Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 20 de março de 2018

Marcha Mundial pela conscientização da endometriose será realizada também em Feira de Santana


Em seu 5º ano no Brasil, EndoMarcha reúne mulheres portadoras da doença, familiares e profissionais da saúde em busca de atendimento digno e políticas públicas que facilitem o diagnóstico e o tratamento

A EndoMarcha, Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (Million Women March for Endometriosis),ocorrerá neste sábado, 24, em mais de 80 países. No Brasil, a marcha ocorre em 14 cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Feira de Santana, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Maringá, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. A concentração para a marcha será a mesma em todas as regiões: 9 horas. Às 10 horas, serão iniciadas as caminhadas para conscientização da doença. Para participar, os interessados devem realizar seu cadastro gratuitamente no link: https://goo.gl/Et5DUp
"A marcha é um evento legítimo de reivindicação pelos nossos direitos, pelo diagnóstico precoce e pelo reconhecimento da endometriose como doença social, com a criação de políticas públicas para que o tratamento possa ser realizado pelo SUS", afirma Caroline Salazar, capitã brasileira da EndoMarcha, jornalista e idealizadora do blog 'A Endometriose e Eu'.
Estima-se que 200 milhões de meninas e mulheres sejam atingidas pela endometriose em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que esse número seja de seis milhões de portadoras da doença crônica. A doença pode apresentar, entre outros sintomas, dor pélvica grave, dor durante a relação sexual, dor ao urinar, na bexiga e nos movimentos intestinais, inchaço, náuseas e vômitos, constipação e diarreia. Além disso, estima-se que 40% das mulheres com endometriose apresentem problemas de infertilidade.
A EndoMarcha foi idealizada nos Estados Unidos por Camram Nezhat, médico especialista e precursor da videolaparoscopia, utilizada no tratamento da doença, e por seus irmãos, Ceana Nezhat e Farr Nezhat. O movimento ocorre em março, mundialmente reconhecido como o Mês de Conscientização da Endometriose. "No Brasil, a cada ano essa participação aumenta mais. Em 2014, por exemplo, foram só quatro cidades. Em cinco anos, nós mais que quadruplicamos a EndoMarcha no país", comemora, com razão. A partir do movimento, leis com foco na conscientização e disseminação de informações sobre a doença já começam a surgir nos estados de Roraima e São Paulo, além da cidade de Campo Grande (MS). "Isso é bom não só para as portadoras, mas também para os médicos, uma vez que faz com que o acesso à informação sobre a endometriose seja maior", pontua a capitã da EndoMarcha.
Em Feira de Santana, a EndoMarcha será coordenada por Layane Cedraz, digital influencer do ig @mamae6estrelas que é portadora da endometriose, e só descobriu que tinha a doença quando se deparou com a infertilidade. "Era impossível eu não abraçar a causa da EndoMarcha tendo vivido tanta dificuldade em anos de luta para engravidar e conhecer tantas mulheres que estão no mesmo processo que eu, pois uma das principais consequências da endometriose é a infertilidade", afirma Layane.
Em Feira de Santana, a EndoMarcha, que vai sair do Espaço Cultural Marcus Moraes, na avenida Getulio Vargas, seguindo para o estacionamento em frente da Prefeitura, tem o apoio da Secretaria de Saúde,  Lua e Luz, Med Imagem, Laboratório DNA Labvida, Espaço Laser. A Secretaria de Saúde disponibilizará serviços aos participantes com estande, e a Espaço Laser dará cortesia em serviços na clínica. Quem quiser participar pode ir no dia e receberá uma camisa do evento e estudantes universitários da área de saúde receberão certificado de participação com carga horária.
(Com informações de Margareth Cedraz Freire)

Nenhum comentário: