Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



Pré-venda para Pré-estreia

Pré-venda para Pré-estreia
Quarta-feira, 17, às 18h30 e 19 horas

sábado, 6 de dezembro de 2025

As seis edições do Cinema no Casarão


O Projeto Cinema no Casarão, criado e promovido pel
a Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, na Sala Dimas Oliveira do Casarão Fróes da Motta, ocorreu em seis oportunidades neste ano

O Cinema no Casarão foi efetivado quase que mensalmente, sempre com apresentações de documentários sobre a história de Feira de Santana, com acesso gratuito e aberto ao público em geral.

As seis edições

6. Em 28 de novembro, três documentários na programção: "Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da Cidade" (1957) e "Inauguração do Centro de Abastecimento" (1976), ambos do acervo de Dilson Barbosa, com palestra do fotógrafo e historiador Angelo Pinto; mais  "Ser Tão", de José Umberto (1980), com fala do jornalista e memorialista Dimas Oliveira. 

P. S. Nesta edição, foi afixada pelo presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques a placa com a nominação de Sala Dimas Oliveira ao espaço que acolhe o projeto no Casarão Fróes da Motta.

5. Em 10 de outubro, a exibição de dois documentários que resgatam a memória do Clube de Campo Cajueiro, instituição que marcou a vida social de Feira de Santana por três décadas. Foram apresentados os filmes "História do Clube de Campo Cajueiro - 30 anos (1962-1992)" e "Micareta do C.C.C. - 1981", com palestra do publicitário André Mascarenhas, que foi diretor social do clube.

P.S. Nesta edição, foi anunciada pelo presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques a nominação de Sala Dimas Oliveira ao espaço que acolhe o projeto no Casarão Fróes da Motta.

4. Em 29 de agosto, a exibição dos documentários "Norte e Nordeste: Vistas Variadas - 1926-1938", de Afrânio dos Santos, e "Os Pioneiros", de Oscar Santana. 1968, com apresentação do fotógrafo e professor Ângelo Pinto. 

3. Em 1 de agosto, exibição dos filmes "Um Crime na Rua", 1955, e "Como Nasce uma Cidade", 1973, ambos de Olney São Paulo. Contou com a palestra "Quem foi Olney São Paulo", pelo jornalista e memorialista Dimas Oliveira sobre o cineasta.

2. Em 6 de junho, exibição do documentário "150 Anos de História da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana", 2009, com palestra do médico João Batista Cerqueira, autor do documentário. 

1. Em 25 de abril, iniciando o projeto, exibição do documentário "O Profeta de Feira de Santana", de Olney São Paulo, 1971, que apresenta a carreira do pintor Raimundo de Oliveira (1930-1966). A apresentação foi do professor Carlos Brito.

Reconhecimento

"Externo sempre a alegria em ver concretizado um projeto que estava há algum tempo sendo idealizado por Carlos Brito e Ângelo Pinto" - Presidente da Fundação Senhor dos Passos, Péricles Marques

"É importante socializar esses registros cinematográficos a fim de que possam  servir às futuras gerações. Não se pode deixar a nossa história se perder, como também não se deve permitir que ela seja modificada, como se tem observado" - Professor e memorialista Carlos Brito, um dos criadores do projeto.

"Muito bom projeto.  Que bom que vai continuar" - Escritora Conceição Carvalho.

"Muito obrigado pelos momentos maravilhosos proporcionados" - Professor Antonio Pereira da Cruz Neto.

"O Casarão Fróes da Motta, restaurado e entregue à população, se consolida como espaço de celebração da cultura e da memória feirense. Um lugar de reunião de antigos frequentadores, pesquisadores e novos públicos interessados em conhecer um pouco mais da história de Feira de Santana" - Jornalista Everaldo Góes, no site "Feira Hoje".

O Cinema no Casarão não terá programação neste mês de dezembro. O projeto voltará no mês de fevereiro de 2016. 

Nenhum comentário: