Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no sábado, 21, e domingo, 22: 14h50, 17 horas e 19h10; semana de lançamento de 26/09 a 02/10: 14 horas, 16h15, 18h30 e 20h40

Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no dia 2/10: 18 horas. 18h30 e 20h50; semana de lançamento de 3 a 9/10: 15h20, 17h50, 18h10, 20h40 e 21 horas

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Projeto Digital da Biblioteca tem centenas de inscritos

Prefeito José Ronaldo e César Orrico, na inauguração do Projeto Digital
Arquivo

A Internet, quando bem usada, é uma das mais eficientes portas abertas para o conhecimento. É com base neste preceito que a Biblioteca Municipal Arnold Silva oferece o acesso à rede mundial de informações por meio de computadores a estudantes e à comunidade em geral. Dez máquinas foram inseridas ao Projeto Digital da unidade.
Cerca de 450 pessoas estão cadastradas e, portanto, autorizadas a manusear os equipamentos. Um computador foi colocado na Sala de Braille da biblioteca. Um programa específico foi instalado para facilitar o uso do equipamento por portador de deficiência visual. Cada tecla emite o som correspondente à letra.
Não existe burocracia para ter acesso aos computadores, que estão instalados no primeiro andar da biblioteca. Basta apresentar a carteira de identidade à atendente e fazer o cadastro. “Tudo é muito simples e rápido”, diz Augusto César Orrico, diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, informando que cada pessoa tem o direito de ficar 30 minutos na Internet. “Depois deste tempo, a máquina desconecta-se automaticamente”, completa. “Se houver fila e ele quiser continuar navegando, terá que ir para o final, e fazer nova solicitação. Caso não haja, basta solicitar a continuidade do serviço”, afirma.
Um programa específico impede que sites de conteúdos não educativos sejam acessados. Bem como não é permitido que os e-mails pessoais sejam abertos ou a participação de conversas nas salas de bate-papos na rede. Para o uso dos computadores existe até um regulamento interno.
“A universalização do conhecimento é a nossa meta”, diz César Orrico, dirigente do órgão municipal ao qual a biblioteca é administrativamente ligada. “A Internet hoje é fundamental para os estudantes. É na rede que eles fazem suas pesquisas escolares, se informam nos sites de revistas e jornais, absorvem novos conhecimentos e ratificam os que já sabem”, considera.
Para ele, os computadores da biblioteca democratizam o acesso à informática como um todo. “Todos sabem que os computadores pessoais caíram muito de preço nos últimos tempos. A presença nos lares aumentou consideravelmente. Mas nem todo mundo tem Internet nas suas casas. Estes PCs são usados por quem tem uma máquina em casa e, principalmente, por quem não os têm. Antes, essas pessoas tinham que ir para uma lan house”, diz.
Iniciativa excelente
O funcionário público Ideval Oliveira classificou a iniciativa do projeto como excelente. “É uma forma inteligente para que os jovens ampliem seus conhecimentos”, afirma. “É muito comum que as pesquisas sejam feitas na Internet. Os estudantes sabem usar as ferramentas, os sites de busca e chegam aonde querem rapidamente”, completa.
Ideval Oliveira disse que já se cadastrou e que nota a presença intensa de estudantes navegando na rede de computadores: “Pelas minhas contas, cerca de 80% das pessoas cadastradas são estudantes da rede pública. Digo isso com base nas observações dos uniformes escolares”.
“A Internet é ferramenta indispensável nos dias atuais, principalmente para as pesquisas escolares”, diz o estudante José Raimundo Moita. “Os computadores facilitam a pesquisa, favorece novos conhecimentos”, falou. Ele também é participante do projeto. Ele classificou a iniciativa como extremamente importante.
O Projeto Digital da Biblioteca Municipal foi inaugurado pelo prefeito José Ronaldo e pelo professor Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, em 26 de março.

Um comentário:

Anônimo disse...

A implantação do Projeto Digital na Biblioteca Municipal é uma ação de inclusão importante tomada pelo Governo Municipal. O prefeito José Ronaldo tem se revelado com ações propositivas e positivas em sua gestão.