domingo, 14 de dezembro de 2025
Feira de Santana e o Cinema em 2025
Março, 2 - Lançamento de "Lucas Da Feira", de Aderaldo Miranda e Joel Auves, na Escola Cívico Militar Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9wOo0G6KeNA
Abril, 25 - início do Projeto Cinema no Casarão com a exibição de "O Profeta de Feira de Santana", de Olney São Paulo, 1971, com apresentação do professor Carlos Brito, no Casarão Fróes da Motta.
Maio, 8 - Lançamento de "O Tabaréu Urbano", de Ícaro Oliveira e Asa Filho, no Orient CinePlace Boulevard.
Setembro, 4 - Lançamento de "Feiraguai", de Francisco Gabriel Rego, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Setembro, 5 - Relançamento de "Lucas da Feira", de Aderaldo Miranda e Joel Auves, no Casarão Fróes da Motta.
Setembro, 12 - Lançamento de "Memórias do Teatro para as Infâncias e Juventudes da Bahia", de Geovane Mascarenhas, no Teatro do Centro de Convenções.
Link: https://youtu.be/S6zBex3NNTQ?si=FMBjaR-6tJ3By4Pd
Dezembro - Lançamento no YouTube de "Tesouros em Carros de Barro", de Vinicius Rios.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Evt-i_99ulg
Dezembro, 10 - Lançamento de "100 Anos - Casarão Fróes da Motta", de Reinaldo Bacelar, no Casarão Fróes da Motta (Foto).
sábado, 13 de dezembro de 2025
Encerramento do ano acadêmico da Academia Feirense de Letras
Lançamento da Biblioteca Digital Outran Borges e Título de Acadêmico Honorário para Josué Mello
Momentos de espontaneidade, emoção e alegria foram vividos na noite de sexta-feira, 12, na cerimônia programada pela Academia Feirense de Letras (AFL), na Sala Dimas Oliveira, do Casarão Fróes da Motta.
Tendo como mestre de cerimônia a confreira Alexandra Patrocínio, na parte inicial coube ao confrade Luciano Ribeiro fazer a reflexão no Momento de Gratidão, no contexto do Advento.
Em seguida, aconteceu o lançamento da Biblioteca Digital Outran Borges, momento no qual foi entregue placa comemorativa à família do homenageado postumamente.
Logo depois, deu-se a homenagem ao confrade Josué Mello, que recebeu o título de Acadêmico Honorário.
Na sequência, a realização do primeiro Sarau das Letras, organizado pela confreira Aretuza Pereira e o confrade Pe. Júlio César Santa Bárbara. Para emoção dos presentes, além de poesias autorias, poetas como Aretuza Pereira, Cleberton Santos, Geovânia Freitas, Josué Mello e Vladimir Queiroz, também declamaram uma poesia do confrade Outran Borges.
O presidente da Academia, João Batista de Cerqueira, ao encerrar com "chave de ouro o ano acadêmico da AFL", manifestou "agradecimento à Fundação Senhor dos Passos, que cedeu o belo espaço para realização da cerimônia". Ele também agradeceu aos confrades presentes, "especialmente aos já nominados, que conduziram o evento; aos que fizeram fotos e vídeos dos diferentes momentos, bem como à confreira Selma Oliveira, que foi responsável pelo organização da confraternização".
Visite o Site: https://academiafeirensedeletras.com.br/
Boulevard Shopping sorteia um Chevrolet Spark 0KM neste Natal
Clientes que somarem R$ 600,00 em compras desde 14 de novembro e 31 de dezembro receberão um número da sorte para participar da promoção
O clima natalino já chegou ao Boulevard Shopping e, neste ano, os feirenses terão ainda mais motivos para comemorar. E nas compras de presentes de fim de ano, os clientes garante a chance de concorrer a um carro 0 km.
O centro de compras vai sortear um Chevrolet Spark 0KM, tornando o fim de ano de um sortudo cliente inesquecível.
