Faleceu no sábado, 4, em Brasília, onde morava há tempos, o professor universitário Péricles Luiz Cunha, linguista de formação, aos 77 anos. Ele teve atuação cultural em Feira de Santana e Salvador nos anos 60. Estudou no Colégio Estadual e participou da política estudantil na época. Possuia graduação em Letras Vernáculas com Francês pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1977, e mestrado em Linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 1987. Era professor assistente do Instituto de Linguística Línguas Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), principalmente atuando nos temas: discurso, gêneros textuais, interacionismo sociodiscursivo, gêneros jornalísticos e interação socioverbal. Estava com doutorado em andamento em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
domingo, 5 de janeiro de 2025
Morte de Péricles Luiz Cunha
Faleceu no sábado, 4, em Brasília, onde morava há tempos, o professor universitário Péricles Luiz Cunha, linguista de formação, aos 77 anos. Ele teve atuação cultural em Feira de Santana e Salvador nos anos 60. Estudou no Colégio Estadual e participou da política estudantil na época. Possuia graduação em Letras Vernáculas com Francês pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1977, e mestrado em Linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 1987. Era professor assistente do Instituto de Linguística Línguas Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), principalmente atuando nos temas: discurso, gêneros textuais, interacionismo sociodiscursivo, gêneros jornalísticos e interação socioverbal. Estava com doutorado em andamento em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard
Por Dimas Oliveira e Milena Batista
LANÇAMENTO NACIONAL
NOSFERATU (Nosferatu), de Robert Eggers, 2024. Com Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult, Bill Skarsgard, Aaron Taylor-Johnson e Willem Dafoe. Horror. Na Alemanha do século XIX, um conto gótico sobre a obsessão entre uma jovem mulher assombrada e o aterrorizante vampiro da Transilvânioa apaixonado por ela e que a persegue, trazendo consigo um horror incalculável. Cópia dublada. Duração: 133 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horário: 21 horas.
CONTINUAÇÕES
O AUTO DA COMPADECIDA 2, de Guel Arraes, 2024. Com Matheus Nachtergaele. Selton Mello, Taís Araujo e Virginia Cavendish. Comédia. Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente? Segunda semana. Duração: 113 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horários: 13h50, 16h10, 18h30. 20h30 e 20h50.
SONIC 3: O FILME (Sonic the Hedgehog 3), de Jeff Fowler, 2024. Com Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter e Krysten Ritter. Live action e animação. Sonic, Knuckles e Tails se reúnem contra um novo e poderoso adversário, Shadow, um vilão misterioso com poderes diferentes de tudo o que já enfrentaram antes. Com suas habilidades excepcionais, a Equipe Sonic busca uma aliança improvável. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 110 minutos. Classificação: livre. Horários: 13h40, 16 horas, 18h20 e 20h40.
MUFASA: O REI LEÃO (Mufasa: The King Lion), de BarryJenkins, 2024. Animação. Mufasa, um filhote perdido e sozinho, conhece um simpático leãozinho chamado Tala, o herdeiro de uma linhagem real. O encontro casual dá início a uma jornada transformadora de um grupo de desajustados em busca de seus destinos. Terceira semana. Cópia dublada. Duração: 118 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13h05, 15h30 e 18 horas.
MOANA 2 (Moana 2), de David G. Derrick Jr, Jason Hand e Dana Ledoux Miller, 2024. Animação. Após receber um chamado de seus ancestrais, Moana parte em uma jornada nos mares distantes da Oceania, desbravando águas perigosas, rumo a uma aventura diferente de todas as que já viveu. Sexta semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 100 minutos. Horários: 13, 15, 17 e 19 horas.
Janeiro Branco promove atenção à saúde mental materna com inauguração dos Ambulatórios de Pré-Natal Psicológico na Bahia
Rede Mater Dei lança serviços pioneiros voltados à prevenção da depressão pós-parto e fortalecimento emocional de gestantes e famílias
A saúde mental de gestantes e casais grávidos recebe um novo olhar no Janeiro Branco com a inauguração dos dois primeiros Ambulatórios de Pré-Natal Psicológico da Bahia. O primeiro, lançado em novembro de 2024 no Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), é seguido pela abertura de uma nova unidade no Mater Dei Emec, em Feira de Santana, prevista para o início de 2025. Com foco na prevenção de quadros como depressão pós-parto e baby blues, essas iniciativas pioneiras oferecem suporte integral às gestantes e suas famílias, transformando a forma como a saúde mental é abordada no contexto pré-natal.
Assessoria de Imprensa: Cinthya Brandão e Carla Santana
Enviado por Reinaldo Oliveira
Western clássico para ser visto várias vezes
Gary Cooper, Julie London e Jack Lord em cena crucial de "O Homem do Oeste"
"O Homem do Oeste" (Man of the West) de Anthony Mann, 1958, foi mais uma vez revisto nesta sexta-feira, 3 - a visão foi no Cine Íris, nos anos 60. Trata-se de um western vigoroso com poucos clichês do gênero, que questiona os mitos do far-west. Um clássico, reconhecido até por Jean-Luc Godard no "Cahiers du Cinema".
Link Jones (Gary Cooper) é um vaqueiro que viaja para contratar uma professora para a sua cidade. Ele é deixado para trás, juntamente com a cantora Billie Ellis (Julie London), e o trapaceiro Sam Beasley (Arthur O’Connell), por um trem que fugiu de um assalto frustrado.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Revisão de "Rio, Zona Norte"
Atletas baianos conquistam vitórias importantes
Nadador Diego Albuquerque é o novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), kickboxer Carol Sousa venceu o Pan-Americano do Chile e velejadores baianos foram hexacampeões do Norte-Nordeste de vela
Crédito da imagem 3: Acervo Diego Albuquerque.
O fim de ano reservou grandes novidades para o esporte da Bahia. O nadador soteropolitano Diego Albuquerque foi eleito como presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA); a atleta de kickboxing, Carol Sousa, venceu o Pan-Americano do Chile na categoria K1 Style 70kg, e se classificou para o World Games 2025, evento poliesportivo reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que será disputado na China; e os velejadores baianos Juliana Duque e Rafael Martins conquistaram o hexacampeonato do Norte-Nordeste de vela Classe Snipe, realizado em Aracaju-SE. Todos os esportistas são patrocinados pela Petrobahia, através do programa FazAtleta.
No caso de Diego Albuquerque, o baiano se elegeu presidente na chapa 1, ao lado do vice-presidente Marcelo Falcão, que já atuou como árbitro e presidente da Federação Aquática Pernambucana (FAP). No novo mandato, o objetivo será modernizar a CBDA e focar na assistência ao atleta. "Nosso intuito é potenciar as 27 federações e expandir nossas modalidades pelos estados, sem esquecer de possibilitar meios para os atletas terem seus patrocínios. Como nadador ainda em atividade e apoiado pela Petrobahia sei da importância disso", explica o gestor, que também vinha presidindo a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) há oito anos.
Já Carol vai disputar o World Games em agosto de 2025 em Chengdu, na China. O evento poliesportivo é um dos mais importantes do mundo, e inclui esportes que não fazem parte das olimpíadas. Ela conquistou a vaga das américas após derrotar lutadoras da Venezuela e Estados Unidos no Pan-Americano disputado em Santiago, no Chile. Para conquistar a vaga, Carol teve que vencer o Campeonato Brasileiro e uma seletiva interna, chamada de camp, com outras atletas e treinadores da seleção. "Estou muito feliz em viver esse momento e poder me juntar à delegação do Brasil numa competição tão importante. Com certeza essa vitória vai me dar mais visibilidade e crescimento dentro do esporte", celebra a atleta.
Também quem conquistou vitórias importantes para a Bahia foram Juliana Duque e Rafael Martins. Após a conquista do hexacampeonato do Norte-Nordeste de vela Classe Snipe, em terras sergipanas, a dupla de velejadores estão se preparando agora para o Grand Prix Vila Moura, que será disputado em Portugal. "Este evento será preparatório para o circuito anual, que será disputado em abril de 2025 em Palma de Mallorca, na Espanha. A diferença é que desta vez vamos disputar pela classe 470", explica Rafael Martins.
Programa FazAtleta
Algo em comum entre Diego, Carol, Juliana e Rafael é que os quatro integram o programa FazAtleta e são patrocinados pela Petrobahia. Para a supervisora de marketing da empresa, Andreia Lucas, notícias boas como essas são um incentivo para a companhia seguir parceira do projeto. "Trata-se de esportistas que estão levando o nome da Bahia para outros estados e também para o exterior. E como somos uma empresa com DNA 100% baiano, nos sentimos vitoriosos também. Nosso desejo é que essa nova geração de atletas que está chegando tenha eles como inspiração, para crescerem e se desenvolverem ainda mais dentro do mundo do esporte".
Diego reforça que o patrocínio da Petrobahia foi fundamental para ele chegar ao patamar atual. "Alcancei muitos resultados nacionais e internacionais por conta desse apoio, que é fundamental e decisivo para o atleta se preparar melhor e chegar mais pronto para competir e vencer. Na minha candidatura levantei muito a bandeira da importância do apoio de empresas para os esportistas. Minha intenção como presidente da CBDA será orientar as federações estaduais nesse aspecto, para que ajudem seus atletas a conseguirem ter o que tive".
"Por falta de apoio tinha pensado em desistir em diversos momentos. Por isso digo com absoluta certeza que não teria chegado aqui sem o apoio da Petrobahia, que me auxilia há muito tempo, permitindo que eu marque presença nas competições e consiga ter ciclos completos de treinamento. Inclusive, só pude participar do camp antes do Pan-Americano, em Cascavel, no Paraná, por conta desse apoio", destaca Carol.
Rafael Martins declara que esse apoio permite que ele e Juliana sejam atletas profissionais e possam trilhar o caminho necessário para disputar as Olimpíadas de 2028, que será em Los Angeles, nos Estados Unidos. "Para mim, falar desse patrocínio da Petrobahia é bem fácil, pois permite que vivamos apenas desse esporte e para esse esporte, o que significa ter tempo para treinar, comer, cumprir calendário e seguir em frente representando o Brasil em todo o mundo", reforça.
Além de Diego, Juliana, Rafael e Carol, outros atletas são apoiados pela Petrobahia através do programa FazAtleta. São eles: Bernardo Peixoto (Vela), Bruno Jacob (Motosurf) e Lisa e Sabrina Tosto (Hipismo).
Patrocínio de competições
Além do patrocínio de atletas, a Petrobahia apoia também a realização de eventos esportivos. Competições de natação, triatlo, maratona e rally contaram com o apoio da empresa ao longo de 2024. A próxima competição que terá participação da companhia será a Travessia Salvador-Itaparica.
"No caso da travessia, nos orgulhamos de ser a patrocinadora master da competição, que é super tradicional e é uma das mais importantes do calendário nacional da maratona aquática. Por saber que o esporte gera paixão e muda vidas, nosso objetivo é permitir que mais atletas surjam e que mais competições sejam realizadas", finaliza Andreia.
Enviado por Bruno Ganem
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Programas no primeiro dia do Ano Novo
Roteiro do Orient CinePlace Boulevard
Por Dimas Oliveira e Milena Batista
LANÇAMENTOS NACIONAIS
O AUTO DA COMPADECIDA 2, de Guel Arraes, 2024. Com Matheus Nachtergaele. Selton Mello, Taís Araujo e Virginia Cavendish. Comédia. Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente? Duração: 113 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horários: 14 horas, 16h15, 18h35 e 20h55.
SONIC 3: O FILME (Sonic the Hedgehog 3), de Jeff Fowler, 2024. Com Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter e Krysten Ritter. Live action e animação. Sonic, Knuckles e Tails se reúnem contra um novo e poderoso adversário, Shadow, um vilão misterioso com poderes diferentes de tudo o que já enfrentaram antes. Com suas habilidades excepcionais, a Equipe Sonic busca uma aliança improvável. Cópia dublada. Duração: 110 minutos. Classificação: livre. Horários: 14 horas, 16h20, 18h40 e 20h50.
MUFASA: O REI LEÃO (Mufasa: The King Lion), de BarryJenkins, 2024. Animação. Mufasa, um filhote perdido e sozinho, conhece um simpático leãozinho chamado Tala, o herdeiro de uma linhagem real. O encontro casual dá início a uma jornada transformadora de um grupo de desajustados em busca de seus destinos. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 118 minutos. Classificação: Livre. Horários: 15 horas, 17h30 e 20 horas.
MOANA 2 (Moana 2), de David G. Derrick Jr, Jason Hand e Dana Ledoux Miller, 2024. Animação. Após receber um chamado de seus ancestrais, Moana parte em uma jornada nos mares distantes da Oceania, desbravando águas perigosas, rumo a uma aventura diferente de todas as que já viveu. Quinta semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 100 minutos. Horários: 14h30, 16h40 e 18h50.
KRAVEN: O CAÇADOR (Kraven the Hunter), de J. C. Chandler, 2024. Com Aaron Taylor-Johnson, Russell Crowe. Ação. a complexa relação de Kraven com o pai, Nikolai Kravinoff, o leva a uma jornada de vingança, com consequências brutais, o motivando a se tornar um dos maiores caçadores do mundo. Terceira semana. Cópia dublada. Duração: 126 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horário: 20h50