Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 14 de março de 2018

44 anos do discurso de Pinto contra Pinochet

Foi em 14 de março de 1974, há 44 anos, que o então deputado federal Francisco Pinto (Foto: Blog Por Simas) discursou na tribuna da Câmara de Deputados, em Brasília-DF, contra a presença do general Augusto Pinochet, presidente do Chile, no Brasil. O general viera prestigiar a posse do general Ernesto Geisel na Presidência da República.
Pinto denunciou os crimes cometidos pelo general após o golpe de Estado contra Salvador Allende, em setembro de 1973 e sugeriu a formação de um eixo Brasil-Bolívia-Chile-Uruguai. 
A pedido do presidente Geisel, o ministro da Justiça Armando Falcão representou contra Chico Pinto, com base na Lei de Segurança Nacional que vedava ofensas a chefes de nações estrangeiras.
Em 28 de maio, a determinação da Censura Federal, de ser terminantemente proibida a divulgação, através dos meios de comunicação social de notícias, comentários, referências, transcrição e outras matérias relativas ao deputado Francisco Pinto.
Com mandato cassado, preso no 1º Batalhão da Polícia Militar de Brasília, o deputado foi libertado em abril de 1975.
Antes do julgamento, repetiu as críticas a Ponochet e ao governo brasileiro em entrevista na Rádio Cultura de Feira de Santana. Novo processo contra ele e a concessão da emissora foi cassada em 1975.

Nenhum comentário: