Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

sexta-feira, 30 de junho de 2017

II Encontro de Moradores da Rua da Aurora neste domingo

Neste domingo, dia 2 de Julho, realização do II Encontro de Moradores da Rua da Aurora e da Praça 2 de Julho, com a seguinte programação:
10 horas - Concentração na praça 2 de Julho
11 horas - Saída para o Espaço Kilogril, com a turma aurorense sendo conduzida ao local do evento com animação da bandinha de sopro do maestro Tony Neves.
12 horas - Confraternização ao som do conjunto Caras e Coroas.

"Planalto apressa tramitação para 'matar' denúncia"



O Planalto confirmou a estratégia de apressar na Câmara a tramitação da denúncia da Procuradoria Geral da República, a fim de "matar" o assunto o quanto antes. A denúncia chegou na Câmara pela manhã, à tarde já era votada e o presidente Michel Temer notificado. Ele planeja apresentar sua defesa muito antes do prazo de dez sessões plenárias. A estratégia do governo foi antecipada terça-feira (27) nesta coluna.
Ruim para todos
Apressar a tramitação da denúncia é decisão do próprio Temer. Para ele, prolongar seria ruim para o País, o governo e para sua família.
#tamojunto
Ao receber a denúncia e ordenar sua leitura imediata no plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mostrou sua lealdade a Temer.
Quanto mais cedo...
A tramitação vapt-vupt fortalece a chance da base de apoio ao governo Temer de rejeitar a denúncia de Rodrigo Janot.
Na batalha
"Animal político por excelência", na definição de um ministro, Michel Temer dedica agora cada minuto do dia a articular sua sobrevivência.
Deputados com Temer
A revista inglesa Economist, que adora opinar sobre o Brasil, concebeu um palpite criativo: os deputados devem livrar Temer de processo para que a Lava Jato e a crise não avancem, atrapalhando-lhes a reeleição.
Fonte: Cláudio Humberto

Continua aberta inscrição para curso Gestão da Inovação e Tecnologia

Continuam abertas as inscrições para o curso Gestão da Inovação e Tecnologia, oferecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) em parceria com o Sebrae, com o objetivo de capacitar empresários e gestores industriais de micro e pequenas empresas, ampliando a visão global e estratégica sobre a temática da inovação. O início das aulas está previsto para 8 de julho, na sede do IEL em Feira de Santana, localizada na rua Gonçalo Alves Boaventura, S/N, no Alto do Cruzeiro.
Com duração de 90 horas, o curso será ministrado em encontros quinzenais aos sábados (de 8 às 12 e de 13 às 17 horas). A capacitação é dividida em nove módulos e vai abordar os temas: a importância da inovação para se manter no mercado; inovações sustentáveis; oficina de criatividade e design thinking; como gerenciar e motivar a equipe para a inovação; modelando negócios e vendendo valor; marcas e patentes - como se proteger; como buscar apoio para financiar inovações; elaboração de projetos para captar recursos; e implantação de ferramentas de inovação na empresa. Neste último módulo, as empresas participantes terão 30 horas de coaching para implantar projetos de inovação.
Parceria
O curso integra as atividades do Programa de Capacitação Empresarial, de âmbito nacional, resultado da parceria do IEL com o Sebrae. O programa é voltado ao aperfeiçoamento da liderança como forma de contribuir para a competitividade da indústria brasileira.
Os interessados podem se inscrever pela Internet (http://internotes.fieb.org.br/eventos/inovacaofsa01). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educaiel.fsa@fieb.org.br ou pelos telefones (75) 3602-9766 ou (75) 3602-9785. O investimento é de R$ 495. Empresas associadas ao Centro das Indústrias do Estado da Bahia e de sindicatos filiados à Federação das indústrias do Estado da Bahia contam com desconto de 10%.
Fonte: Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Fieb

Sebrae abre vagas para cursos e capacitações no mês de julho

Oficina SEI Clicar é novidade da programação, com orientações gratuitas para empreendedor divulgar sua empresa na Internet

O ponto de atendimento do Sebrae em Feira de Santana divulgou a agenda de capacitações para o mês de julho. A programação é voltada a diversos públicos, desde Microempreendedores Individuais (MEI) a donos de micro e pequenas empresas, com as seguintes vagas: Oficina Sobre Tendências - Inova Moda, no dia 4; Curso Treinamento Gerencial Básico (TGB), entre os dias 10 e 14; Branding e Posicionamento de Mercado - Sebrae Conecta Indústria de Moda, no dia 12; e curso Gestão Financeira Na Medida, programado para ocorrer de 17 a 21.
As informações estão disponíveis na unidade, localizada na rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro, pelo telefone (75) 3221-2153 ou, ainda, na Central de Relacionamento, no 0800 570 0800. As inscrições para os encontros podem ser feitas também na loja virtual do Sebrae.
A grande novidade deste ciclo para o MEI é a Oficina SEI Clicar, a ser realizada no dia 12 de julho, a partir das 8h30. Com quatro horas de duração, ela irá auxiliar o empreendedor a utilizar a internet e as ferramentas disponibilizadas neste meio para aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio. Como escolher as redes sociais apropriadas e anunciar sem custos, cuidar da gestão de negócios na web e como criar sua própria rede de contatos e otimizar os processos de compra e venda serão alguns dos conteúdos trabalhados nesta oficina. O encontro acontece na sede do Sebrae e a participação é gratuita.
Há ainda a abertura das turmas do Seminário Empretec, que terá rodadas de entrevistas no período de 18 a 21 de julho e 7 a 13 de agosto. Para essa capacitação, as inscrições são presenciais.
Caderno de Tendências
Com o objetivo de aumentar a competitividade dos negócios da indústria e comércio de Moda, o Sebrae inscreve para o lançamento do Caderno de Tendências "Utopias" Inverno 2018, mais uma edição do projeto Inova Moda. O evento será realizado na próxima terça-feira, 4 de julho, às 19 horas, no Serviço Social da Indústria (Sesi), no Alto do Cruzeiro.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link. Na ocasião, serão apresentadas as tendências de moda da Coleção Inverno/2018. A proposta é auxiliar empresas envolvidas com a indústria de Moda em seus processos criativos e de desenvolvimento de produtos.
O encontro é promovido pelo Sebrae em parecia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest).
(Com informações de Vívian Rodrigues, da Agência Sebrae de Notícias Bahia)

Balaio Político

Definição de Colbert
O vice-prefeito Colbert Martins Filho (PMDB), comunicou à Câmara dos Deputados, através de ofício ao presidente Rodrigo Maia (Democratas), enviado na segunda-feira, 26, a sua desistência da vaga de deputado federal. Como segundo suplente ele assumiria o cargo deixado pela deputada Tia Eron (PRB), que assumiu Secretaria de Promoção Social de Salvador. "Foi uma decisão em razão dos votos que recebi", justificou.
"Vagas esgotadas"
O serviço de agendamento para os cartórios eleitorais de Feira de Santana para os eleitores realizarem o recadastramento biométrico obrigatório, continua sobrecarregado.
Quem tenta fazer o agendamento aparece a informação "vagas esgotadas" no sistema, não concluindo a operação.
Desconhecida
Ninguém conhece Marianna Dias, que se elegeu presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Agora, sabe-se que nasceu em Feira de Santana, no bairro Tomba, e que morou no Sobradinho, apesar de que no Facebook não tenha nenhum registro sobre a naturalidade e locais onde morou. Também está no seu perfil: "nenhuma instituição de ensino a ser exibida".
Forfait
Foi cancelada a entrega de 120 tratores e implementos agrícolas em Feira de Santana pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O ato ocorreria na segunda-feira, 26, no Parque de Exposição João Martins da Silva. A cerimônia estava prevista para ser realizada nesta segunda-feira (26), no Parque de Exposição João Martins da Silva.
Lagoa Grande
A licitação que visa a contratação de empresa especializada em urbanização e infraestrutura para execução das obras de captação de águas pluviais de ruas adjacentes a Lagoa Grande ocorreu na terça-feira, 27, na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e contou com a participação de sete empresas.
Lagoa Grande II
O processo licitatório ficou para ser definido após prazo recursal. A expectativa é que até o dia 15 julho todos os prazos sejam vencidos e possa ser declarada a empresa vencedora do processo. A empresa que for escolhida para a realização das obras - com investimento de R$ 3.550.981,16 - terá prazo de oito meses para conclusão.
Lagoa Grande III
A obra vai contemplar as ruas Angra dos Reis, João Nice, Mauá, Muriti, Piracatu e Varginha, onde também vão ser realizadas obras de pavimentação nos locais.  A intervenção ainda prevê a proteção do espelho d'água, com  alambrado, além de projeto de iluminação.

"David e Betsabá": Um filme esplendoroso

Gregory Peck e Susan Hayward em "David e Betsabá"
Fotos: IMDb

Em minha coleção de DVD, o drama histórico e romântico "David e Betsabá" (David and Bathsheba), de Henry King, 1951, com Gregory Peck e Susan Hayward, que sempre reviso.
Trata-se de versão de passagem do Velho Testamento, adaptada pelo roteirista Philip Dunne. Apesar de ter matado Golias e vencido inúmeras batalhas, há uma força que David (Gregory Peck), rei de Israel, não conseguiu dominar: o amor. Apaixonado por Betsabá (Susan Hayward), deliberadamente David envia seu marido, o soldado Uriah (Kieron Moore), para uma batalha perdida. Ao negligenciar seu reino e sua fé, ele provoca a ira de Deus, a destruição de seu país e o desgostar de seu próprio povo, que espera que Betsabá pague com a vida pelo adultério.
Um filme que pode ser considerado esplendoroso. Em pleno início dos anos 50 o tema do adultério é abordado em um filme de forma delicada mas ousada. Certamente, por ter como pano de fundo uma história bíblica, a permissão. Além de pecado, a vontade de Deus e Sua misericórdia estão no filme, que tem algumas colocações fora da verdade da Bíblia - o que não é novidade no cinema.
"David e Betesabá" teve cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia (Leon Shamroy), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora (Alfred Newman) e Melhor Roteiro (Philip Dunne).