Para participar é muito fácil: ao somar R$ 600,00 em compras realizadas no Shopping, o cliente ganha um número da sorte para concorrer ao prêmio. Para participar, basta cadastrar as notas fiscais na loja da promoção em frente à Lupo. A promoção é válida de 14 de novembro a 31 de dezembro, e o sorteio acontece no dia 14 de janeiro de 2026, com resultado e apuração em 15 de janeiro.
Segundo André Serra, gerente de Marketing do Boulevard Shopping, a campanha reforça o compromisso do empreendimento em celebrar o Natal junto à comunidade feirense. "O Natal é um momento de união e alegria, e queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência ainda mais especial. Sortear um carro 0KM é a nossa forma de agradecer a confiança e preferência ao longo de todo o ano", destaca.
Enviado por ComunicAtiva Associados
Revisão de "Emboscada Para Matt Helm"
Revisão da comédia de espionagem "Emboscada Para Matt Helm" (The Ambushers), de Henry Levin, 1967, terceiro filme da série do agente secreto. Falta rever "Arma Secreta Contra Matt Helm" (The Wrecking Crew), 1970. Como dito, todos foram exibidos no Cine Santanópolis, em Feira de Santana.
Como se sabe, inserido na onda de agentes secretos, iniciada com o inglês 007, James Bond, o cinema americano apareceu com Matt Helm.
Na ação, como sempre com aventura, ficção científica e paródia, com armas estranhas e muitas mulheres, o agente secreto Matt Helm (Dean Martin), encarregado pelo chefe da ICE MacDonald (James Gregory), precisa lutar contra espiões estrangeiros e Jose Ortega (Alberto Salmi), governante exilado de uma nação rebelde, para recuperar um disco voador experimental do governo americano que foi sequestrado. Duas belas garotas ajudam ou atrapalham o agente: Janice Rule (Sheila Sommers) e Senta Berger (Francesca Madeiros).
Ainda aparecem mais belas garotas: Beverly Adams como Lovely Kravezic, a secretária de Matt Helm, Alexandra Hay, Dee Gardner, Edit Angold, Karen Joy, Karen Stride, Linda Foster, e Terri Hughes, mais as slaygirls: Alena Johnston, Annabella Incontrera, Dee Duffy, Inga Neilsen, Jan Watson, Karin Feddersen, Kyra Bester, Lena Cederhan, Marilyn Tindall, Pamela Rodgers, Penny Brahms, Susannah Moore, Tomiko Ichizuka, Ulla Lindstrom, Victoria Lockwood e Virginia Ann Ford.
Ainda no elenco: Kurt Kasnar, Roy Jenson e David Navarro, entre outros.
A vez de rever "O Agente Secreto Matt Helm"
Depois da revisão da comédia de espionagem "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" (Murderer's Row), de Henry Levin, 1966, segundo filme da série, a vez de rever "O Agente Secreto Matt Helm" (The Silencers), 1966.
Agora, faltam rever os dois últimos foram "Emboscada Para Matt Helm" (The Ambushers), 1967, e "Arma Secreta Contra Matt Helm" (The Wrecking Crew), 1970. Todos foram exibidos no Cine Santanópolis, em Feira de Santana.
Como se sabe, inserido na onda de agentes secretos, iniciada com o inglês 007, James Bond, o cinema americano apareceu com Matt Helm. "Acompanhe o agente secreto Matt Helm do quarto ao caos, com armas, mulheres e dinamite!", dizia o anúncio no lançamento.
O filme começa com deslumbrantes garotas dançando coreografias sensuais, encenadas por uma morena de azul (Mary Jane Mangler), uma loira de azul (Larri Thomas) e a "estrela convidada" de vermelho (Cyd Charisse, que mais tarde aparece como Sarita, cantora e dançarina de uma boate).
Na ação, com aventura, ficção científica e paródia, com armas estranhas e muitas mulheres, o agente secreto quase aposentado Matt Helm (Dean Martin) é convendido pelo chefe do Serviço de Inteligência e Contraespionagem ICE) MacDonald (James Gregory), contando com uma ex-parceira ataente para seduzi-lo, Barbara (Nancy Kovac). O objetivo é impedir que uma organização maligna, a Big O, chefiada por Tung Tze (Victor Buono) inicie a Terceira Guerra Mundial detonando uma bomba atômica sobre Alamogorgo, Novo México. Só Matt Helm pode impedir o plano nefasto chamado "Operação: Consequências". Ele conta com a ajuda, ou não, de duas agentes: Gail Hendricks (Stella Stevens) e Tina (Daliah Lavi). Ambas que se envolvem romanticamente com Helm.
Ainda aparecem as belas garotas Beverly Adams, como Lovely Kravezic, a secretária de Matt Helm, mais Amadee Chabot, Anna Lavele, Carol Cole, Grace Lee, Margie Nelson e Inga Neilsen, como uma estátua que se move quase nua. E tem as slaygirls - que "vão te deixar sem fôlego", como foi anunciado no lançamento: Barbara Burgess, Gay MacGill, Gigi Michael, Jan Watson, Karen Lee, Margareth Teele, Marilyn Tindall, Pamela Rodgers, Rita Thiel, Victoria Lockwood e Virginia Ann Ford.
Ainda no elenco: Arthur O'Connell, Robert Webber, Roger C. Carmel, Richard Devon, David Bond, Robert Burton, Todd Armstrong e Nelson Leigh, entre outros.
Curiosidades
Trata-se do primeiro filme a apresentar uma cena pós-créditos, um recurso que seria usado com mais frequência nos anos seguintes, especialmente a partir de 2000.
Os quatro filmes da série Matt Helm foi citada como uma das principais inspirações para as comédias de espionagem de Austin Powers, entre 1990 e início dos anos 2000.
Numa cena, banca de revistas do hotel está cheia de livros da série Matt Helm, de Donald Hamilton, na qual o filme é baseado.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Revisão do western "Marcados Pela Vingança"
Revisão do western "Marcados Pela Vingança" (The Revengers), de Daniel Mann, 1972. Como está explícitos nos títulos original e brasileiro, vingança é o tema. Tem muita ação,explosões, sangue, tiroteios, violência. Tensão do início ao fim. No lançamento, foi fracasso de bilheteria. Em Feira de Santana, foi exibido no Cine Íris, em 1973. Foi o filme visto número 1.564, como anotado em caderno.
Após sua família ter sido massacrada por homens brancos, índios comanches e comancheros, a vida do pacífico rancheiro John Benedict (Wiiliam Holden) é destruída. Ele reúne um grupo de seis condenados, criminosos violentos e desonestos, retirados de uma prisão mexicana, para formar seu bando e perseguir os responsáveis pela morte de sua mulher (Lorraine Chanel), seu primogênito, Morgan (James Daughton) e mais duas garotas e um menino.
O grupo é formado pelo ianque Hoop (Ernest Borgnine), o ex-escravo Job (Woody Strode), o mestiço Chamaco (Jorge Luke), o francês Quiberon (Roger Hanin), o alemão Zweig (Rene Koldehoff) e o mexicano Cholo (Jorge Martinez de Hoyos).
Em seu último filme, Susan Hayward faz uma enfermeira solteirona que cuida de Benedict e se apaixona por ele.
Ainda no elenco: Arthur Hunnicutt, Warren Vanders, Larry Pennell, John Kelly e Scott Holden, filho de William Holden na vida real.
Teatros sem teatro
Feira de Santana tem teatros! Muitos teatros. Mas, encenações teatrais passam longe dos espaços. Nas solenidades de inauguração dos três teatros mais recentes, por exemplo, concertos e shows musicais.
Teatro Municipal Margarida Ribeiro - Inaugurado em novembro de 1982. Reinaugurado em 25 de setembro de 2008. Capacidade 327 lugares.
Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim - Inaugurado em 1992. Capacidade 320 lugares.
Teatro de Arena do Centro de Cultura Amélio Amorim - Inaugurado em 1992. Capacidade 2.700 lugares.
Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) - Capacidade 250 lugares.
Teatro Universitário do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) - Inaugurado em 1995. Capacidade 220 lugares
Teatro de Arena do Cuca - Inaugurado em 1995. Capacidade 100/150 lugares
Teatro Angela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro - Inaugurado em 2004. Reinaugurado em 14 de abril de 2016. Capacidade 327 lugares.
