraz.
Eles encontram um novo personagem, o príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o reinado a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de duendes, de um rato falante, de um texugo, os narnianos, liderados por Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslam, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Blog de Colbert cutuca Blog Demais
Leitor levanta dados sobre Blog de Colbert
Caro Dimas,
Indicado ao Prêmio Tim de Música 2008 tem a ver com Feira de Santana
Concorrendo pela primeira vez ao Prêmio Tim de Música, Paulinho da Viola recebeu o maior número de indicações este ano, sete, com o disco "Acústico MTV".
O cantor foi indicado nas categorias "Melhor Disco de Samba", "Melhor Cantor de Samba", "Melhor Cantor Voto Popular", além de ter a hegemonia na categoria "Melhor Canção", sendo o autor das três concorrentes: "Bela Manhã", "Talismã" e "Vai Dizer ao Vento". O disco disputa ainda o prêmio de "Melhor Arranjador", para Cristóvão Bastos, que vai disputar com Jota Moraes por "Sambista Perfeito", de Arlindo Cruz; e Maurício Maestro por "Boca Livre e Ao Vivo" - Boca Livre.
Compositor, pianista e arranjador, Cristóvão Bastos é respeitado e admirado por grande parte da música brasileira. Ele tem a ver com Feira de Santana. Nesta cidade moram seus filhos Cristovão e Bernardo. A mãe deles, Ludimila de Oliveira, produtora cultural e estudante do curso de Jornalismo da Unidade de Ensino Superior (Unef), é feirense.
(Com informações do site Clique Music)
Propaganda eleitoral antecipada coibida
Messias Gonzaga pode ser vice de Sérgio Carneiro
"A Grande Feira" no Cuca
Helena Ignez em "A Grande Feira"
Reprodução
Jornalista Socorro Pitombo recebe a Comenda Maria Quitéria
A trajetória da profissional de comunicação, uma das pioneiras do jornalismo feirense, foi a justificativa apresentada para a concessão da comenda. Socorro Pitombo é graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atua no jornalismo mesmo antes da conclusão do curso, em 1970. Teve passagem marcante pelo "Jornal da Bahia" e atuou em vários órgãos, antes de dedicar-se ao setor de assessoria, onde tem um trabalho de destaque.
Há vários anos atuando na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), atualmente Socorro comanda a Assessoria de Comunicação do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e atua em setor similar da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Para os vereadores, a homenagem é o reconhecimento à sua contribuição para a história da cidade; para ela, trata-se de um momento marcante da carreira. “Eu amo o que faço”, resume a jornalista.
Acostumada a desafios, Socorro diz que o jornalismo tem que ser noticioso e investigativo, em especial nas áreas de política e polícia, que, historicamente, são as que mais atraem o leitor. Mas a receita para um bom trabalho, segundo ela, é gostar do que faz e ter responsabilidade para lidar com a principal ferramenta do profissional de comunicação, que é a notícia.
A homenagem que a Câmara Municipal vai prestar à jornalista mereceu destaque em pronunciamentos no plenário da Casa. Para o autor do projeto, Getúlio Barbosa, homenagear Socorro Pitombo significa exaltar o trabalho de toda a imprensa feirense. Já o co-autor da proposta, Genésio Serafim, destacou a sua dedicação à profissão e o fato dela ser pioneira no jornalismo em Feira de Santana.
Mostras de alunos de oficinas do Programa Arte de Viver em junho
Aula pública de Balé, na segunda-feira, 2, às 9 e 15 horas; aula pública de Dança de Salão, no mesmo dia, às 19 horas; aula pública de Violão, na terça-feira, 3, às 19 horas; aula pública de Dança Flamenca, na quinta-feira, 5, às 17 horas, e de Dança do Ventre, às 18 horas; aula pública de Jazz Dance, também na quinta-feira, às 19 horas.
A oficina de Teatro Adolescente tem aula pública com apresentação de esquetes na segunda-feira, 9, às 19 horas. Na terça-feira, 10, aula pública de Teatro Infantil, com apresentação de esquete, às 19 horas. Na segunda-feira, 16, a vez de aula pública da oficina de Canto Coral, às 19h30; e na quarta-feira, 18, às 19 horas, aula pública da oficina de Teatro Adulto, com leitura dramática de folhetos de cordel, de vários autores.
Oito mil estudantes da rede municipal respondem à Provinha Brasil
A diretora do Departamento de Ensino da Secretaria da Educação, professora Rita de Cassia Braz, explica que a Provinha Brasil tem um caráter diferente daquele proposto pelo MEC em outras situações com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino.