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Curso de Barista

"Você que é apaixonado por café, que é dono de cafeteria ou espaço gourmet, que está em busca de uma nova especialização para abrir mais oportunidades no mercado de trabalho, vem comigo!"

Curso de Barista em Feira de Santana. São apenas oito vagas.
Mais informações no Whatsapp (75) 99219-0000.

Fieb promove curso gratuito na unidade do Sesi

As Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que mais afetam o setor industrial serão discutidas no curso “Como Lidar Com as NRs Que Mais Impactam a Indústria?”, que a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) promove, no dia 19 de julho, das 8 às 18 horas, na unidade do Sesi de Feira de Santana, na rua Gonçalo Alves Boaventura, S/Nº - Alto do Cruzeiro.
A capacitação será ministrada pelo engenheiro civil com especialização em Recuperação de Áreas Degradadas e em Engenharia de Segurança do Trabalho, Aledson Damasceno Costa.
Voltado exclusivamente para empresários e representantes de indústrias baianas, o curso é gratuito, mas tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3343-1479 ou pelo e-mail capacitacaosindical@fieb.org.br.
O curso integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo, uma parceria da Fieb com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que visa fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional da Fieb)

67 anos de Pedro Roberto se estivesse vivo

Pedro Roberto, ao lado do quadro "Rapsódia em Setembro", trabalho em tinta acrílica que ficou inacabado

Se estivesse vivo, o artista plástico Pedro Roberto faria 67 anos nesta quinta-feira, 29.
Pedro Roberto Boaventura de Oliveira nasceu em 29 de junho de 1950, em Angico, distrito de Mairi, na Bahia. Filho da professora Hilda Pereira Boaventura de Oliveira (já falecida) e do comerciante Carlos Simões de Oliveira, sendo o oitavo filho do casal. Aos dois anos de idade veio morar em Feira de Santana e, desde criança mostrou muito interesse por trabalhos manuais, desenhos e um conhecimento especial sobre cinema, na época, o grande divertimento da garotada.
Aos 16 anos, com incentivo de sua mãe, foi trabalhar com o arquiteto Amélio Amorim, então, o mais renomado da cidade, onde aprendeu desenho técnico, tornando-se logo, um dos mais requisitados nessa área. Com a dupla de arquitetos José Monteiro Filho e Juraci Dórea continuou desenhista até o início dos anos 70, quando prestou vestibular em Salvador, cursando Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), até 1976.
Em 1973, realizou sua primeira exposição individual, no Clube de Campo Cajueiro, em Feira de Santana, denominada "Realismo Fantástico", que obteve repercussão imediata, tanto na parte comercial como na mídia especializada, recebendo citação em matéria da conceituada crítica Matilde Matos, do "Jornal da Bahia". Paralelamente, em Salvador, trabalhou com vários arquitetos, entre eles Itamar Batista, Geraldo Gordilho, Luiz Humberto Carvalho e Neilton Dórea.
Até o final dos anos 80, realizou dezenas de exposições individuais, participou de salões e coletivas, criou cartazes (duas vezes para a Micareta de Feira de Santana) e figurinos para teatro, decoração para eventos, murais, além de cenários para desfiles de moda e peças teatrais.
Aos 30 anos de idade foi morar no Rio de Janeiro e, em 1982, mudou-se para São Paulo, onde abriu o atelier Garagem 957 juntamente com a designer de jóias Jeanette Pires.Em 1988, foi convidado pelo estilista Ney Galvão para mostrar seus quadros no programa "Veja o Gordo" e indicado pelo mesmo para ser cenógrafo no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Ele trabalhou dezesseis anos na emissora, até 2004, exercendo os cargos de assistente de Cenografia, cenógrafo, chefe de Cenografia, gerente de Contra-Regra, gerente de Cenografia & Contra-regra, gerente de Cenografia & Figurino e como coordenador de Cenografia & Figurino.
Vitimado por um câncer, ele voltou para Feira de Santana em dezembro de 2004, depois de ter se submetido a uma delicada cirurgia. Nesta cidade, fez tratamento de quimioterapia e radioterapia. Realizou a que seria sua última exposição, "Faces", de desenhos, na Galeria de Arte Carlo Barbosa. Em setembro de 2005, com o recrudescimento da doença, ele voltou para São Paulo, onde faleceu em 1º de janeiro de 2006. Seu corpo veio para Feira de Santana, onde foi sepultado no dia seguinte, 2 de janeiro, no Cemitério Piedade.

Beto Pitombo faz show em Humildes

O cantor e compositor feirense Beto Pitombo - com repertório genuinamente junino - é uma das atrações do São Pedro de Humildes, nesta sexta-feira, 30, a partir das 20 horas, no distrito. Nesta mesma noite ele se apresenta em Amélia Rodrigues.

Prédio da Usina de Algodão continua abandonado pelo governo petista


O antigo prédio da Usina de Algodão continua abandonado pelo governo petista, como outros equipamentos públicos em Feira de Santana. No local, mais recentemente, funcionou a sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Os defensores do patrimônio público de Feira de Santana ainda não se manifestaram. Talvez porque o prédio não é privado nem do Município, sim do Estado, não é mesmo? Ou porque são "falsos defensores"?

O jornalista e historiador feirense Antônio Moreira Ferreira, o Antônio de Lajedinho, é quem conta sobre a Usina de Algodão. Segundo ele, foi na década de 40 que o Governo do Estado começou a construção da Usina, na rua Senador Quintino, 1.950, nos Olhos d'Água. Ele lembra que o engenheiro Asclepíades Negrito de Barros foi diretor geral por muito tempo do órgão.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Não se faz mais roteiro como antigamente





 Primeiro dizer que roteiro como deste filme já não aparece mais nos filmes contemporâneos. Tão bom que conquistou o Oscar na categoria - George Seaton, também diretor, baseado em peça de Clifford Odets.
O filme é "Amar É Sofrer" (The Country Girl), 1954, visto na noite desta quarta-feira, 28. no TeleCine Cult.
"Até onde uma mulher pode ir para resgatar o homem que ela ama?" é a frase de efeito do drama, que teve sete indicações ao Oscar e também ganhou a estatueta de Melhor Atriz para Grace Kelly, que faz a garota do título original.
Na trama, Frank Elgin (Bing Crosby) é um esquecido ator e cantor que tem a chance de voltar aos palcos quando o diretor Bernie Dodd (William Holden) oferece a ele o principal papel de seu novo musical. Entretanto, ele está inseguro e acaba recorrendo à bebida, evitando assumir responsabilidades, deixando tudo nas mãos de sua mulher Georgie (Grace Kelly). Bernie tenta ajudar Frank a recuperar sua autoconfiança e acredita que é Georgie a causa de sua insegurança.
Alcoolismo é tema do filme, assim como infidelidade e redenção pelo amor.


Filmes em Exibição no Orient Cineplace Boulevard

Semana até 5 de agosto de 2017

 LANÇAMENTO NACIONAL

MEU MALVADO FAVORITO 3 (Displicate Me 3), de Pierre Coffin e Kyle Balda, 2017. Animação. O ex-ator mirim e astro de TV, Balthazar Bratt, foi um típico malvado bem-sucedido nos anos 80 e agora está de volta à ativa. Ele vai aterrorizar a vida de Gru, Agnes, Margo, Edith, Dr. Nefario e os atrapalhados Minions. Em meio a tudo isso, Gru também vai encontrar o seu irmão gêmeo, Drew. Cópia dublada. Duração: 89 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13, 15, 17, 19 e 21 horas. Sala 4 (261 lugares).
CONTINUAÇÕES
MULHER MARAVILHA (Wonder Woman), de Patty Jenkins, 2017. Com Gal Godot e Chris Pine. Ação, aventura, fantasia e ficção-científica. Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra. Em quinta semana. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 140 minutos. Horários: 15h10 e 18 horas, com cópia dublada, e às 20h50, com cópia legendada. Sala 1 (240 lugares).
BAYWATCH: S.O.S. MALIBU (Baywatch: S.O.S. Malibu), de Seth Gordon, 2017. Com Dwayne Johnson, Zac Efron,  Alexandra Daddario, Priyanka Chopra e Kelly Rohrbach. Comédia de ação. Mitch é um devoto salva-vidas, orgulhoso do seu trabalho. Enquanto está treinando o novo e exibido recruta Matt, os dois descobrem uma conspiração criminosa no local que pode ameaçar o futuro da baía. Cópia legendada. Em terceira semana. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 116 minutos. Horário: 21h20. Sala 2 (158 lugares).
MEUS QUINZE ANOS, de Caroline Okoshi Fioratti, 2017. Com Larissa Manoela, Victor Meyniel e Anitta. Comédia. Aos 14 anos, Bia descobre que vai ganhar uma festa de 15 anos. O problema é que a garota sonhadora não tem muitos amigos para convidar ao evento, por ser pouco popular na escola. Ela conta com a ajuda do único grande amigo, Bruno, e do pai, Edu, para consertar a situação. Em segunda semana. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 94 minutos. Horários: 14h35, 16h50 e 19h10. Sala 2.
O PODEROSO CHEFINHO (The Boss Baby), de Tom McGrath, 2017. Animação. Um bebê falante que usa terno e carrega uma maleta misteriosa une forças com seu irmão mais velho invejoso para impedir que se acabe com o amor no mundo. Em décima quarta semana. Classificação: Livre. Cópia dublada. Duração: 98 minutos. Horário: 13h50. Sala 3 (165 lugares).
A MÚMIA (The Mummy), de Alex Kurtzman, 2017. Com Tom Cruise, Russell Crowe, Annabelle Wallis e Sofia Boutella. Ação, aventura, fantasia e horror. Nas profundezas do deserto, uma antiga rainha está mumificada. Ela desperta nos dias atuais. Com uma maldade acumulada ao longo dos anos, ela espelha terror desde as areias do Oriente Médio até os becos de Londres. Em quarta semana. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 110 minutos. Horários: 16 horas e 18h20, com cópia dublada, e 20h40, com cópia legendada. Sala 3.
ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace Boulevard - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing do Orient Cinemas)

