Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 24 de março de 2018

Vagas lembranças do Cine Plaza


No livro "Aurora da Nossa Infância", de José Francisco Brandão de Freitas, lançado na noite de sexta-feira, 23, participação nossa com artigo sobre o Cine Plaza, que existia na rua de Aurora:

Nos anos 50, existiu em Feira de Santana o Cine Plaza, situado na então rua da Aurora, hoje Desembargador Filinto Bastos, número 709, que depois sediou a Rádio Sociedade. Era da mesma empresa do Cine Íris, a Afonso Cavalcanti. Era um cinema "poeira". O fã de cinema de outrora também frequentava salas de exibição classificadas como tal.


O Cine Plaza foi inaugurado em 1952, tinha 468 lugares e projeção em 35 milímetros.
Lembro que numa tarde de quarta-feira, em 1959, fui ao Plaza para assistir em matinê (15 horas) ao drama musical "O Semeador da Felicidade" (Sincerelly Yours), de Gordon Douglas, 1955, com o pianista Liberace mais Joanne Dru e Dorothy Malone. Na hora marcada para o início da sessão não havia público suficiente para concretizar a exibição. O valor do ingresso foi devolvido e não houve sessão.
Outros filmes lembrados que foram exibidos no Cine Plaza: "A Dominadora" (Harriet Craig), drama de Vincent Sherman, 1950, com Joan Crawford e Wendell Corey; "Entre o Céu e a Terra" (Air Hostess), de drama de aventuras de Lew Landers, com Gloria Henry e Ross Ford; "Fausto e o Diabo" (La Leggenda di Faust), drama musical de Carmine Gallone, 1950, com Gino Mattera e Italo Tajo; "O Mundo É Culpado" (Outrage), drama de e com Ida Lupino; "Robin Hood, o Justiceiro" (The Story of Robin Hood and His Merrie Men), de Ken Annakin, 1952, com Richard Todd e Joan Rich.
Na época, o cinema também exibia capítulos de seriados, como "Jim das Selvas" (Jungle Jim), com Johnny Weissmuller; "O Vale dos Desaparecidos" (The Valley of Vanishing Men), de Spencer Gordon Bennett, com Bill Elliot.
Uma pena que não se tenha mais lembranças do Cine Plaza, que era considerado como "cine poeira", com seus assentos de madeira, sem nenhum sistema de ventilação e com a tela sem cortina.
Dimas Oliveira é jornalista especializado em cinema, com 50 anos de atuação na área


Nenhum comentário: