sexta-feira, 31 de julho de 2020
Morre cineasta Alan Parker
Faleceu nesta sexta-feira, 31, aos 76 anos, o cineasta britânico Alan Parker (Foto: IMDb), que se destacou em Hollywood com filmes musicais e baseados em histórias reais. Foi duas vezes nomeado para o Oscar de Melhor Diretor em "Expresso da Meia-Noite" (1978) e "Mississipi em Chamas" (1989).
Filmes que dirigiu
2003 A Vida de David Gale
1999 As Cinzas de Ângela1996Evita
1994 O Fantástico
Mundo do Dr. Kellogg
1991 The Commitments:
Loucos Pela Fama
1987 Coração Satânico
1984 Asas da
Liberdade
198 Fama
1976 Quando as
Metralhadoras Cospem
Filmes
em que apareceu como ator
1999 As Cinzas de Ângela
1996 Evita
199 The Commitments: Loucos pela Fama
1978 O Expresso da Meia-Noite
Fonte:
IMDb
Sérgio Aras internado
O técnico em segurança
do trabalho e meio ambiente Sergio Aras (Foto) encontra-se sob cuidados médicos no
Incardio, desde a quinta-feira, 30. O quadro está mais compatível com embolia
pulmonar, dizem os médicos que estão atendendo. A suspeita inicial era de
infarto do miocárdio. "O caso é grave, mas reversível. Ele está com todo o tratamento
possível para a sua recuperação."
Inicialmente, com
choque cardiogênico, ele foi levado para a Upa do Hospital Cleriston Andrade e
com a gravidade foi transferido. Estabilização para reverter o quadro foi
necessária. Nesta sexta-feira, 31, Sérgio Aras apresenta melhora no seu estado.
Ele recebe suporte e solidariedade, inclusive com orações, de todos os companheiros do Rotary Club Feira de Santana, principalmente os da área de saúde.
Há 130 anos, um momento esplêndido da Feira de Sant'Anna
A Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino está lançando o livro “Inauguração da Bibliotheca Publica Municipal”, com registros de um momento muito precioso da história de Feira de Santana. O evento ocorreu em 6 de novembro de 1890. A publicação tem como organizadores os memorialistas Carlos Brito e Carlos Mello. A apresentação é do jornalista e memorialista Dimas Oliveira, que também é o coordenador editorial da publicação, cujos dados foram obtidos na Biblioteca Nacional de Portugal.
Apresentação
Dimas Oliveira
Quando li este material, que traz a lume registros históricos de nossa cidade, fiquei como que encantado. Que prazer conhecer os belos discursos de Dr. Remédios Monteiro, do advogado Miguel Ribeiro de Oliveira, do Dr. Antônio Ramos e do Dr. Manoel Daltro Pedreira França, no dia da inauguração da Bibliotheca Publica Municipal da Feira de Sant’Anna, em 1890. Cheguei a me imaginar participando daquele momento mágico. Principalmente quando os oradores falaram sobre a cidade estar caminhando na vanguarda da civilização e do progresso, cuidando também de impulsionar a atividade mental, o desenvolvimento da educação e o gosto pela literatura.
Historicamente, memorialísticamente, essa compilação é um tesouro, mais uma joia admirável. Um esplêndido momento, um fato marcante da cidade que evoca hoje expectação como no pretérito. É o passado perto de nós. O tempo passa e deve-se reverenciar os personagens que há 130 anos acreditavam no futuro. Tenho certeza de que vai haver um sorriso deleitoso, no rosto de todos, quando fizerem a leitura desta obra de grande valor histórico para a comunidade feirense. A começar pela maneira de expressar de então.
Aos seis dias do mês de novembro do ano de mil oitocentos e noventa, segundo da República do Brasil, que foi inaugurada a Bibliotheca Publica Municipal da cidade da Feira de Sant'Anna, no salão térreo do Paço Municipal. Foi uma festa da inteligência quando tudo exprimia alegrias. Na época, foi salientada a glória de Feira de Santana ser a primeira e a única cidade que no interior do Estado da Bahia criou uma biblioteca pública, procurando por este meio alargar a esfera intelectual, o nível intelectual dos seus habitantes, e colocá-los em contato com os focos de luz, seguindo de perto bons exemplos de cultura.
Graças ao trabalho incessante de garimpagem do professor e memorialista Carlos Brito, do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino - que tem sido fiel depositário de ecos e impressões do pretérito -, que se chega, sem embargos para todos que se importam com Feira de Santana, as rememorações históricas como a ata e os discursos da inauguração da Bibliotheca Publica Municipal. A garimpagem se deu na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Situada em vasto salão rodeado de janelas, tapetado e forrado de papel parede, a Bibliotheca contava com cinco estantes grandes, com cerca de mil volumes. Livros franceses e portugueses vieram de Paris e Lisboa. A Bibliotheca abria às 10 horas e fechava às 21 horas, com intervalo entre 15 e 18 horas.
Então, eram habitantes de Feira de Santana, 4.454 pessoas, sendo 2.619 mulheres e 1.835 homens, e a cidade contava desde 1876 com a Estrada de Ferro e o Telégrafo. Possuía Hospital, Asilo, Matriz e Escolas. Passava por transformação progressista com o desaparecimento de pequenas e mal-acabadas propriedades com a criação de novas e espaçosas praças e ruas, com a construção de matadouro público, com a colocação de estátua do Padre Ovídio, com a construção de um hipódromo e outros melhoramentos materiais.
quinta-feira, 30 de julho de 2020
Dois prefeitos governando Feira de Santana ao mesmo tempo
"A nota, do jornal "Folha do Norte", de 1908, registra o local da posse de Bernardino Bahia ao mesmo tempo, da posse de Abdon Alves Abreu.
"Na eleição, concorreu com Bernardino da Silva Bahia e foi derrotado. Inconformado com a derrota e escudado na influência do govrno, ambos tomaram posse. Abdon, na intendência e Bernardino, em outro local (ao lado local da posse de Bernardino, que o Blog encontrou) no mesmo dia e na mesma hora, já que fora o intendente vitorioso e legítimo. O município se viu, surpreendente e simultaneamente, com 02 intendentes para governá-lo. Isto aconteceu, por alguns meses, até que o governador se dispôs a dar uma solução, estabelecendo um acordo entre ambos. O Cel. Abdon ficaria como intendente, de 1908 a 1912 e Cel. Bernardino de 1912 a 1915, na gestão posterior."
Fonte: "Blog Santanópolis"
Clássico drama criminal de Hitchcock
1. Charles Coburn, Charles Laughton e Gregory Peck
2. A bela Alida Valli
3. Poster de "Agonia de Amor"
Fotos: IMDb
Na noite desta quinta-feira, 30, a visão do clássico drama criminal com romance "Agonia de Amor" (The Paradine Case), de Alfred Hitchcock, 1947. Faz parte do digistrack lançado pela Versátil Home Vídeo, "O Cinema de Hitchcock 2".
Depois de investigação, a polícia de Londres acusa a bela Madalena Paradine (Alida Valli) pelo envenenamento de seu marido, mais velho e cego, o coronel aposentado Richard Paradine, que dependia dela e de outras pessoas para administrar sua vida devido a sua deficiência visual.
Ela é sincera em dizer ser uma mulher com um passado vergonhoso. Uma femme fatale. Seu advogado pessoal, Sir Simon Flaquer (Charles Coburn), passa o caso ao seu colega Anthony Keane (Gregory Peck), que é casado com Gay Keane (Ann Todd).
Com ela na prisão, Keane se sente imediatamente atraído. Atração que se transforma em obsessão. Assim, no tribunal, ele faz o que pode para livrá-la das acusações diante do promotor Sir Joseph (Leo G. Carroll) e do juiz Lorde Thomas Horfield (Charles Laughton), seja na defesa de um suicídio, assistido ou não, ou que alguém
Quem pode ver o que está acontecendo no processo com o advogado de defesa cego para as evidências que se apresentam?
Este foi o último filme de Hitchcock sob contrato com o produtor David O. Selznick.
Como ocorre nos seus filmes, Alfred Hitchcock aparece em cena: numa estação ferroviária, carregando um violoncelo.
Ethel Barrymonre, como a mulher do juiz, foi nominada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
A atriz italiana Alida Valli é nominada nos créditos como Valli.
Foi o primeiro filme americano do ator francês Louis Jourdan.