Teatro Frei Félix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão. Inaugurado em 2010. Capacidade 212 lugares.
Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc) - Inaugurado em 18 de julho de 2019. Capacidade 296 lugares.
Teatro do Centro de Convenções - Inaugurado em 16 de dezembro de 2024. Capacidade 665 lugares.
Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) - Inaugurado em 10 de dezembro de 2025. Capacidade 931 lugares.
Além desses onze teatros relacionados, existem outros espaços em colégios públicos e particulares.
Lembrando que no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Feira de Santana contava com movimento teatral forte e não contava com espaços para as encenações, a não ser o palco do Cine Santanópolis, do auditório da Rádio Cultura e um e outro local.
Último evento do ano da Academia Feirense de Letras
Nesta sexta-feira, 12, o último evento oficial da Academia Feirense de Letras do ano de 2025. "Com gratidão e alegria por estarmos juntos e unidos ao longo do ano, antecipadamente, em nome da direção da AFL, agradeço as presenças no evento", diz o presidente João Batista de Cerqueira. Será no Casarão Fróes da Motta, a partir das 17h30.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Assista "100 Anos: Casarão Fróes da Motta"
Na noite de quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, foi lançado o documentário "100 Anos: Casarão Fróes da Motta", que trata sobre a história desse patrimônio histórico. Rey Bacelar dirigiu a partir de roteiro de Edson Borges.
Assista: https://drive.google.com/.../1smVW0Oc4XsOvLP0NaEGVRFcyMjp...
Pré-venda da pré-estreia de "Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada"
Semana de 25 a 31 de dezembro, sessões às 13, 14 e 15 horas, 16h05 e 18h10, no Orient CinePlace Boulevard
A Orient Cinemas anunciando a pré-venda para a pré-estreia nacional da animação "Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada" (The SpongeBob Movie: Search For Square Pants), nO Orient CinePlace Boulevard, com cópia dublada, duração de 96 minutos, com sessões às 13, 14 e 15 horas, 16h05 e 18h10, com classificação livre.
Estreia de "Jesus, A Luz do Mundo"
Em Feira de Santana, no Orient CinePlace Boulevard, com sessões às 13h30 e 18h15 (menos na quarta-feira, 17). No sábado, 13, às 15h40.
Revisão de "Matt Helm Contra o Mundo do Crime"
Revisão da comédia de espionagem "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" (Murderer's Row), de Henry Levin, 1966. Com a onda de agentes secretos, iniciada com o inglês 007, James Bond, o cinema americano apareceu com Matt Helm. Este é o segundo filme da série, que foi iniciada com "O Agente Secreto Matt Helm" (The Silencers), 1966. Os dois últimos foram "Emboscada Para Matt Helm" (The Ambushers), 1967, e "Arma Secreta Contra Matt Helm" (Rhe Wrecking Crew), 1970. Todos foram exibidos no Cine Santanópolis, em Feira de Santana.
Na ação, com aventura, ficção científica e paródia em locações luxuosas, armas estranhas e muitas mulheres, habilidoso agente Matt Helm (Dean Martin) morre tragicamente em sua banheira, junto com Miss January (Corinne Cole), deixando belas mulheres de luto, as misses February (Mary Jane Mangler), Mars (Amadee Chabot), April (Luci Ann Cook), May (Marilyn Tindall), June (Dee DuffY), July (Jan Watson), August (Rena Horten), September (Mary Hughes), October (Dale Brown), November ( Lynn Hortoch) e December (Barbara Burgess).
Entretanto, tudo não passa de uma farsa engendrada pelo chefe do Serviço de Inteligência e Contraespionagem ICE) MacDonald (James Gregory) para sua mais recente missão ultrassecreta: encontrar o cientista Norman Solaris (Richard Eastham), detentor do raio laser de hélio, poderoso o suficiente para destruir um continente inteiro. Aparentemente, Solaris foi sequestrado por uma organização criminosa chefiada por Julian Wall (Karl Malden), que anda sempre acompanhado da bela assistente Coco Duquete (Camila Sparv) e do guarda-costas Ironhead (Tom Reese). As pistas levam Matt Helm à Côte d'Azur. E ele conta com ajuda da filha do cientista, a também bela Suzie (Ann-Margret)
Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard
Por Dimas Oliveira e Milena Batista
JESUS A LUZ DO MUNDO (Light of ther World), de Tom Bancroft e John J. Schafer, 2025. Animação. Quando um jovem chamado João busca ajuda para pagar os impostos de sua família, ele encontra um homem que mudará sua vida: Jesus. Acompanhado por outros discípulos como Pedro e Tiago, João vive uma aventura que marcará a história para sempre. Cópia dublada. Duração: 90 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13h30 e 18h15 (menos na quarta-feira, 17). No sábado, 13, às 15h40.
RELANÇAMENTO
HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (Harry Potter and the Goblet of Fire), de Mike Newell, 2005. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson. Ação e fantasia. Em seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry Potter é misteriosamente escolhido para participar do perigoso Torneio Tribruxo. Entre dragões, sereianos e desafios mortais, o jovem bruxo encara uma jornada que mudará para sempre o rumo do mundo mágico. Cópia dublada. Duração: 157 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horários: 17h30 e 20h30, reexibição por um dia, no sábado, 13.
CONTINUAÇÕES
FIVE NIGHTS AT FREDDY'S 2 (Five Nights at Freddy's 2), de Emma Tammi, 2005, com Josh Hutcherson, Elizabeth Lail e Piper Rubio. Terror. Um ano depois do pesadelo na Freddy Fazbear's Pizza, Abby foge para se reconectar com seus amigos animatrônicos, revelando segredos obscuros sobre a verdadeira origem de Freddy's e libertando um horros escondido há décadas. Segunda semana. Cópia dublada.Não é recomendado para menores de 14 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 14 horas (no sábado, 13, às 13h50), 16h15 (no sábado, 13, às 16h10), 18h30 (na quarta-feira, 17, às 18h15) e 20h45 (na quarta-feira, 17, às 20h30).
ZOOTOPIA 2 (Zootopia 2), de Jared Bush e Byron Howard, 2025. Animação. Agora parceiros inseparáveis, a coelha Judy Hopps e a raposa Nick Wilde enfrentam o desafio mais perigoso de suas carreiras: solucionar os rastros deixados por Gary, uma serpente misteriosa. Terceira semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 108 minutos. Horários: 13h30, 15h50, 18h10 e 20h30. Na quarta-feira, 17, às 14h20, 16h40 e 18h20.
WICKED: PARTE II (Wicked For Good), de John M. Chu, 2025. Com Ariana Grande, Cynthia Erivo e Jeff Goldblum. Fantasia. Após desafiar o regime totalitário do Mágico de Oz, Elphaba precisa lidar com sua identidade como a "Bruxa Má do Oeste", vivendo no exílio e escondida na floresta. Enquanto isso, o Mágico concedeu a Glinda o título de "Bruxa Boa do Norte" e o status público de defensora da nação contra Elphaba. As duas precisam tomar decisões que selarão seu destino. Quarta semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 137 minutos. Horários: 13h30 e 20h15. No sábado, somente às 13 horas.
FILME DA SEMANA - PREÇO ÚNICO R$ 10,00
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Lançado documentário "100 Anos do Casarão Fróes da Motta
Plateia, de pé, se manifesta com aplausos
1. Rey Bacelar e Edson Borges fazem introdução
2 e 3. Convidados lotam espaço do Casarão Fróes da Motta
4. Integrantes da família Fróes da Motta com realizadores
5. Rey Bacelar e Edson Borges com Angelo Pinto, Vivaldo Lima e Carlos Brito
6. Rey Bacelar com o jornalista Dimas Oliveira
Fotos de Angelo Pinto
Na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, aconteceu o lançamento do documentário "100 Anos: Casarão Fróes da Motta", que trata sobre a história desse patrimônio histórico. O trabalho tem a direção de Rey Bacelar, sendo roteirista o jornalista Edson Borges, que fizeram rápida introdução precedendo a exibição.
