Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

viagem sem retorno



por josé umberto
ele viajou a Vitória da Conquista pra assistir ao lançamento de 'Rastros de Ódio' (The Searchers, 1956, EUA), de John Ford na nobre sala do Cine Madrigal
a fita ainda não tinha sido lançada, na capital da Bahia, isso ainda na graça de 1963
- mas rapaz, você não poderia ter esperado mais um pouco?
tentando fazê-lo entender não se passar de uma ansiedade
- quem espera se desespera, sempre assim me respondia o estóico, irônico e tímido André Setaro, figura carioca cavalheiresca por hora abaianado embora, a essas alturas da vida já militante diário da crítica de cinema no jornal Tribuna da Bahia
ele se dirige à antiga Estação Rodoviária de Salvador {nas imediações do Mercado das Sete Portas}, para adquirir as passagens, passando por bondes onde os trilhos brilhantes circundavam os paralelepípedos descompostos das ruas
são 518 km e à época, em estrada de barro, os surrupiados ônibus interestaduais faziam o longo percurso em dez horas aproximadamente
uma senhora viagem! mas ele fazia qualquer sacrifício para assistir e se deliciar com o caubói tão badalado internacionalmente do mestre Ford e com a presença no elenco de John Wayne galopando pelo deserto mítico do Monument Valey, no Arizona, em Technicolor e no panorâmico Vistavision
era um atrativo, sem dúvida
e o meu amigo enfrentou a odisséica viagem sertão à dentro com bravura, disposição e coragem: um périplo de aventura extracinematográfica que poderíamos classificá-lo, em metalinguagem, de um 'filme' existencial dentro de uma marinete
André Setaro comeu o pão que o diabo amassou nesse trânsito, a maior parte noturno; teve dor de barriga, insônia, incidentes e conheceu passageiros, alguns divertidos, outros insuportáveis, podendo inclusive serem 'personagens' de uma dramaturgia picaresca, bizarra e licenciosa; padeceu em companhias desarmoniosas (para seu estilo cosmopolita soteropolitano) até despontar no nevoeiro gélido de Conquista (e André só levara cueca, meias e seu indefectível guarda-chuva), foi um sofrimento climático
passou à base de sanduíches e refrescos de caju
até chegar o instante magno de adentrar, enfim, o templo do Cine Madrigal, na sua imponência majestosa, no seu acolhimento e no seu sossego; buscou uma poltrona ao centro da sala, distanciado de poucos espectadores estranhos, ao que a seguir, segundo o ritual previsto, as luzes do ambiente começam a apagar paulatinamente enquanto o gongo bate com gravidade e a cortina diante da tela vai-se abrindo, se abrindo até a atmosfera do breu quase total
há um relaxamento de fundo similar ao onírico
a tela se projeta sobre o público na narrativa melancólica de um western moderno em que o personagem, anti-herói da jornada de nascimento de uma nação, se desloca no deserto carregando a sua sombra similar ao condenado Sísifo, antigo mito grego
josé umberto é cineasta e escritor

Nenhum comentário: