Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) chega à 13ª edição

Depois de levar mais de um milhão de crianças às salas de cinema, evento acontece em cinco cidades brasileiras, com exclusividade na Rede Cinemark, e reúne mais de 100 filmes de 25 países.

Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) chega à sua 13ª edição como o único festival do gênero no país. O festival já soma 800 filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores.
Em 2015 a programação reunirá mais de 100 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento. Com patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de CulturaLei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de Cultura, Petrobras, OiBNDES, Outback e RioFilme, e com exclusividade na  Rede Cinemark, em cinco cidades brasileiras, o Fici exibirá curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates.
Com meia-entrada para todos, o festival começou no Rio de Janeiro e Niterói (4 a 13 de setembro), segue para Salvador e Aracaju (9 a 18 de outubro), encerrando sua itinerância em Natal (23 de outubro a 1 de novembro). O Fórum Pensar a Infância acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro no Oi Futuro - Flamengo, no Rio de Janeiro.
O FICI no Brasil
O festival dá telas, estímulo, conta e reconta a produção audiovisual brasileiro direcionada ao público infantojuvenil através dos debates do Fórum Pensar a Infância e a exibição de títulos nacionais em diversos programas:
"Neste ano atingimos o recorde de 167 filmes inscritos para o Prêmio Brasil. Este é o resultado do importante trabalho promovido pelo festival em busca da expansão do mercado nacional, apresentando ao público imagens plurais e promovendo o cinema brasileiro da nova geração", comemora Carla Esmeralda, diretora do evento ao lado de Carla Camurati.
O Prêmio Brasil de Cinema Infantil é o programa mais incisivo da busca por esse estímulo. Em 2015 a sua oitava edição, que conta com 167 filmes inscritos, 19 selecionados e exibe os curtas-metragens em mostras competitivas, elegendo os melhores curtas de live-action, animação e da Mostra Teen
O bom momento do produto audiovisual brasileiro em seu mercado interno também será comemorado através do programa especial Te vi na TV. Neste serão exibidos episódios das séries de sucesso "Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma", "Sítio do Pica Pau Amarelo", "O Show da Luna!", "Irmão do Jorel", "Carrapatos e Catapultas" e "As Chaves de Mardum".
O Fici oferece a oportunidade para as novas gerações conhecerem filmes do passado e os papais reviverem a infância. "Menino Maluquinho - O Filme", de Helvécio Ratton será exibido no programa Clássico Brasil - Especial 20 Anos. Um filme feliz, como afirma o diretor, a adaptação cinematográfica do personagem ícone de Ziraldo é um registro poético sobre a já longínqua década de 60.  Já a animação brasileira "Nautilus - A Primeira Aventura de Colombo", de Rodrigo Gava, 2015, compõe a Pré-estreia Brasil deste ano. Durante o Fici, a equipe do longa-metragem estará presente nas sessões para apresentar e o filme ao público.
No programa Panorama Brasil, será possível rever produções recentemente lançadas. O programa conta com os títulos "As Aventuras do Avião Vermelho", Frederico Pinto, José Maia, Brasil, 2013; e "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio Ratton, Brasil, 2014.
O Fici no mundo
Outra linha de trabalho do Fici é a de trazer títulos internacionais de destaque no mercado internacional inéditos no circuito brasileiro e relembrar lançamentos recentes. Um intenso trabalho de curadoria é desempenhado ao longo do semestre e através do nome já reconhecido do Fici no calendário mundial de festivais de cinema infantil, realizamos a maior vitrine do audiovisual direcionado a esse público no Brasil.
"Um festival tão diverso como o Fici oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir a produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção", avalia Carla Camurati.
Os curtas-metragens também têm espaço no festival. O Fici selecionou nove curtas-metragens animados internacionais premiados que prometem muita diversão para os espectadores mais pequenininhos na sessão Pequenos Que Nem Você. Outros nove curtas-metragens premiados compõem a sessão 9x Animação. Dedicada às crianças a partir de oito anos, a sessão faz um panorama mundial com o que há de melhor na animação. Em parceria com o Anima Mundi, o Fici também traz uma seleção especial de curtas-metragens no programa Anima Mundi Para Crianças, composta por curtas todos os cantos do mundo e de diversos temas, cuidadosamente escolhidos pela produção do evento.
O Fici e a Educação
No Fici, professores e alunos saem da rotina e se divertem juntos, descobrindo o que há de melhor no Cinema. O festival também é composto por sessões com debate, oficinas de cinema e o projeto social A Tela na Sala de Aula.
A Tela em Sala de Aula é destinada a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais, que acompanha as atividades do festival e já beneficiou mais de um milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003. Nela são exibidas filmes de diversas nacionalidades, aproximando, assim, as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas. O intuito desta programação é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio), disponibilizado gratuitamente no site do Fici.
A sessão O Pequeno Cientista é um dos xodós do Fici e este ano em suas sessões será exibido o recente sucesso "Divertida Mente". Após a exibição as crianças fazem experiências científicas sobre o tema abordado no filme e conversam sobre o filme com um cientista. O longa aborda as emoções e como o cérebro recebe e metaboliza estes estímulos. Uma forma muito divertida de aprender e também ensinar.
Já a animação "Canção do Oceano" integra a sessão O Pequeno Jornalista na qual, após a exibição do filme promovemos uma conversa entre um jornalista convidado e as crianças, sempre muito curiosas a respeito da produção e os temas dos filmes. Após a sessão as crianças escreverão suas impressões sobre o filme e a experiência de ir ao cinema. "Além de saber o que as crianças querem ver, se gostam ou não do filme, é também uma oportunidade de conhecer o trabalho do jornalista", explica Carla Esmeralda.
Pensando no debate e na formação de cidadãos, o Fici promove a Mostra Novos Jovens, um encontro marcado com pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir os assuntos abordados pelos filmes.
Pensando na criação de um público para o cinema e a formação através da atividade cinematográfica, o Fici promove também a Oficina de Cinema de Animação. Nela as crianças poderão conhecer e aprender mais sobre a magia do cinema enquanto fazem seus próprios filmes nos saguões dos cinemas. A entrada para a Oficina é gratuita, mediante apresentação de ingresso para alguma sessão do Fici e ela ocorre sempre no 2o final de semana do evento.
SERVIÇO:
Salvador
Data: 9 a 18 de outubro (sextas, sábados, domingos e feriado)
Horário: 10h30 às 20h30
Ingresso: R$ 9,00
Local: Cinemark Salvador Shopping
End: Cinemark Salvador – Avenida Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores, Salvador BA, 41820-021 – tel: (71) 3023-3916
(Com informações de Amenar Costa, Atendimento Disney, de Selma Santos Produções)

Nenhum comentário: