Reaberta na noite de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva (Foto: Washington Nery/ Secom) foi totalmente revitalizada e com climatização em seus espaços.
Antes do descerramento de placa e falas do prefeito José Ronaldo e do secretário de Cultura Cristiano Lobo, a cantora Talitha Costa, acompanhada do pianista Júnior Silva e o violinista Neemias Cruz, entoou maviosamente "Emoções", de Roberto Carlos: "Quando eu estou aqui/ Eu vivo esse momento lindo/...", prenunciando emoções e instantes mamoráveis. Ela também cantou o Hino Nacional Brasileiro.
Na reabertura, o prefeito José Ronaldo contou satisfeito que "eu me lembro quando eu vinha aqui pesquisar no início dos anos 70, e era um calor enorme. Isso aqui, no horário das duas horas, fazia um calor gigantesco. Mas isso não tem mais. Agora está tudo climatizado”.
Ele prometeu que vai fazer uma grande doação de livros pessoais para a Biblioteca. "Eu vou presentear a Biblioteca com cerca de 150 livros que eu tenho em minha casa. São variados livros, que, ao longo da vida, nós adquirimos ou ganhamos".
"O prefeito José Ronaldo dá um presente de final de ano à população feirense com a reinauguração do equipamento, que está de portas abertas para receber o usuário - leitores, estudantes, pesquisadores e curiosos", disse Cristiano Lobo, secrerário de Culturea.
Presentes, familiares - entre netos (como Arnold Silva Neto e Itala Pitombo). e bisnetos de Arnold Silva -, deram testemunhos da história da Biblioteca, que "foi inicialmente construída com 'sobras de recursos' de final de ano da administração municipal, quando o homenageado foi prefeito de Feira de Santana."
A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva agora está vinculada à Secretaria de Cultura. Não mais à Fundação Egberto Costa.
Modernização também no acervo. Além dos milhares de livros físicos, são mais de um mil livros digitais - e-books fornecidos por 70 editoras (www.feiradesantana.tocalivros.com) - que podem ser acessados nos computadores da Biblioteca como na residência ou em aparelhos móveis dos usuários cadastrados.
A acessibilidade também está garantida, com elevador e pista tátil para acesso de deficientes. Além disso as placas de identificação dos espaços contam com sinalização em braille.
O funcionamento será das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, inicialmente.
Novos servidores serão colocados para o funcionamento satisfatório do equipamento.


Nenhum comentário:
Postar um comentário