Fieb debate os desafios das indústrias de bens de consumo da Bahia
Com mediação do presidente da entidade, Ricardo Alban, live será
realizada na próxima terça-feira, 4, às 18 horas
A indústria de bens de consumo está ligada à qualidade de vida da população e é um termômetro do grau de confiança dos consumidores quanto ao futuro da economia. Além disso, o seu desempenho tem impacto direto no número de empregos gerados pelo setor industrial. Para discutir as perspectivas deste setor, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realiza, na próxima terça-feira, dia 04.08, a live Os desafios das indústrias de bens de consumo da Bahia, a partir das 18h, no canal da entidade no Youtube (youtube.com/SistemaFieb).
Com mediação do presidente da Fieb, Ricardo Alban, a live tem como convidados representantes de importantes segmentos de bens de consumo da Bahia, como cosméticos, saneantes, alimentos, calçados e vestuário. Participam do debate o diretor da Biscoitos Itália, Geraldo Pires; o sócio diretor industrial da Amávia Cosméticos, Emerson Ferreira; o sócio diretor da ZAB Produtos de Limpeza, Ronaldo Bulhões, o presidente do Sindcalçados e diretor da Henrich/Carrano, Paulo Bender; e o diretor da Camisas Polo Salvador e presidente do Sindvest-BA Hari Hartmann.
A live faz parte da série Diálogos Fieb, que discute temas relevantes para o setor industrial.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia)
EJA Profissionalizante oferece 400 vagas gratuitas em todo o estado
Iniciativa é voltada para maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio e têm a oportunidade de também fazer um curso profissionalizante a distância
Com o objetivo de oferecer a jovens e adultos com mais de 18 anos a oportunidade de concluir o Ensino Médio do Sesi e ao mesmo tempo obter uma qualificação profissional do Senai, estão sendo oferecidas 400 vagas gratuitas da EJA Profissionalizante. A iniciativa, que uniu as duas maiores entidades do sistema indústria na Bahia – o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) –, está com inscrições abertas para todo o estado e será oferecido na modalidade a distância (online). As inscrições ficam abertas até dia 14 de setembro.
A proposta desta modalidade da Educação de Jovens e Adultos é que, além de concluir o ensino médio, o aluno obtenha uma formação profissional nos cursos de Almoxarife, Assistente de Contabilidade, Desenhista Técnico em Edificações e Controlador e Programador de Produção.
Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos, não ter concluído o ensino médio e ter acesso a computador ou dispositivo móvel para acompanhar as aulas. Os cursos profissionalizantes têm carga horária de 160 horas cada um. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI: www.sesibahia.com.br.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia)
Editora lança edital de apoio a publicações em homenagem aos 15 anos da UFRB
A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) lançou o Edital Nº 03/2020 de apoio à publicação de livros impressos e eletrônicos (e-books) em homenagem aos 15 anos de criação da Universidade. O período para submissão de propostas de publicações será de 01 de outubro a 30 de novembro de 2020.
Como se trata de uma edição comemorativa dos 15 anos da UFRB, devem ser enviados resultados de pesquisas científicas, inovações tecnológicas, experiências de extensão, inovações pedagógicas, políticas e ações afirmativas, dentre outros trabalhos acadêmicos que tenham, prioritariamente, a Universidade foco da pesquisa. A proposta de livro deverá ser encaminhada vinculada a um dos cinco eixos: 1) Gestão Universitária; 2) Tecnologias e Desenvolvimento Social; 3) Biodiversidade e Ecossistemas; 4) Formação de Professores e Educação Básica, 5) Formação Interdisciplinar e Atuação Profissional.
Os trabalhos devem ser de autoria de docentes efetivos; de servidores técnico-administrativos e de discentes vinculados aos cursos de graduação ou pós-graduação da UFRB ou egressos, bem como, podem envolver nos trabalhos colaboradores de outras universidades ou instituições de pesquisa.
As propostas aprovadas pelo Conselho Editorial serão publicadas no formato de livro eletrônico (e-book) e, dentre eles, quinze livros serão selecionados para publicação também no formato impresso.
A divulgação dos resultados da classificação, com a indicação das obras que serão publicadas, acontecerá a partir do dia 01 de abril de 2021, no site da EDUFRB.
Confira o Edital Nº 03/2020 - EDUFRB.
Mais informações no site ufrb.edu.br/editora.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
101 anos da permuta que permitiu abertura de avenida
Comissão foi encarregada pelo vigário da freguesia, cônego Tertuliano Carneiro da Silva e era composta pelo doutor Gastão Clóvis de Souza Guimarães, coronel Francisco de Macêdo, coronel Antonio Ferreira da Silva, major Salvador Gonçalves Brandão e Francisco Alves de Andrade.
Tudo foi feito na forma da Lei Municipal número 122, de 25 de setembro de 1917, com o intendente Agostinho Froes da Motta atendendo petição de 1 de julho do mesmo ano apresentada à Intendência Municipal.
Foi justa e contratada a permuta do terreno da casa sob número 1, sita na rua Barão de Cotegipe com a respectiva área de 9,44 metros de frente e 44,55 metros de fundo com o terreno vago de 207,37 metros quadrados. O valor foi de 2:900$000 (dois contos e novecentos mil reis).
P.S. 1: A então rua Barão de Cotegipe é hoje a avenida Senhor dos Passos.
P.S. 2: A certidão da permuta foi conseguida pelo memorialista Carlos Brito
Quentin Tarantino e os 11 melhores filmes de todos os tempos
Cineasta selecionou e elencou as produções
Quentin Tarantino
Foto: Vianney Le Caer / Invision AP
Quentin Tarantino é um dos diretores mais premiados e renomados da história. Ele criou filmes incríveis que mostraram personagens complexos e histórias muito bem desenvolvidas.
E, como toda pessoa, o diretor tem uma lista com os longas mais marcantes da história, como relembra a Far Out Magazine. Tarantino selecionou e elencou as produções.
"Quando faço um filme, espero
reinventar um pouco o gênero", disse Tarantino em entrevista. "Eu apenas
faço do meu jeito. Faço minhas próprias versões pequenas de Quentin deles... Eu
me considero um estudante de cinema. É quase como se eu estivesse indo para o
meu cargo de professor de cinema, e o dia em que morrer é o dia em que me
formei. É um estudo ao longo da vida."
Em primeiro lugar ficou o
diretor Sergio Leone. "Quando
se trata de cineastas da década de 1960 que mais significam para os cineastas
das décadas de 1990 e 2000, acredito que Leone está apontando o caminho para o
cinema moderno", disse o diretor uma vez. "Você não passa de Leone,
começa com Leone."
Confira a lista dos 11 melhores filmes de todos os tempos, elencados por preferência, segundo Tarantino:
Três Homens em Conflito, de Sergio Leone, 1966.
Onde Começa o Inferno, de Howard
Hawks, 1959.
Um Tiro na Noite, de Brian
De Palma, 1981.
Taxi Driver, de Martin
Scorsese, 1976.
Jejum de Amor, de Howard
Hawks, 1939.
Cinco Dedos de Violência, de Jeong Chang-Hwa, 1972.
A Caixa de Pandora, de G.
W. Pabst, 1929.
Carrie, de Brian
de Palma, 1976.
Odeio-te Meu Amor, de Preston
Sturges, 1948.
Cinco Covas no Egito, de Billy Wilder, 1943.
Tubarão, de Steven
Spielberg, 1975.
Fonte: https://rollingstone.uol.com.br/
quarta-feira, 29 de julho de 2020
Remake de auto-retrato
Auto-retrato de Raimundo de Oliveira
Obras no FTC devem ser concluídas até outubro
A expectativa da Prefeitura de Feira de Santana é que grande parte da reforma do prédio onde funcionou o Feira Tênis Clube (FTC), seja concluída até o final de outubro. Nesta fase, a área onde funcionou o salão de festas está sendo transformada numa escola, cujas matrículas serão abertas exclusivamente para alunos especiais da rede municipal. O Ginásio de Esportes Péricles Valadares está sendo adequado para oferecer modalidades esportivas para estudantes com alguma deficiência física.
Especialistas debatem fim da vigência de MP 927, que flexibilizava regras trabalhistas na pandemia
O
impacto das principais medidas extintas, bem como outras polêmicas em
discussão na esfera judicial serão abordadas pelos especialistas
A Medida Provisória 927/2020, editada no início da pandemia do novo coronavírus e que flexibilizava medidas trabalhistas, como parte das ações de enfrentamento do estado de calamidade pública, perdeu a vigência no dia 19 de julho. Com isso, várias exigências voltaram a ser reguladas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o não cumprimento das determinações pode implicar em prejuízos e multas para as empresas.
Na lista de medidas que foram flexibilizadas pela MP 927 estão as exigências administrativas em Segurança e Saúde no Trabalho, como a realização dos exames ocupacionais previstos na NR-7, treinamentos obrigatórios, inclusive presenciais, e eleições para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), esta, uma exigência da NR-5.
Para discutir o impacto da perda da vigência da MP para as empresas, o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) realizará nesta quinta-feira, 30, às 19 horas, a Live Sesi Convida sobre o tema "Perda da Vigência da MP 927/2020: consequências e estratégias no cenário atual". O evento é voltado para gestores, profissionais de recursos humanos e médicos do trabalho.
Para participar deste debate, o Sesi Bahia reuniu especialistas da área trabalhista, como a advogada Cláudia Salles Vilela Vianna, especialista em Direito Trabalhista; Homero Arandas, consultor na área trabalhista e sindical e presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da Fieb e Carlos Henrique Passos, presidente do Conselho Consultivo do Sinduscon-Ba, vice-presidente da Fieb e conselheiro do Sesi. Para mediar o debate, o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi Bahia, Amélio Miranda.
A proposta é abordar as principais medidas que foram extintas, bem como outras medidas polêmicas em discussão na esfera judicial e que impactam nas relações de trabalho.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia)
Morre atriz Jacqueline Scott
Faleceu há uma semana, no dia 23, a atriz americana Jacqueline Scott, aos 89 anos. Ela atuou mais na televisão - séries "O Fugitivo", "Além da Imaginação", "Planeta dos Macacos", "Bonanza", "Paladino do Oeste", "Gusmoske", Perry Mason" - que no cinema.
Filmografia
2009 Sugar Boxx
1982 Jogando Com a Vida
1977 O Telefone
1973 O Homem Que Burlou a Máfia
1969 Só Matando
1968 O Último Tiro
1962 Prisão de Mulheres
1958 Macabro
Fonte: IMDb
Aniversário de Mary Barbosa
Mary Barbosa (Foto: Facebook) completa idade nova nesta quarta-feira, 29. A comemoração será em família, no Rio de Janeiro.
Ela atuou no teatro em Feira de Santana nos anos 60/70 nas peças "Toda Donzela Tem um Pai Que É uma Fera" - ganhou o prêmio de Melhor Atriz Revelação -, "Viúva, Porém Honesta" e "Cleóputo", essas duas ao lado de Dimas Oliveira.
terça-feira, 28 de julho de 2020
Escola Sesc de Ensino Médio lança programa gratuito de educação social para jovens das escolas públicas do Brasil
segunda-feira, 27 de julho de 2020
"Vivemos os Últimos Dias?"
A live será pela
Hotel Gruta Bahiana
domingo, 26 de julho de 2020
Dez pôsteres de filmes estrelados por Olivia de Havilland
Morre atriz Olivia de Havilland
Mulher de grande beleza, ficou marcada por interpretar personagens emocionalmente - e às vezes fisicamente – vulneráveis.
1978 O Enxame
1977 Aeroporto 77
1972 Joana, a Mulher Que Foi Papa
1970 O Mundo dos Aventureiros
1964 Com a Maldade na Alma
1964 A Dama Enjaulada
1962 Luz na Praça
1959 A Noite É Minha Inimiga
1958 O Rebelde Orgulhoso
1956 A Filha do Embaixador
1955 Não Serás um Estranho
1955 A Favorita de Felipe II
1952 Eu Te Matarei, Querida!
1949 Tarde Demais
1948 Na Cova da Serpente
1946 Espelho d'Alma
1946 Champanhe Para Dois
1946 Devoção
1946 Só Resta uma Lágrima
1943 Dez Pequenas Para um Homem
1943 Sua Alteza Quer Casar
1943 Graças à Minha Boa Estrela
1942 Nascida Para o Mal
1942 Assim É que Elas Gostam
1941 O Intrépido General Custer
1941 A Porta de Ouro
1940 A Estrada de Santa Fé
1940 My Love Came Back
1939 ...E o Vento Levou
1939 Raffles
1939 Meu Reino Por um Amor
1939 Uma Cidade Que Surge
1939 Asas da Esquadra
1938 Difícil de Apanhar
1938 Amando Sem Saber
1938 As Aventuras de Robin Hood
1938 Onde o Ouro Se Esconde
1937 O Grande Garrick
1937 Somos do Amor
1937 Vamos Brincar de Amor?
1936 A Carga de Cavalaria Ligeira
1935 O Capitão Blood
1935 Sonho de uma Noite de Verão
1935 O Filhinho da Mamãe
1935 Esfarrapando Desculpas