Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Trump promete acabar com a “loucura transgênero” logo em seu primeiro dia de governo


Por Tyler Arnold

presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Foto: Rebecca Noble/ Getty Images), num discurso no domingo (22), prometeu assinar ordens executivas para acabar com as cirurgias transgênero em crianças, impedir que homens biológicos participem de esportes femininos e acabar com a promoção da ideologia de gênero nas escolas e nas forças armadas.

"Com um único traço da minha caneta, no primeiro dia, vamos acabar com a loucura transgênero", disse Trump no AmericaFest anual da Turning Point USA, em Phoenix.

"Sob a administração Trump, a política oficial do governo dos EUA será a de que há apenas dois gêneros: masculino e feminino", acrescentou. "Não parece muito complicado, não é?"

Os comentários de Trump no fim de semana refletem as promessas que o presidente eleito fez durante sua campanha presidencial de 2024. Suas declarações sugerem mudanças imediatas na política federal quando ele tomar posse como presidente em menos de um mês, em 20 de janeiro de 2025.

Joseph Meaney, bioeticista do National Catholic Bioethics Center dos EUA, disse à CNA, agência em inglês da EWTN News: "É bom saber que o presidente eleito Trump se comprometeu a tornar masculino e feminino os únicos gêneros reconhecidos pelo governo federal dos EUA".

"Isso reverterá a agenda radical que a administração Biden tentou implementar em favor da ideologia transgênero", disse Meaney.

O presidente eleito disse que as suas ordens executivas do primeiro dia incluirão o fim da "mutilação sexual infantil" nos EUA, uma referência às cirurgias transgênero feitas em crianças em cerca de metade do país.

As cirurgias transgêneros irreversíveis - que incluem cirurgias genitais para que sejam mais parecidos aos órgãos genitais do sexo oposto, cirurgias mamárias para remover seios saudáveis ​​de uma menina ou implante de próteses mamárias em meninos e outras cirurgias estéticas - ainda são legais para crianças em 24 estados do país.Segundo um relatório do grupo de vigilância médica Do No Harm, pelo menos 5.747 crianças foram submetidas a cirurgias transgênero entre 2019 e 2023. Este número baseia-se em dados disponíveis publicamente, mas os pesquisadores acreditam que o número é provavelmente mais elevado.

A administração do presidente Joe Biden tem apoiado médicos que fazem cirurgias transgêneros em crianças. O atual Departamento de Justiça, juntamente com famílias representadas pela União Estadunidense pelas Liberdades Civis, entrou com uma ação contra a proibição desses procedimentos no Tennessee. O caso está atualmente perante a Suprema Corte dos EUA.

Trump também disse: "Vamos manter os homens fora dos esportes femininos", referindo-se à possibilidade de homens biológicos participarem em esportes femininos em cerca de metade do país. Ele também disse que eliminaria a ideologia de gênero "de nossas escolas primárias, secundárias e preparatórias".

Isto também seria uma mudança radical das políticas da administração Biden. O Departamento de Educação de Biden reviu a sua interpretação das normas do Título IX, lei federal que protege contra a discriminação com base no sexo, para aplicar todas as proibições de discriminação sexual, incluindo a proibição de discriminação com base na "identidade de gênero" autoafirmada de uma pessoa. Estas regras de discriminação aplicam-se a escolas primárias e secundárias, universidades e outras instituições educativas.

No entanto, juízes de 26 estados suspenderam a aplicação das normas da administração Biden depois de os procuradores-gerais do estado terem apresentado contestações legais, alegando que o poder executivo não tem autoridade para redefinir a discriminação "sexo" para incluir a discriminação baseada na "identidade de gênero". Especialistas jurídicos alertaram que a nova norma derrubaria as políticas estaduais que restringem a prática de esportes, vestiários, banheiros e quartos apenas para mulheres e meninas biológicas.

Os funcionários da administração Biden trabalharam em novas normas que teriam proibido explicitamente as leis a nível estatal que restringem os esportes de meninas e mulheres unicamente a meninas e mulheres biológicas. No entanto, o governo retirou a proposta na sexta-feira, 20 de dezembro.

Trump também prometeu eliminar a ideologia transgênero do "exército". Sob a administração Biden, o Departamento de Defesa usou programas financiados pelos contribuintes para pagar as transições de gênero dos militares e das suas famílias. Durante o primeiro mandato de Trump, ele proibiu o exército de permitir que a maioria das pessoas com disforia de gênero servissem no exército, citando preocupações com a saúde mental e a prontidão militar.

    Tyler Arnold
    Tyler Arnold é repórter do National Catholic Register. Já trabalhou no site de notícias The Center Square e suas matérias foram publicadas em vários veículos, incluindo The Associated Press, National Review, The American Conservative e The Federalist.
    Fonte: https://www.acidigital.com/

Cinema na véspera de Natal

Roteiro do Orient CinePlace Boulevard

Por Dimas Oliveira e Milena Batista

LANÇAMENTO NACIONAL


MUFASA: O REI LEÃO
 (Mufasa: The King Lion), de BarryJenkins, 2024. Animação. 
Mufasa, um filhote perdido e sozinho, conhece um simpático leãozinho chamado Tala, o herdeiro de uma linhagem real. O encontro casual dá início a uma jornada transformadora de um grupo de desajustados em busca de seus destinos. Cópia dublada. Duração: 118 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13 e 14 horas e 15h30. 

CONTINUAÇÕES

KRAVEN: O CAÇADOR
 (Kraven the Hunter)
, de J. C. Chandler, 2024. Com Aaron Taylor-Johnson, Russell Crowe. Ação. a complexa relação de Kraven com o pai, Nikolai Kravinoff, o leva a uma jornada de vingança, com consequências brutais, o motivando a se tornar um dos maiores caçadores do mundo. Segunda semana. Cópia dublada. Duração: 126 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. Horário: 13 horas.


MOANA 2 (Moana 2), de David G. Derrick Jr, Jason Hand e Dana Ledoux Miller, 2024. Animação. Após receber um chamado de seus ancestrais, Moana parte em uma jornada nos mares distantes da Oceania, desbravando águas perigosas, rumo a uma aventura diferente de todas as que já viveu. Quarta semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 100 minutos. Horários: 13 e 15 horas, e 15h30.
Programação desta  terça-feira, 24/12

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Vislumbres de um Criador

Pelo Natal, esta mensagem de Abraão de Almeida:

"O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram pra frente. Por quê? Porque de outra forma seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso.
Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?
Deus. Esse mesmo Deus que coloca um punhado de argila no coração da terra, e, através da ação do fogo transforma-a em formosa ametista de alto valor. Esse mesmo Deus que coloca certa quantidade de carvão nas entranhas do solo, e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transforma esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos!
Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias?
Porque o Criador sabe como deve regular a natureza e jamais comete engano. Ele determinou que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta. Aquele que nos criou pode também nos dirigir. Somente aquele que fez o cérebro e o coração pode guia-los com êxito para um alvo útil.
A insondável sabedoria divina revela-se ainda nas coisas que poucos notam: A melancia tem número par de franjas. A laranja possui número par de gomos. A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos. O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar.
A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60 e 100. Pela sua maravilhosa sabedoria e graça, é assim que o Senhor determina à vida que cumpra os propósitos e os planos dele. Somente a vida sob o cuidado divino está a salvo de contratempos.
Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: Enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em poucos centímetros de raízes. Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplica-lo em edifícios e pontes.
Mas há maravilha ainda maior. O Criador toma o oxigênio e o hidrogênio ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, e os combina com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto. O resultado, porém, é o alvo e doce açúcar.
Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso. Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que Ele criou, pode também efetuar em nós um milagre ainda maior. Ele pode dar-nos um novo nascimento, fazendo novas todas as coisas. Ele pode tomar nossa vida triste, inútil e insípida, e torna-la alegre, útil e plena de significado para a glória dele.
Portanto, não se desespere. Não importa quão grave seja a sua condição física, moral ou espiritual. O Senhor Jesus, que 'ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre', só Ele tem a última palavra. Você pode experimentar um milagre! Tão somente creia nele, receba-o como seu único Senhor e Salvador, e coloque a sua vida nas mãos dele. A Bíblia diz: 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna'".

Boas Festas!


 

Pelo quarto ano consecutivo, o SBT News é a marca de jornalismo mais confiável do Brasil


SBT News mantém-se pelo quarto ano consecutivo na posição de marca mais confiável de jornalismo no Brasil. É o que aponta o Digital News Report 2024, realizado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, em parceria com a Universidade de Oxford. O Instituto Reuters faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais renomadas do mundo, e desenvolve pesquisas sobre o futuro do jornalismo mundial.
Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados confiam nas notícias veiculadas pelo portal que concentra a produção jornalística do SBT, incluindo as reportagens exibidas no SBT Brasil e no Primeiro Impacto. A confiança cresceu um ponto percentual em relação ao levantamento realizado em 2023.

Opinião pública sobre a credibilidade das marcas


Qual confiável é a marca? Apenas os veículos citados na tabela foram considerados na pesquisa. Na escala, 0 era "nada confiável" e 10 "totalmente confiável". A avaliação de credibilidade é subjetiva dos entrevistados, e as notas são o agregado da opinião pública, não uma avaliação objetiva de fatores de credibilidade.





Fonte: https://sbtnews.sbt.com.br/


Festive greetings from Rotana


 

Wishing you a joyful Holiday Season filled with peace, happiness, and all the warmth your heart can hold.

May the New Year bring you endless moments of love and light.
Your Festive Story begins with Rotana: Read More
Rotana
Rotana Hotel Management Corporation PJSC.
PO Box 95100, Abu Dhabi, United Arab Emirates.
www.rotana.com

Boas Festas!


 Enviado por Comunicação Feira de Santana - Embasa

Feliz Natal!


 

domingo, 22 de dezembro de 2024

Morre professor e poeta Cezar Ubaldo


Faleceu neste domingo, 22, o professor e poeta Cezar Ubaldo Oliveira de Araújo, aos 74 anos. Ele participou ativamente do movimento artístico de Feira de Santana nos anos 60 a 80, atuando e dirigindo peças teatrais e participando de filmes Super 8. Também participava do movimento literário. Era m
embro da Academia Feirense de Letras, da Academia Virtual de Arte Literária, e da Academia Independente Democrática de Escritores e Poetas.
Em 1967, atuou na peça "A Revolução dos Beatos", de Dias Gomes, com direção de Nemésio Garcia. Em 1969, atuou em "Pluft, o Dantsminha", de Maria Clara Machado, com direção de Geraldo Lima. 1971, participou do espetáculo de Franklin Maxado, "Lucas da Feira", no Teatro Margarida Ribeiro.
Em 1973, atuou nos filmes Super 8 "O Vampiro Ralipiu" e "Corpo a Corpo", de Dimas Oliveira. Em 1976, co-dirigiu com Dimas Oliveira, o Super 8 "Palhaços". Também em 1973, atuou em "Joãozinho e Maria", de Daniel Rocha, com direção de Aliomar Simas. 
Em 1975, atuou na peça infantil "Margarida do Castelo", de Nilda Maria Quadros, dirigida por Dimas Oliveira para o Grupo de Arte Teatral do Sesi (Gart-Sesi), encenada em espaço do Centro João Marinho Falcão, no Cruzeiro. Nesse mesmo ano, dirigiu o musical "Em Busca da Canção Mágica"
Em 1976, dirigiu a peça "O Jogo dos Bonecos de Carne", de sua autoria. Em1977, dirigiu a peça "O Cão Siamês de Alzira Power", de Antonio Bivar.
Em 1985, atuou em "Pinóquio", de Alceu Nunes, com direção de Aliomar Simas. Em 1987, dirigiu o espetáculo "Sinfonia Nordestina".

Agradecimento e retribuição

Blog Demais agradece e retribui as mensagens recebidas com votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Todos os gols do Botafogo no Brasileirão 2024


Fonte: GE

sábado, 21 de dezembro de 2024

A festa de Junior Santos em Conceição do Jacuípe










Momentos de Júnior Santos, no Estádio Roseirão, em Conceição do Jacuípe, terra natal do atacante do Botafogo, onde foi realizado jogo beneficente com seus amigos. A torcida organizada Feira Fogo marcou presença nas homenagens.