Pacto da Feira: A requalificação do centro comercial da cidade



"Estamos criando um contexto socioeconômico propício ao desenvolvimento do empreendedorismo na base da nossa pirâmide social". 

Entrevista ao jornalista Jorge Magalhães

Lançado no início do mandato anterior do prefeito José Ronaldo de Carvalho (Democratas), o Pacto da Feira, iniciativa que envolve todos os segmentos organizados do car o comércio ambulante que se amontoa desordenadamente nas ruas e praças centrais do município, dificultando a vida dos cidadãos, que têm aviltado o seu direito constitucional de ir e vir, e provocando incontáveis engarrafamentos de veículos nas suas principais artérias.
Coube à Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, apresentar um plano que abrangesse os anseios coletivos e das partes envolvidas. A construção do Centro Comercial Popular, que se encontra em curso, está  orçado em mais de  R$ 50 milhões, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), e  visa a acolher 1.800 camelôs.
Nesta entrevista, o secretário Antônio Carlos Borges Júnior discorre sobre este ousado e polêmico projeto,  detalhando como a pasta que ocupa pretende tocá-lo, bem como busca dirimir as eventuais dúvidas que pairam sobre sua execução, e, no seu entendimento,  os benefícios  socioeconômicos que a coletividade e os permissionários vão absorver. 
Pergunta - Recentemente o Governo foi acusado de orquestrar uma ação com o objetivo de expulsar comerciantes do Centro de Abastecimento. O que de fato ocorreu e o que há de verdade e de mistificação neste tipo de denúncia?
Borges Júnior - Estamos colocando uma proteção para os transeuntes, onde a obra do Centro Comercial Popular vem sendo realizada. Para isso tivemos que demolir um banheiro que se encontrava em desuso e utilizado como ponto de viciados em drogas. Infelizmente ocorre que há políticos interessados em criar obstáculos para esta importante obra, orientando mal as pessoas e tentando plantar factoides na imprensa.  Registre-se que todas as obras que são realizadas pelo governo municipal, além de áreas de fomento econômico, a exemplo de feiras livres e mercados, viabilizamos, junto aos permissionários, a devida  relocação dos mesmos para locais provisórios, com o necessário ordenamento e estrutura de apoio. A exemplo do ocorrido no mercado do Tomba, no Centro Comercial Norte da Cidade Nova, no galpão de carnes do Centro de Abastecimento, e, mais recentemente, na construção do Centro Comercial Epifânio Cundes Ferreira, na Estação Nova, onde alugamos um espaço para acolher os açougueiro e suas bancas.
Pergunta - E como o Governo pretende fazer frente a estes ataques, inclusive  materializados numa representação protocolada pela Associação dos Artesãos de Feira de Santana, na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca local?
Borges Júnior - Estamos enfrentado estes ataques de conotação político-partidária, infundados e legalmente descabidos, com a força do nosso trabalho. Esta ação, inclusive, foi considerada improcedente pela Justiça, em face da não constatação de nenhuma irregularidade, no tocante ao projeto do Centro Comercial Popular.
Pergunta - Uma das alegações dos que se apresentam como representantes dos comerciantes do Centro de Abastecimento, é que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) teria embargado a obra, porque ela interfere nas práticas culturais e coletivas do espaço. Neste caso a obra não estaria sendo embargada?
Borges Júnior - Os termos constantes da representação da Associação de Artesãos não procedem, uma vez que inexistem as irregularidades alegadas pelos seus representantes, na referida ação. O Ipac não tombou o patrimônio físico do Centro de Abastecimento. Ele exige a preservação das práticas e saberes  dos permissionários, o que vai ao encontro do nosso projeto, que contempla um espaço específico e oferece as condições para que eles continuem exercendo plenamente os seus ofícios. Tudo isso esta dentro do mix de produtos do empreendimento, como também a agricultura familiar.
Pergunta - Que benefícios a população, mais diretamente, e os comerciantes do Centro de Abastecimento, em particular,  terão  a ganhar com a implantação deste mega projeto?
Borges Júnior - O único objetivo da Administração Municipal é proporcionar benefícios a toda à sociedade, inclusive aos próprios artesãos que exercem suas atividades no Centro de Abastecimento. Neste sentido, suas famílias continuarão tendo direito ao sustento digno, extensivo a todos os seus membros. Consequentemente, também serão respeitados os benefícios coletivos, em obediência à supremacia da legalidade e do interesse público.
Pergunta -  No que pese as boas intenções manifestadas pelo senhor para justificar a implantação do Centro Comercial, não haveria interferências na estrutura  original do projeto arquitetônico do entreposto, concebido há 40 anos?
Borges Júnior – Não consta do projeto do Centro Comercial Popular, nenhuma medida técnica que venha a alterar as características ou finalidades do projeto original do Centro de Abastecimento. A filosofia do nosso projeto, aliás, busca a ampliação e a modernização de todas as instalações. Basta lembrar que o Governo Municipal já procedeu melhorias nos balcões de carnes refrigerados, em atenção à Portaria 304, do Ministério da Agricultura; instalação do Restaurante Popular, estacionamentos para carga e descarga, e, agora, em julho, estaremos entregando catorze banheiros totalmente reformados, que será administrado pela Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento, através de um acordo de cooperação técnica.
Pergunta - O pano de fundo deste projeto, conforme anunciado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, no início do mandato anterior, mais precisamente no dia 25 de fevereiro de 2013, quando lançou o Pacto da Feira, seria a erradicação dos camelôs que enfestam as ruas e praças do comércio tradicional do centro da cidade, impedindo o fluxo de pessoas e veículos. Este objetivo continua sendo perseguido  como principal estratégia do  Pacto da Feira?
Borges Júnior -  Sim. O projeto visa a desempenhar papel importante na promoção da ordem pública, através de uma transformação gradual do vínculo existente entre estes pequenos empreendedores e o Poder Público. Trata-se de uma alternativa concreta ao comércio de rua, porque os quase dois mil camelôs que atuam no comércio do centro da cidade, vão ter a oportunidade de migrarem da informalidade em direção à formalidade, otimizando seu potencial e assumindo responsabilidades. Noutras palavras, o Pacto da Feira visa a integração entre o poder publico e a sociedade civil organizada, visando a requalificação do centro comercial de Feira de Santana. Neste sentido,  21 instituições assinaram o termo de adesão ao projeto. Dentre os diversos objetivos, consta o vídeo-monitoramento do centro da cidade; a  viabilização da implantação da Zona Azul (em processo de licitação), bem como a requalificação dos pontos de ônibus. À nossa Secretaria concerne a relocação concatenada dos ambulantes para o futuro Centro de Comércio Popular
Pergunta - Uma das alegações sempre presente por segmentos  organizados que operam no Centro de Abastecimento e que se mostram contra o projeto, é que o Poder Público não está sendo transparente quanto aos seus reais interesses na execução deste plano, passando por cima dos interesses da coletividade, camelôs  e antigos permissionários.
Borges Júnior - Desde o lançamento do Pacto da Feira, não medimos esforços para promover e intensificar diálogos francos e abertos com todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente neste projeto.  Apresentamos o projeto aos permissionários e ao Conselho de Desenvolvimento Econômico, aos vendedores informais que, inclusive,  aplaudiram por unanimidade; e, em audiências públicas e em várias oportunidades, reiteramos todas as nossas intenções e fornecemos os esclarecimentos solicitados de forma democrática e com a mais absoluta transparência.  Além disso, realizamos uma ampla consulta pública, no período de trinta dias, entre 6 de janeiro a 6 de fevereiro, cujos resultados foram amplamente divulgados através da imprensa oficial e de jornais de grande circulação.
Pergunta - A Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, joga uma cartada complexa, importante e decisiva ao tocar um projeto de tamanha envergadura e tendo que enfrentar os obstáculos que vem enfrentando, sem perder o foco dos objetivos traçados. O que move o Governo e o senhor, em particular, ao  defenderem com tanto afinco  a execução desta obra?  
Borges Júnior -  Se me permite, o  que nos move, em poucas palavras, é a certeza de que estamos criando um contexto socioeconômico propício ao desenvolvimento do empreendedorismo na base da nossa pirâmide social. O valor subjacente ao projeto será a organização do comércio informal, repito, capacitando-o para aproveitar ao máximo o seu potencial socioeconômico.  Em verdade, não considero uma ação complexa, pois a entendo como uma ação simples, mas que exige o bom senso de todas as partes envolvidas.

60% dos lotes do Jardins Barcelona são vendidos no pré-lançamento




A FGR Urbanismo e a Âncora Engenharia comemoram o sucesso de vendas do Jardins Barcelona, em Goiânia-GO. Somente no pré-lançamento foram vendidos 60% dos lotes, dos 501 disponíveis. Um dos motivos do sucesso de vendas é a forma de pagamento inédita em Goiânia, com financiamento próprio em até 240 meses (20 anos). O condomínio, que possui área total de 490 mil m², conta com parque privativo com dois lagos para contemplação, trilha na mata, praça de eventos, spa de beleza, pet place e quatro parques infantis com brinquedos e um espaço kids como diferenciais.
Outra novidade que o empreendimento apresenta é a Área Comercial, com lotes a partir de 420 m2, localizada em frente ao Jardins Barcelona, com mix de serviços na porta de casa para facilitar o dia a dia da família, além de ser também uma opção para quem deseja empreender. O Jardins Barcelona está localizado na principal vertente de crescimento da capital, em Senador Canedo, ao lado do Jardins Porto. A entrega é prevista para 2020.
(Com informações de Doris Costa e Loízia Paiva, da Assessoria de Imprensa da FGR Urbanismo)

Gastronomia e jazz: Festival Sabores de Itacaré em sua quarta edição


Vista panorâmica de Itacaré 
Foto: Elton Andrade
Açaí na Coroa de Chocolate do Café Cacau 
Foto: Mário Nogueira

Laurent Rivemales na Programação Musical 
Foto: Divulgação

Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, a quarta edição Festival Gastronômico Sabores de Itacaré ocorre entre 13 a 23 de julho, em 30 restaurantes da cidade com uma programação cultural cheia de atrações. 
Quem estiver na cidade, localizada no litoral Sul da Bahia, poderá degustar pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7,00 a R$ 55,00 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drinque.
"A proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico", afirma Júlio Oliveira, secretário de Turismo, organizador do evento.
Este ano o evento ganha um time de peso, que vai abrilhantar a programação da Cozinha Show. Entre alguns nomes estão os chefs Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia e apresentador do programa "Chefs em Ação", do Canal Sony; Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho do restaurante Doc, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. Além do chef Ricardo Brito do restaurante Al Mare e Cristiano Ribeiro do Senac Salvador.
A Cozinha Show vai ocorrer todas as noites, sempre às 18 horas. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha.  
Quem também passa por lá são os chefs da terra, Júnior França, consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Katarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; Chef Leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
"Vamos misturar os chefes locais com os convidados, mas tendo sempre à mesa, produtos da nossa agricultura. Nós temos em Itacaré uma agricultura forte e diversificada e uma das propostas do Festival, com o tema Gastronomia de Raiz, é o fortalecimento da nossa identidade gastronômica através do uso dos produtos da agricultura familiar local. Com isso estamos proporcionando uma maior integração econômica do turismo e inclusão social", revela o prefeito Antônio de Anízio.
Festa do Chef
Pelo segundo ano consecutivo o Festival realiza as "Festas do Chef", na semana do dia 17 ao 21. As festas contarão com uma apresentação ao vivo das receitas dos estabelecimentos. Após cada preparo o público é convidado a degustar o prato. Como toda boa festa, a programação se encerra com música ao vivo de artistas locais.
Boa Gastronomia e Boa Música 
Em 2017, o encanto da cidade, o charme das belezas naturais e o sabor da gastronomia local, unem-se as harmonias do jazz, ritmo que vai embalar as noites do evento. Com uma programação cultural diferenciada, o Festival também dá oportunidade aos artistas da terra, manifestações culturais apresentam a raiz do município. A programação segue com eventos gratuitos.
Segundo Júlio Oliveira, secretário de Turismo, o evento contará com uma novidade: a requintada gastronomia da cidade faz uma homenagem ao Jazz, trazendo nomes consagrados do ritmo na Bahia como Laurent Rivemales Trio, Beatles 'N' Jazz e Vanessa Melo. 
"Estaremos proporcionando uma programação especial de abertura unindo a boa gastronomia ao Jazz, um gênero musical que conquistou Itacaré. A nossa ideia é unir a cultura afro americana com os artistas locais, como Ronara Criola, Zalela e Rômulo Mocotó", explica o secretário.
Programação Cultural
Além de estrutura de palco para as apresentações musicais, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Ronara Criola, o pop rock de Bruta Raça, Os Três da Bahia traz o seu forró estilizado.
A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Bicho Caçador, Capoeira, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros.
O francês Laurent Rivemales, dá início aos shows, na quinta-feira, 13. Ele sobe ao palco, às 22h30 e apresenta clássicos do jazz. Na sexta-feira, 14,, o grupo Beatles 'N' Jazz, se apresenta às 22h30 e leva releituras de canções da consagrada banda Inglesa The Beatles. Sucessos como "Yellow Submarine" e "She Loves You" ganharam versões surpreendentes na interpretação dos músicos.
Quem encerra a primeira semana do Festival é a cantora Vanessa Melo & Quarteto, no sábado, 15. Dona de uma voz melódica, Vanessa leva no repertório música brasileira na levada de samba-jazz, passando por clássicos internacionais, sempre trazendo na raiz musical a base jazzística.
Feira do Agricultor
A feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Orla de Itacaré. Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará a partir das 14 horas. 
Feira de Artesanato
Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.
O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, Bahiatursa, Sebrae, Senac, SDR/Car, Miolo, Todeschini, Faculdade Madre Thais, CDL Itacaré, Ertour, Fertour, Villa Ecoporan, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Spha).
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL
13 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) - ORLA DE ITACARÉ
14 horas - Feira da Agricultura Familiar
17 horas - Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
18 horas - Abertura e Apresentação Cultural (Bicho Caçador)
COZINHA SHOW
18h30 - Chef Meia Noite (Restaurante Capim Santo - SP). Apresentação: Peixe em Crosta de Pão Capim Santo e Licuri com Ratatouille Brasileiro. Tema: Cozinhando para os cinco sentidos.
19h30 - Chef Cristiano Ribeiro (Senac |Salvador)
20h30 - Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem - Salvador). Apresentação: Galinha Caipira com Licuri e Gnocchi de Milho. Tema: A Bahia Além do Dendê.
21h30 - Chef Lisiane Arouca (Restaurante Origem - Salvador). Apresentação: Maracujá Especial. Tema: Chocolates de Origem
SHOWS NO PALCO
22h30 - Laurent Rivamales (Jazz)
00h30 - Ronara Criola (MPB)
14 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) – ORLA DE ITACARÉ
9 às 12 horas – Oficina Senac: Boas Práticas para Pescados Mais Saudáveis
14 horas - Feira da Agricultura Familiar
17 horas - Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h – Apresentação Cultural (Capoeira)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Marly Katarina – Cozinha Kids (Café com Cacau | Itacaré). Apresentação: Açaí na Coroa de Chocolate. Tema: Cacau, a Força da Natureza.
18h30 – Chef Paulo Pinto (Consultor Gastronômico | Itacaré). Apresentação: Peixe Assado de Beira de Praia. Tema: Valorizando o que a Nossa Terra Tem de Melhor.
19h30 - Chef Rafael Bravo (Bravo Burguer Beer | Salvador). Apresentação: Hambúrguer da Terra e Milkshake da Fazenda. Tema: Processo Criativo e Operacional Hambúrguer e Milkshake Gourmet.
20h30 – Chef Júnior França (Consultor Gastronômico | Curados do Festival). Apresentação: Pescado aos sabores da terra e chips de caroço de jaca. Tema: Cozinhando com Sabores e Lembranças de Itacaré.
21h30 – Chef Leonardo Roccon (Cozinha em Ação | São Paulo). Apresentação: Tartar de Tomate com Melancia e Paella Caipira com Feijão de Corda. Tema: Comfort Food Contemporâneo.
SHOW NO PALCO
22h30 – Beatles ‘N’ Jazz (Jazz)
00h30 – Os três da Bahia (Forró)
15 DE JULHO (SÁBADO) – ORLA DE ITACARÉ
8h30 às 12h30 – Workshop SENAC: Petiscos à Base de Mandioca
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesões Locais
17h – Apresentação Cultural (Quadrilha Vila Madalena)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Paulo Pinto – Cozinha Kids (Sorveteria Show de Bola | Itacaré). Apresentação: Sorvete Kids. Tema: Brincando com Cores e Sabores.
18h30 – Chef Aurélien Roche (Txai Resort). Apresentação: Robalo dos Companheiros do Txai. Tema: Cozinhando com os Companheiros.
19h30 – Chef Caco Marinho (Restaurante DOC | Salvador). Apresentação: Vermelho e Ouriço com Purê e Vinagrete de Mangalô. Tema: Qualidades da Pequena Produção. Terra e Mar de Itacaré.
20h30 – Chef Clécio (Restaurante Itacarezinho). Apresentação: Robalo com Garú. Tema: Sustentabilidade vs Consumo consciente.
21h30 – Chef Ricardo Brito (Restaurante Al Mare | Salvador). Apresentação: Peixe com Vegetais Orgânicos e Emulsão de Limão Rosa. Tema: Da Horta para a Mesa.
SHOWS NO PALCO
22h30 – Vanessa Melo & Quarteto (Jazz)
00h30 – Bruta Raça (Pop Rock)
16 DE JULHO (DOMINGO) – ORLA DE ITACARÉ
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h30 – Chef Turco – Cozinha Kids (Pizza do Turco | Itacaré). Apresentação: Mini Pizza. Tema: Mini Pizza e suas Aventuras.
18h30 – Apresentação Cultural (Grupo Le Dum | Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados)
COZINHA SHOW
19h – Chef Jô (Villa Ecoporan | Itacaré). Apresentação: Bobó de Coco Verde com Camarão. Tema: Bahia Gourmet.
20h – Chef Leleco (Espaço Brasil). Apresentação: Paella Arretada. Tema: Do Mar ao Pomar.
21h – Chef Marly Katarina (Café Cacau | Itacaré). Apresentação: Carne do Sol na Pedra. Tema: Tradição da Nossa Terra.
21 a 23 DE JULHO – ORLA DE ITACARÉ
19h – Festa do Chef (Nos estabelecimentos participantes)
FESTAS DOS CHEFS
20/07 – 19h - Pé de Amêndoa Café Bar
21/07 – 19h - Restaurante Alamaim
22/07 – 12h - Cabana Corais
(Com informações de LK Comunicação