“Desta vez, a Secretaria de Educação Básica, órgão do MEC, quer fazer um diagnóstico, ou seja, mostrar como a escola está alfabetizando as nossas crianças e que o fruto dessa prova possa servir de elemento para discussão nas unidades de ensino entre professores, coordenadores, gestores, escolas e a própria Secretaria da Educação”, explica Cássia que recentemente participou de uma reunião técnica em Brasília, promovida pelo Ministério com o objetivo de orientar as secretarias.
As crianças que responderão à prova cursam o 2º ano de escolaridade. Para Cássia, o resultado desse diagnóstico deve fortalecer a gestão das escolas porque vai servir como parâmetro para medir a qualidade do ensino. “Além do mais, os resultados não serão divulgados como forma de exposição das escolas e das crianças; serão conhecidos internamente por cada unidade e por sua equipe, devendo gerar uma mudança na prática pedagógica”, observa.
A fim de coibir a evasão, a aplicação da prova vai acontecer em cada unidade escolar, em sala de aula e no horário da aula. A adesão das secretarias estaduais e municipais da Educação ao instrumento é voluntária.
Briga pela imagem de Lula divide ainda mais
Seis anos sem Egberto Costa
O que é isso, companheiro?
O governador petista da Bahia, Jaques Wagner, celebrou a derrota do deputado Nelson Pelegrino nas prévias que escolheram o deputado Walter Pinheiro como o candidato do PT a prefeito de Salvador.
Chegou a zeca-hora de dar um basta
Sinceramente, não agüento mais ver mãe sofrendo morte de filho. Na sexta-feira passada, pela segunda vez em menos de dois meses, fui ao velório do filho de uma amiga, morto aos 24 anos em um acidente de trânsito ocorrido na madrugada.
O fundo falso da educação
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Entrevista de ex-travesti no "Bom Dia, Feira" de terça-feira
Na entrevista, ele declara que homossexualismo não é opção: “Ninguém opta por ser homossexual”. Também afirma que não é doença e que não é terceiro sexo. “Homossexualismo é demônio manifesto 24 horas por dia na pessoa”, diz, completando que “nossa vida é decidida por nossa escolha”. Sua pregação, como ele salienta, não é contra os homossexuais, “sim contra a prática do homossexualismo, que a Bíblia condena”.
Hospital Geral Clériston Andrade volta a sofrer críticas na Câmara
Segundo o vereador Luiz Augusto, o hospital acumula uma série de irregularidades, como o "desaparecimento" de 40 leitos, o envio de pacientes oriundos de cidades vizinhas para as policlínicas e a demora na instalação de oxigênio em leitos novos".
Ele afirmou que “o Clériston deve ao Município e tenta colocar a culpa na Prefeitura de Feira de Santana”. Criticou ainda o fechamento do setor ambulatorial e a suspensão da realização de diversos exames, como a endoscopia.
Por sua vez, Justiniano França questionou a existência de 12 leitos inativos no extinto setor de estabilização. De acordo com o vereador, é preciso averiguar o motivo do não-funcionamento destes leitos. “Se não existe uma proposta para estes leitos, por que manter a sala fechada ao invés de aproveitar estes leitos, já que estão faltando leitos no hospital?”, questionou o vereador.
Segundo Luiz Augusto de Jesus, estes leitos estavam em funcionamento na administração anterior.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)
Palácio da Música preserva centenas de partituras
Material exige cuidados
Um material tão precioso exige uma série de cuidados. Por se tratar de documentos antigos, requerem uma atenção ainda maior. É preciso manter os papéis relativamente aquecidos e longe da umidade. Também não devem ser guardados em armário de madeira, por causa de cupins, que podem vir a atacar este tipo de móvel, e consequentemente acabar com as partituras e as fotos.
Jolival Soares palestra sobre "O Cristão e a Política"
Ele iniciou afirmando que "política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo". Falou sobre o termo política, que é derivado do grego antigo politéia, que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou cidade-estado. Citou Hannah Arendt, Rubens Alves, Platão, Sócrates, Aristóteles e Maquiavel para consubstanciar a temática.
Também apresentou as formas de encarar a política, que são: indiferença - “não quero saber”, atuação passiva - “em quem devo votar?”, atuação ativa - “voto em quem merece”, atuação efetiva - influenciando, cobrando, dando exemplo, participando.
Jolival Soares em sua palestra questionou ainda se "Jesus foi político"? (João 18: 36) e fez referência a princípios cristãos com conotação política: o amor ao próximo (Romanos 13: 9), o compromisso com a justiça (Tiago 5:1 a 6), o amparo aos necessitados (Tiago 1: 27; Atos 6:1) e ênfase na ética (Mateus 5).
