Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Em busca de soluções para problemas de transporte e trânsito

Pioneira na articulação de ações integradas regionais visando a definição de políticas integradas para melhorar o sistema de transporte, Feira de Santana está sediando, nesta quinta-feira, 31, e na sexta-feira, 1º de junho, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o I Encontro de Secretários e Dirigentes de Transportes Públicos Urbano e Trânsito do Estado da Bahia. O evento, aberto e presidido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, conta também com a participação do secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier Grafite.
Além de José Ronaldo e do secretário Grafite, também formaram a mesa de trabalho o coordenador geral do Planejamento Normativo e Estratégico do Sistema Nacional de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito, Mauro Vincenzo Mazzamati; presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito e secretário municipal de Planejamento Urbano, Transportes e Meio Ambiente de Olinda, PE, Oswaldo Lima Neto; vice-prefeito e secretário de Transportes e Trânsito, Antônio Carlos Borges Júnior; superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho; presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Atayde; e diretor geral do Detran na Bahia, Carlos Roberto Cláudio Brandão.
Ao abrir o encontro, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos, José Ronaldo destacou o empenho do vice-prefeito Antônio Carlos em promover o evento em Feira de Santana. Ressaltou ainda a importância da participação de todos os representantes de municípios baianos visando a troca de experiências exitosas. “O transporte é dinâmico e polêmico. São questões de ônibus, de motoboys, taxistas, vans, transporte clandestino. Feira de Santana passou recentemente pela expressiva implantação do transporte integrado”, ressaltou.
A expectativa do prefeito é de que durante o evento sejam discutidas soluções para problemas cruciais enfrentados no gerenciamento do trânsito nas cidades baianas. “Aqui no debate vamos tirar dividendos para aplicar em Feira de Santana e em outras cidades”, destacou.
Idealizador do encontro, o vice-prefeito Antônio Carlos ressaltou a necessidade dos secretários, dirigentes e técnicos discutirem as políticas públicas de transporte e trânsito. “É um evento pioneiro na Bahia, oportuno para construirmos políticas públicas, elaborando as diretrizes. O primeiro passo é sair daqui com propostas para o desenvolvimento sustentável, além da troca de experiências e viabilizar um fórum permanente”, afirmou.
Antônio Carlos Borges Júnior observou que todos os municípios com população acima de 60 mil habitantes terão que elaborar seu Plano Diretor de Mobilidade. Ressaltou que existe um prazo para viabilizá-lo.
Na visão de Oswaldo Lima Neto, o foco está para a importância que se reveste este evento. "É uma questão que diz respeito a cada um habitante que forma uma cidade. E o problema é que na ordem das prioridades dos governos, em primeiro lugar vem a segurança pública, seguida de saúde e educação, ficando neste ranking as ações de transporte sempre sem a prioridade necessária. Devemos levar em consideração que para garantir tudo isso é o trânsito que faz”.
Cláudio Brandão destacou a preocupação do Detran no que se refere a acidentes de trânsito. Ao fazer uma reflexão sobre a Constituição Federal, observou que os cidadãos absorvem os direitos assegurados pelas leis mas se esquecem dos aspectos dos deveres. “Falta o exercício de cidadania”, constatou.
Marcos Bicalho observou a presença de vereadores durante o evento e observou a importância do Legislativo estar presente juntamente com órgãos de trânsito e o governo federal. “Neste ambiente estão presentes os principais interlocutores políticos de trânsito. Feira de Santana está de parabéns por demonstrar a preocupação com esta visão de futuro”, disse.
Mauro Vincenzo observou que existem no Brasil quase 900 municípios integrados ao sistema nacional de trânsito e possuem quase 70% da frota nacional de veículos. “A questão de acidentes é um tema muito importante, principalmente porque precisamos melhorar os índices de aceitabilidade”, argumentou.
O vereador Antônio Carlos Passos Atayde parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de promover a discussão do problema, lembrando que os vereadores deste município há muito tempo já vêm discutindo questões relacionadas ao trânsito.
Por fim, Grafite destacou a satisfação do Ministério das Cidades estar presente neste evento. “Este é um momento muito importante para sintonização do Ministério com as cidades visando a produção de ações mais efetivas, buscando integração de políticas para o setor”, afirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.

Martin Luther King

wwww.minutodesabedoria.com.br