Antes da exibição do documentário, foi apresentado um clipe sobre a Cerqueira Home Center, que completa 100 anos como o Casarão. Durante o evento foi distribuído o número 7 do "Informativo Fundação Senhor dos Passos", destacando o Projeto Cinema no Casarão. Foi servido coquetel aos presentes.
Um público seleto de convidados marcou presença na noite cultural, lotando o espaço de eventos. justamente do Casarão Fróes da Motta, com representantes de diversos segmentos da sociedade feirense, além de vários membros da família Fróes da Motta.
Segundo Rey Bacelar, a ideia do projeto surgiu na tentativa de resgatar a história do último casarão residencial existente na cidade, obtendo apoio de uma empresa comercial centenária de Feira de Santana, a Cerqueira Home Center, além de O Boticário, além da Fundação Senhor dos Passos e vários outros parceiros que colaboraram de forma individual, tornando possível a concretização do documentário.
Como disse Rey Bacelar, o filme busca reconstruir a trajetória do imóvel que "serviu de palco a decisões políticas importantes e até de abrigo para armas escondidas em sua cisterna durante períodos de instabilidade. O casarão, com sua imponência arquitetônica, representa não apenas a história de uma família tradicional, mas também a própria formação política e urbana da cidade."
"Um trabalho belíssimo, com utilização da inteligência artificial (IA) para dar movimento a fotos do século passado, encantando a todos os presentes", considerou Marilene Barreto, dirigente da Fundação Senhor dos Passos.
O documentário apresenta o testemunho de várias pessoas, à exemplo da bisneta de Agostinho Fróes da Mota Maria Marta Fróes da Motta, advogado Celso Pereira, artista plástico e publicitário Vivaldo Lima - que trabalhou na última restauração do Casarão -, historiador Sidney Araújo, além de Carlos Brito, membro da Fundação Senhor dos Passos, um dos responsáveis pelo incentivo para adquição e restauração da Villa Fróes da Motta, que ele denomina como "a joia da coroa da Princesa do Sertão".
O documentário conduz a um tempo em que Feira de Santana vivia sua fase inicial de uma cidade onde o comércio de fumo era a atividade principal, sendo este o motivo que levou o Coronel Agostinho Fróes da Motta a visitar a Alemanha e de lá trazer a idéia de construir o casarão. O documentário ressalta que o Casarão Fróes da Motta foi palco de grandes decisões políticas de Feira de Santana, em reuniões que aconteciam sob a condução do Coronel Agostinho Fróes da Motta e posteriormente por seu filho Eduardo Fróes da Motta.
O sentimento da plateia, de pé, se manifestou com aplausos pelo trabalho apresentado. "A preservação da memória é a melhor forma de se perpetuar a história de um povo".
Nesta quinta-feira, 11, o documentário será disponibilizado no YouTube.
Presenças
Realizadores do documentário Rey Bacelar com Ediane, e Edson Borges com Constanza; membros da família Fróes da Motta, como Maria das Graças Almeida Fróes da Motta (Gracita), Maria Marta Fróes da Motta (Martita), Maria Hermelinda Fróes da Motta (Lili), Eduardo Fróes da Motta, Lilian Fróes da Motta; presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles das Mercês Marques, vice-presidente Marilene Carneiro Barreto com Cícero, diretor de Relações com Entidades Antonio Washington Almeida com Mabian; professor Carlos Brito, fotógrafo Angelo Pinto, historiador Carlos Mello, casais Luciano Ribeiro e Valdna com os filhos Pedro e, Pititiu Miranda e Ivany Cerqueira, Vivaldo Lima e Sra., Mauricio Carvalho e Sra., mais Patricia Cerqueira, Ozana Barreto, Gilmara Almeida, Aldo Filgueiras, Antonio Pereira da Cruz Neto, Cezar Oliveira, Johny Guimarães, Jorginho Mello, José Raimundo de Azevêdo, Miguel Dórea, Thiago Sankey, Volney Menezes, Wiram Mendes, entre outros.
Com a colaboração de Marilene Carneiro Barreto
Estudantes de Feira de Santana são os campeões do Outdoor Universitário 2025
Grande final foi realizada em Salvador, na sede da Viamídia Publicidade;
dupla campeã ganhou estágio, notebook e troféus
Os estudantes de publicidade e propaganda do Centro Universitário Anísio Teixeira (Unifat), em Feira de Santana, Geovane Souza e Hannah Rios, são os grandes campeões do Outdoor Universitário 2025, projeto realizado pela Central de Outdoor Seccional Bahia, que contou com a grande final realizada na sede da Viamídia Publicidade, localizada no bairro do Jardim Apipema, em Salvador.A dupla, que já conquistou este ano o Prêmio Central de Outdoor 2025, em São Paulo, venceu cinco etapas do Outdoor Universitário, dominando amplamente o concurso. Eles ainda garantiram um estágio na cidade, na Artecapital Propaganda - vaga essa mediada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) -, além de um notebook e dois troféus e certificados.
"Foi um ano mágico, de muita superação. Agradeço muito o apoio da minha família e amigos. Me sinto muito honrada com essa premiação, por estar representando Feira de Santana. Viver tudo isso é um impulso e me faz querer sempre mais, chegando a lugares que nunca imaginei antes", celebrou Hannah.
"Muitas portas já estão se abrindo com essas conquistas, principalmente no universo do outdoor, que tem uma relação tão forte com a Bahia, que é a minha casa e onde reside meu coração. E como tenho vontade de mostrar meus trabalhos em outros lugares, quero levar o DNA da minha terra mundo afora produzindo para a mídia exterior", destaca Geovane.
Para o presidente da Central de Outdoor da Bahia, Vinícius Linhares, o evento é um sucesso por conta da união de esforços do setor. "Agradeço a todo mundo que faz esse projeto acontecer, as agências, exibidoras, entidades. Você percebe com essas atitudes que há um movimento em curso para manter a Bahia em evidência. E o Outdoor Universitário é parte disso", celebra.
O segundo lugar ficou com um trio da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Ianne Vitória, Jennifer Nunes e Yara D'Avila, que também são estudantes de publicidade e propaganda. Eles receberam um certificado de reconhecimento.
Emanuel Peixoto, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unifat, destacou a importância de iniciativas como o Outdoor Universitário. "Como educador, tento ao máximo incentivar os meus alunos a terem experiências fora da sala de aula. Por isso, projetos como esse são cruciais para a formação dessas pessoas", comentou.
Chico Araújo, coordenador dos cursos de Comunicação da Ucsal, reforça que os alunos da instituição são muito engajados e participativos, e que isso, com certeza, é um dos fatores para a universidade aparecer com tanta força no concurso. "Logo depois da pandemia venho notando que os estudantes estão respondendo muito bem os estímulos que saem da sala de aula. Isso tem um efeito enorme. Ano passado a dupla ganhadora veio da nossa instituição. Este ano levamos a prata. Isso significa que uma geração interessante de novos talentos da Bahia está se formando", explica.
Todos os trabalhos enviados pelos estudantes foram avaliados por um júri. Foram eles: Paula Carvalho (Abap-BA), Paulo Coelho (Sinapro-Bahia), Lucas de Ouro (CCBA), Juliana Jozzolino (Rede Bahia) e Cristiana Chaves (Grupo de Mídia da Bahia). O Outdoor Universitário 2025 foi uma realização da Central de Outdoor Seccional Bahia e teve apoio de parceiros locais, como a Hike Creative Company, Uranus2 e Zoom Imagem, além do objetivo de incentivar o talento e a criatividade e desenvolvimento de estudantes.
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Pré-venda para pré-estreia e lançamento de "Avatar: Fogo e Cinzas"
Pré-estreia na quarta-feira, 17; lançamento entre 18 e 22, no Orient CinePlace Boulevard
Uefs inaugura Teatro nesta quarta-feira
Chega enfim o anúncio tão aguardado: a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulga a data em que as cortinas do seu Teatro serão abertas ao público. Uma cerimônia na próxima quarta-feira, 10, às 18 horas, vai marcar a entrega deste novo espaço, que materializa um desejo cultivado por anos.


















.png)













.jpg)
.jpg)