Mais um militante do PMDB que apóia Tarcízio
Como das vezes anteriores, a presença de um ex-peemedebista na campanha de Tarcízio Pimenta está sendo criticada com ironia nos meios de comunicação por agentes políticos do PMDB local, e que se sentem no direito de desancar os méritos daqueles que sempre ajudaram Colbert Martins Filho a galgar espaço na política.
Logo depois que Carlos Pinho declarou, no domingo, 25, seu apoio ao candidato dos Democrata, um desses prepostos de prontidão do partido, o ex-vereador Liomar Ferreira, foi à uma emissora de rádio para desclassificar o ex-companheiro, numa atitude eivada de desrespeito.
Paulo Souto critica e compara
Comédia para toda a família tem promoção de convites
O filme conta a história do determinado jogador de futebol americano Joe Kingman (Dwayne Johnson), cuja equipe de Boston está em busca de um campeonato. Solteiro de carteirinha, ele vive uma grande fantasia: é rico, famoso e sua vida é uma festa constante. Mas este sonho é subitamente alterado quando ele conhece a filha de sete anos (Madison Pettis) que ele nunca soube que existia - resultado de um último encontro com sua ex-esposa. Agora, no momento mais importante de sua carreira, ele tem que administrar festas e treinos com aulas de balé clássico, histórias antes de dormir e bonecas que vieram junto com sua filha. Igualmente perplexa está sua durona empresária Stella (Kyra Sedgwick), que não tem nada de maternal. Apesar da sempre hilária desventura que acompanha a paternidade recém-descoberta, Joe percebe que existem outras coisas na vida além do dinheiro, de campanhas publicitárias e de milhares de torcedores apaixonados: o amor e o carinho de uma pequena fã muito especial é a única coisa que importa.
“Treinando o Papai” é objeto de mais uma promoção do Blog Demais - o único da cidade que faz este tipo de ação -, em parceria com Selma Santos Produções e Eventos e a distribuidora Buena Vista International.
domingo, 25 de maio de 2008
"Não sofro de diegomainardice"
A TV está sendo progressivamente esvaziada pela internet. Pela primeira vez, no Brasil e no resto do mundo, a TV perde público. Os espectadores desligam seus aparelhos e migram em massa para o computador, passando mais tempo na internet. E qual é o principal assunto na internet? A TV. No caso, a pinta na testa de Sabrina Sato. Ou, pouco antes, igualmente entre as notícias mais lidas da Folha Online, o choro de Deborah Secco num programa de auditório.
Além de ler sobre a TV, a platéia da internet faz comentários atarantados sobre a TV. Assim como faz comentários atarantados sobre todos os outros temas. A internet é como o teatro de José Celso, em que a platéia é chamada para o centro do palco e se torna protagonista do espetáculo. Amadoristicamente, cada um desempenha seu próprio papel, improvisando um comentariozinho desimportante aqui, outro ali. O mundo se transformou num gigantesco Teatro Oficina, onde se encena um espetáculo infinito de José Celso, do qual ninguém pode fugir. Trata-se de um pesadelo bem mais medonho do que qualquer distopia totalitária imaginada por George Orwell ou Aldous Huxley. Quero minha dose de "Soma"!
Umberto Eco criou a fantasia demagógica do "lector in fabula", em que o leitor é estimulado a participar do romance com suas idéias, transformando-se, ele mesmo, em autor. A internet é isso: um monte de maus leitores dotados de más idéias que cismam em interagir com maus autores. É o território dos opinionistas que opinam sobre a opinionice de outros opinionistas. É a água parada onde prolifera a diegomainardice hemorrágica.
Pode parecer um contra-senso, mas eu nunca sofri de diegomainardice. Só opino porque é meu trabalho. Se desse, eu desligaria imediatamente o computador e passaria o resto do dia estatelado na cama, na frente da TV, assistindo a um programa de culinária, um seriado americano, um torneio de golfe ou uma comédia antiga com Alberto Sordi. O que eu tenho a opinar sobre o programa de culinária ou o seriado americano? Alegremente, nada. A TV é minha droga da felicidade, meu sedativo, meu "Soma". Desde que eu fique distante de Sabrina Sato e de sua pinta na testa. Ela faz aflorar um monte de idéias em minha mente, todas elas rabiosas e incongruentes, transportando-me para o palco do Teatro Oficina, onde José Celso e sua platéia encenam eternamente a Guerra de Canudos. E agora? Como a gente sai daqui?