Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 2 de março de 2018

Tese de doutorado de Rollie E. Poppino digitalizada e compartilhada



Capa da tese e aprovação
Fac-similes

Neste momento, quando se completam 50 anos do lançamento livro "Feira de Santana", de Rollie E. Poppino, baseado em sua tese de doutorado, a Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, presenteia Feira de Santana com cópia original digitalizada do trabalho do historiador e brasilianista americano Rollie Edward Poppino (04.10.1922-16.12.2010), "Princess of the Sertao: A History of Feira de Santana".
O trabalho, descoberto pelo professor e pesquisador Carlos Brito, foi obtido na Stanford University, em Palo Alto, California, com intermediação do feirense Edson Raimundo Nascimento, que mora nos Estados Unidos. A tese tem 496 páginas - o livro ficou com 326 páginas.
O livro "Feira de Santana" (1860-1950), com a tese publicada em português (tradução de Arquimedes Pereira Guimarães), Coleção Baiana da Editora Itapuã, com a colaboração da Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Bahia - Governo Luiz Viana Filho, faz uma análise geral sobre a cidade, buscando entender o seu desenvolvimento cultural, econômico, político e social.
Esta publicação é fonte inesgotável de referência de pesquisadores, historiadores e curiosos. É citada em todos - ou quase – trabalhos acadêmicos que tratam desta cidade.
Diplomado em História em Stanford, Rollie E. Poppino veio para Feira de Santana depois que foi agraciado com bolsa de estudo para o Brasil, que foi concedida pela Fundação Henry L. and Grace Doherty. Ele veio para a Bahia em outubro de 1950. A orientação da sua tese foi da Dra. Joan J. Johnson, professora de História Latino-Americana.
Em sua estadia na Bahia, Rollie Poppino reuniu material para sua tese de doutorado. A história social, política e econômica do Brasil permaneceu como seu principal interesse ao longo de sua vida profissional, sendo doutor em História da América Latina em 1953. Em 1961, a UC Davis o contratou para ensinar História da América Latina, onde permaneceu por 30 anos, servindo no Departamento de História na maior parte do tempo. O respeitado estudioso da história do Brasil, morreu em Sunnyvale, aos 88 anos.
 A Universidade Estadual de Feiras de Santana (Uefs) e outras instituições de ensino vão receber o material digitalizado pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma belíssima iniciativa da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. Mais um grande presente para a nossa Feira de Santana. Parabéns, Carlos Brito!
Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo.

Unknown disse...

Como faço para conseguir digitalizada?