Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-estreia na quarta-feira, 17, às 18h30

Pré-estreia na quarta-feira, 17, às 18h30
Lançamento de 18 a 22, às 16h10 e 20

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Lançado documentário "100 Anos do Casarão Fróes da Motta

Plateia, de pé, se manifesta com aplausos







1. Rey Bacelar e Edson Borges fazem introdução

2 e 3. Convidados lotam espaço do Casarão Fróes da Motta

4. Integrantes da família Fróes da Motta com realizadores

5.  Rey Bacelar e Edson Borges com Angelo Pinto, Vivaldo Lima e Carlos Brito

6. Rey Bacelar com o jornalista Dimas Oliveira

Fotos de Angelo Pinto

Na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, aconteceu o lançamento do documentário "100 Anos: Casarão Fróes da Motta", que trata sobre a história desse patrimônio histórico. O trabalho tem a direção de Rey Bacelar, sendo roteirista o jornalista Edson Borges, que fizeram rápida introdução precedendo a exibição.

Durante o evento foi distribuído o número 7 do "Informativo Fundação Senhor dos Passos", destacando o Projeto Cinema no Casarão. Foi servido coquetel aos presentes.

Um público seleto de convidados marcou presença na noite cultural, lotando o espaço de eventos. justamente do Casarão Fróes da Motta, com representantes de diversos segmentos da sociedade feirense, além de vários membros da família Fróes da Motta. 

Segundo Rey Bacelar, a ideia do projeto surgiu na tentativa de resgatar a história do último casarão residencial existente na cidade, obtendo apoio de uma empresa comercial centenária de Feira de Santana, a Cerqueira Home Center, além de O Boticário, além da Fundação Senhor dos Passos e vários outros parceiros que colaboraram de forma individual, tornando possível a concretização do documentário. 

Como disse Rey Bacelar, o filme busca reconstruir a trajetória do imóvel que "serviu de palco a decisões políticas importantes e até de abrigo para armas escondidas em sua cisterna durante períodos de instabilidade. O casarão, com sua imponência arquitetônica, representa não apenas a história de uma família tradicional, mas também a própria formação política e urbana da cidade."

"Um trabalho belíssimo, com utilização da inteligência artificial (IA) para dar movimento a fotos do século passado, encantando a todos os presentes", considerou Marilene Barreto, dirigente da Fundação Senhor dos Passos. 

O documentário apresenta o testemunho de várias pessoas, à exemplo da bisneta de Agostinho Fróes da Mota Maria Marta Fróes da Motta, advogado Celso Pereira, artista plástico e publicitário Vivaldo Lima - que trabalhou na última restauração do Casarão -, historiador Sidney Araújo, além de Carlos Brito, membro da Fundação Senhor dos Passos, um dos responsáveis pelo incentivo para adquição e restauração da Villa Fróes da Motta, que ele denomina como "a joia da coroa da Princesa do Sertão". 

O documentário conduz a um tempo em que Feira de Santana vivia sua fase inicial de uma cidade onde o comércio de fumo era a atividade principal, sendo este o motivo que levou o Coronel Agostinho Fróes da Motta a visitar a Alemanha e de lá trazer a idéia de construir o casarão. O documentário ressalta que o Casarão Fróes da Motta foi palco de grandes decisões políticas de Feira de Santana, em reuniões que aconteciam sob a condução do Coronel Agostinho Fróes da Motta e posteriormente por seu filho Eduardo Fróes da Motta. 

O sentimento da plateia, de pé, se manifestou com aplausos pelo trabalho apresentado. "A preservação da memória é a melhor forma de se perpetuar a história de um povo".

Nesta quinta-feira, 11, o documentário será disponibilizado no YouTube.

Presenças

Realizadores do documentário Rey Bacelar com Ediane, e Edson Borges com Constanza; membros da família Fróes da Motta, como Maria das Graças Almeida Fróes da Motta (Gracita), Maria Marta Fróes da Motta (Martita), Maria Hermelinda Fróes da Motta (Lili), Eduardo Fróes da Motta; presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles  das Mercês Marques, vice-presidente Marilene Carneiro Barreto com Cícero, diretor de Relações com Entidades Antonio Washington Almeida com Mabian; professor Carlos Brito, fotógrafo Angelo Pinto, historiador Carlos Mello, casais Luciano Ribeiro e Valdna com os filhos Pedro e, Pititiu Miranda e Ivany Cerqueira, Vivaldo Lima e Sra., Mauricio Carvalho e Sra., mais Patricia Cerqueira, Ozana Barreto, Gilmara Almeida, Aldo Filgueiras, Antonio Pereira Neto, Cezar Oliveira, Johny Guimarães, José Raimundo de Azevêdo, Miguel Dórea, Thiago Sankey, Volney Menezes, Wiram Mendes, entre outros.

Com a colaboração de Marilene Carneiro Barreto

Nenhum comentário: