Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Escultura de Gil Mário embeleza Palácio de Buckingham


1 e 2. Escultura "Alma Feminina", no Palácio de Buckingham
3. Artista plástico Gil Mário com a arquiteta Ana Cristina Monteiro

"Alma Feminina", escultura em aço carbono, 150 x 100 x 440 cm, está implantada no jardim do Palácio de Buckingham, projeto da arquiteta Ana Cristina Monteiro, que valoriza um artista da terra.
Criada pelo artista plástico Gil Mário para o belo edifício de apartamentos no bairro Santa Mônica, que por sua vez é "uma escultura utilitária difícil de ser superada em nossos dias pela criatividade e conforto projetado para os proprietários".
A contribuição da obra de Gil Mário para a cultura de Feira de Santana tem se elevado com a criação de outros dois monumentos, que são percebidos no cenário urbano da cidade. Um em homenagem a Georgina de Melo Erismann, inaugurado em 2 de dezembro de 2008; outro ao Caminhoneiro, inaugurado em 15 de setembro de 2007.
O artista encheu de novas formas o vazio de espaços urbanos. Em homenagem aos profissionais do volante que contribuem decisivamente para o progresso e o desenvolvimento de Feira de Santana, o Monumento ao Caminhoneiro, construído pelo governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho, é considerado o maior dos monumentos já construídos no interior do Norte e Nordeste do país. O Monumento ao Caminhoneiro possui estrutura mista, metálica e em concreto armado, transpassando a avenida Presidente Dutra, sobre a rotatória da praça Jackson do Amaury. De arquitetura abstrata bastante moderna, remete à ideia da cabine de um caminhão e sua carroceria atravessando a pista.
Escultura, intitulada "Liberdade de uma Poetisa" pelas formas de asas alçando voo, registra a criação mais enaltecida de Georgina Erismann quando elaborou o Hino a Feira de Santana.
Homenagem idealizada pelo então prefeito José Ronaldo de Carvalho, a obra criada por Gil Mário foi plantada na avenida João Durval Carneiro, em frente o Boulevard Shopping, demonstrando que Feira de Santana "ainda tem rasgos de memória e retribui aos seus benfeitores, dando exemplo para futuras gerações", como considera Gil Mário. O monumento tem altura de 5.60m x largura 2.00m x comprimento 1.10m. Constam na parte inferior da escultura o Hino a Feira de Santana e o nome Georgina Erismann vazados na chapa.

Nenhum comentário: