Uma pesquisa internacional criada no Internet Movie Database (IMDb) há oito anos com 117 especialistas de 27 países listou os 12 melhores filmes de todos os tempos.
Eis a lista:
O ENCOURAÇADO POTEMKIN, de Sergei Eisenstein, 1925. Em meio à Revolução Russa de 1905, a tripulação do navio de guerra Potemkin se rebelou contra o regime brutal e tirânico dos oficiais do navio, e a posterior manifestação de rua em Odessa provocou um massacre policial.
EM BUSCA DO OURO, de Charles Chaplin, 1925. Um garimpeiro vai ao Klondike em busca de ouro e encontra muito mais que isso.
LADRÕES DE BICICLETA, de Vittorio De Sica, 1948. Na Itália da pós-guerra a bicicleta de um homem da classe trabalhadora é roubada. Ele e o filho partiram para encontrá-la.
O MARTÍRIO DE JOANA D'ARC, de Carl Theodor Dreyer, 1928. Em 1431, Joana D'Arc é julgada sob acusações de heresia. Os advogados da Igreja tentam forçar Jeanne a retractar suas reivindicações de visões sagradas.
A GRANDE ILUSÃO, de Jean Renoir, 1937. Durante a Primeira Guerra Mundial, dois soldados franceses são capturados e presos. Várias tentativas de fuga continuam até serem finalmente enviados para uma fortaleza.
OURO E MALDIÇÃO, de Erich von Strohem, 1924. Após um bom tempo trabalhando em uma mina, McTeague se muda para a Califórnia, onde passa a trabalhar ilegalmente como dentista, e conhece e se casa com Trina, prima de seu amigo Marcus, também interessado nela.
INTOLERÂNCIA, de D. W. Griffith, 1921. A história de uma mulher a quem os preconceitos se separam do marido e do bebê, entrelaçados com outras histórias de intolerância ao longo da história.
A MÃE, de Vsevolod Pudovkin, 1926. Uma mãe quer proteger a família dos grevistas, mas percebe que o filho está certo e que os trabalhadores devem entrar em greve.
CIDADÃO KANE, de Orson Welles, 1941 (Foto). Após a morte de um magnata na indústria editorial, jornalistas correm para descobrir o significado da última palavra que ele pronunciou.
TERRA, deAleksandr Dovzhenko, 1930. Na zona rural pacífica, Vassily se opõe aos ricos kulaks pela chegada da agricultura coletiva.
A ÚLTIMA GARGALHADA, de F. W. Murmau, 1924. O porteiro de um luxuoso hotel enfrenta as consequências de envelhecer e o escárnio dos vizinhos e da sociedade após ser demitido da prestigiada função.
O GABINETE DO DR. CALIGARI, de Robert Wiene, 1920. O hipnotizador Dr. Caligari usa Cesare, que é um sonâmbulo, para cometer assassinatos.


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