Fotos: Feira Fogo



O resgate do Natal

Clique no link:

https://www.instagram.com/reel/DD2CeobO0IW/?igsh=MTJsODNleHh0cHJ5dw==

Noel está de volta e em apuros mais uma vez! Passando pelos cenários icônicos de Feira de Santana em sua Harley, ele embarca em uma missão cheia de ação, humor e, acima de tudo, propósito. No caminho, uma mensagem especial é revelada: o verdadeiro significado do Natal não está nas coisas que fazemos, mas em quem celebramos. Não está nos presentes que podemos dar, mas em receber o presente maior que Deus nos deu. 


Júnior Santos em Conceição do Jacuípe para jogo beneficente


Conceição do Jacuípe será palco de um evento solidário e uma grande homenagem que promete movimentar a cidade, na tarde deste sábado, 21, a partir das 15 horas, o Estádio Roseirão receberá o Jogo Beneficente Amigos do Junior Santos, com participação de jogadores profissionais e digital influencers. Trata-se de um momento especial de confraternização com a presença do atleta que é orgulho da terra. Atacante do Botafogo, Junior Santos, artilheiro e campeão da Copa Libertadores 2024, também campeão brasileiro, será homenageado por suas conquistas e por seu carinho por Berimbau.
A entrada para o evento será um gesto de solidariedade: um quilo de alimento não perecível, cujo montante será destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social. 
De Feira de Santana, torcedores da organizada Feira Fogo promovem caravana para prestigiar o evento,
Depois do jogo, a festa continua. Às 18 horas, Junior Santos sobe em trio elétrico ao lado da prefeita Tânia Yoshida (PSD) para um arrastão comandado pela banda Pagode do Segredo. O trajeto partirá do Estádio Roseirão e vai até a Praça Manoel Teixeira de Freitas, com muita música e alegria pelas ruas da cidade.
A presença de Junior Santos, que brilha no futebol carioca, nacional e internacional, é um marco especial para Conceição do Jacuípe, celebrando não apenas suas conquistas no esporte, mas também sua dedicação ao município.
O evento é organizado pela Prefeitura de Conceição do Jacuípe, através de Secretaria de Cultura, em parceria com o Grupo Solidário Rua Chile. Tem como objetivo unir esporte, cultura e solidariedade, proporcionando diversão para a população e apoio às famílias carentes.

Central de Outdoor da Bahia anuncia campeões do Outdoor Universitário

Grande final da competição premiou estudantes soteropolitanos de publicidade e propaganda

 



A Central de Outdoor da Bahia realizou na sede da Viamídia Publicidade, localizada no Jardim Apipema, em Salvador, a grande final do concurso Outdoor Universitário. Os estudantes de publicidade e propaganda, Murilo Queiroz e Alessa Teles, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), foram os grandes campeões. Já as vice-campeãs foram Lavinia Oliveira e Leticia Telles, estudantes de Publicidade e Propaganda da Unifacs.
No concurso, a dupla campeã saiu como grande vencedora por conta do tema "Adoção de Animais". Na peça, os alunos utilizaram como personagem o caramelo, raça de cachorro bastante popular no país. Como apoio, utilizaram "Adote um caramelo e adoce a vida" como frase, incentivando a adoção.
Para Murilo, o concurso serviu como uma espécie de reinvenção: "A comunicação é muito vasta, ampla, e lidar com o universo do outdoor foi muito importante para mim, servindo até como uma espécie de redescoberta". Já Alessa ressalta a alegria de vencer o concurso: "Já estou apaixonada por esse mundo, que conheci na sala de aula. E me testar nessa competição serviu demais para mostrar onde podemos chegar".
No caso de Lavinia e Leticia, elas venceram a primeira etapa, com a temática "Doação de Sangue", e celebraram. "Estou muito feliz e orgulhosa de mim, por conseguir disputar em alto nível com futuros profissionais de várias outras universidades", comemora Leticia. Já Lavinia ressalta que o Outdoor Universitário foi uma grande escola: "Foi fundamental para me aperfeiçoar no photoshop. Por isso, serviu como uma fase de amadurecimento. Agradeço muito meus professores pelo apoio nesse período".
Edição 2025 confirmada
Na abertura da grande final, o presidente da Central de Outdoor Seccional Bahia, Vinícius Linhares, ressaltou que a edição 2024 do Outdoor Universitário foi o grande ponto de celebração dos 47 anos da instituição. Em sua fala, confirmou a edição de 2025. "Uma honra para a Central realizar essa premiação, retomar o prêmio após um período difícil de pandemia. E dá pra dizer que voltamos mais forte do que nunca, pois o nível foi alto e conseguimos revelar grandes profissionais", disse.
O vice-presidente da Central de Outdoor Bahia, Rafael Linhares, também celebrou. "Muitos estudantes e profissionais reclamavam que não tinha ações como essa aqui na nossa cidade. Além disso, o mercado reclamava da falta de criativos. Isso sempre me incomodou. Por esse motivo, nos mobilizamos para fazer esse concurso e retomar o papel da central, de ser cada vez mais um elo entre as empresas e os profissionais", afirmou.
Ao todo, nove participantes, formados por uma pessoa, duplas, trios ou grupos, se classificaram para a final após vencer pelo menos uma das etapas, se classificando de forma automática para a grande final da competição após 13 etapas. Na competição, os estudantes tiveram como desafio produzir peças de outdoor com temas predefinidos pela organização do projeto. Assuntos como 2 de Julho (Independência da Bahia), festas juninas, gentileza, violência contra a mulher, preservação do meio ambiente e Dia do Professor foram abordados.
Para Luciana Aquino, professora de publicidade e propaganda da UNIFTC Salvador, a vivência e experiência universitária são fundamentais, mas não podem ficar apenas na sala de aula. E eventos como o Outdoor Universitário servem como aproximação e ampliação das expectativas dos estudantes: "Por isso afirmo que esse fomento é de grande importância, pois mantém os alunos completamente envolvidos com o mercado".
"Trata-se de uma demonstração de união entre o mercado e as universidades. E isso fica refletido na evolução desses alunos. Na minha época tinham muitos prêmios, e isso dá um gás e incentivo enorme para esses estudantes seguirem em frente", reforça Pablo Caldas, professor de publicidade e propaganda da Unifacs.
Ronilson Lobo, professor de publicidade e propaganda da Ucsal, parabenizou a central pelo concurso: "O aspecto mais importante é que esses alunos produziram e tiveram seus produtos veiculados. Cada vencedor de etapa contou com peças nas ruas. E a gente sabe bem como isso gera impacto e incentivo para os alunos".
Todas as peças foram, desde a primeira etapa até a final, foram avaliadas por representantes da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA), Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Clube de Criação da Bahia (CCBA), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) e Grupo de Mídia da Bahia (GMBA). A Morya foi uma agência apoiadora e parceira do projeto.
Os campeões foram premiados com um notebook, certificado, troféu e um estágio em agência. Já as segundas colocadas tiveram em mãos um certificado de participação e um troféu.
Finalistas
- Agência Experimental Cactus (Uniruy);
- Luiza Hardmann e Maria Chagas (Unifacs);
- Thiago Peters (Ucsal);
- Manuella Heloísa, Maria Nicolly, Marcus Vagner, Kayllane Brenner e Vinicius Guerra (Unime);
- Mariana Lima (Unifat);
- Lais Reis (UNIFTC);
- Aline Miranda, Emanueli Campos e Juliane Falcão (Unifat).


Crédito das imagens: Kin Kin

Enviado por Bruno Ganem

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Pré-estreia e pré-venda de ingressos para "O Auto da Compadecida 2"

Pré-estreia  no dia 25 e lançamento de 26 a 30 de dezembro no Orient CinePlace Boulevard


A Orient Cinemas anunciando a pré-estreia e a pré-venda de ingressos para o lançamento da  comédia "O Auto da Compadecida 2", de Guel Arraes, 2024
O lançamento do filme no Orient CinePlace Boulevard será na semana de 26 a 30 de dezembro, com sessões às 13h50, 16h10, 18h30 e 20h50.  Na quarta-feira, 25, a pré-estreia às 14 horas, 16h15, 18h35 e 20h55.
O filme tem duração de 113 minutos e não é recomendado para menores de 12 anos.
Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo (Matheus Nachtergaele) retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó (Selton Mello). Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa - como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida (Taís Araujo) vai intervir para salvá-lo novamente? Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após ulgento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele terá que recorrer à Compadecida novamente.

O relevante e o irrelevante no cinema

Perde-se muito da espontaneidade de uma obra de arte quando é preciso justificar uma função para ela. 


Josias Teófilo para a Crusoé:

Critica-se no cinema brasileiro a inexistência de filmes sobre temas e personagens importantes da nossa história.
Com efeito, não existe nenhum filme sobre Dom Pedro II, Carlos Gomes, Gilberto Freyre, ou sobre a Invasão Holandesa, a Guerra do Paraguai, e por aí vai.
Mas existe também o problema oposto: faltam filmes sobre temas banais ou irrelevantes, ou sobre temas absurdos.
Os dois tipos de problemas, na verdade, têm uma origem comum que é a falta de maturidade da indústria cinematográfica brasileira, que deveria ter uma diversidade muito maior de temas - relevantes e irrelevantes, banais e profundos, etc.
A cultura dos editais, implantada durante os governos do PT, criou a necessidade de dar uma justificativa social para cada projeto cultural.
Perde-se muito da espontaneidade de uma obra de arte quando é preciso justificar uma função para ela, ainda mais uma função social.
Escrevi que gostaria de fazer documentários sobre temas totalmente irrelevantes. Por exemplo, a história do karatê em João Pessoa, na Paraíba.
Ou a história do movimento punk em Belém do Pará.
Ou sobre filmagens de casamentos no Brasil nos anos 1970.
Ou sobre a história de algum sujeito que é um hare krishna solitário morando numa cidade do interior.
Teria que ser um projeto bem realizado, com pesquisa e um cuidado especial com imagens de arquivo, e o resultado poderia ser um filme bastante relevante sobre um tema irrelevante.
Espero um dia poder fazer projetos desse tipo - a dificuldade, evidentemente, é conseguir patrocinadores, estatais ou privados, para um projeto assim, por motivos óbvios.
O jornalismo padece do mesmo problema do cinema: estamos saturados do bombardeio de temas relevantes e urgentes.
Daí a importância do ensaio, da crônica e da coluna de opinião, para nos chamar atenção a coisas que não notaríamos normalmente – é por isso que gosto tanto das colunas de Alexandre Soares Silva aqui na Crusoé.
No audiovisual, é difícil fazer algo parecido como crônica ou ensaio porque tudo custa caro.
E para conseguir o dinheiro é preciso atrair patrocinadores, que são atraídos em geral pelos temas dos filmes. Não deveria ser assim.
Grandes filmes da história do cinema foram feitos sobre temas que não chamariam a nossa atenção normalmente.
O cineasta John Carpenter é especialista em fazer filmes assim: The Fog, por exemplo, trata de uma névoa assassina, Christine trata de um Plymonth Fury, o carro de 1956, que mata os próprios donos, Big Trouble in Little China trata da história de Jack Burton, um sujeito que ajuda o amigo chinês a resgatar no bairro chinês sua amada, uma chinesa de olhos verdes.
Se John Carpenter tivesse contado as ideias de filmes para mim eu teria dito para ele não fazê-los – os plots não parecem de jeito nenhum de filmes bem sucedidos, mas são.
No cinema documentário brasileiro temos bons exemplos de filmes com temas totalmente irrelevantes: João Moreira Salles fez um filme que parte das anotações do mordomo de sua família da genealogia de famílias nobres da Europa (Santiago, 2007), Eduardo Coutinho fez filmes sem tema algum, apenas entrevistando pessoas e vendo o que sairia dali – muita coisa boa saiu, sem a pretensão de grandes temas.
O contrário também tem acontecido: filmes com grandes temas, temas que tem “função social”, geralmente não despertam o interesse de ninguém – muitos nem chegam a serem exibidos, são feitos e vão para a gaveta, outros são feitos, passam em festival e nunca mais são vistos.