Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Castro Alves é tema de evento na Academia Baiana de Letras

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural (PPgLDC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Academia Baiana de Letras (ABL), realizam, desta quarta-feira, 22, até sexta-feira, 24, na sede da ALB em Salvador, o Curso Castro Alves 2010 e o V Colóquio de Literatura Baiana. Os eventos constarão da apresentação de estudos, artigos e ensaios sobre questões, temas, autores e obras da literatura produzida na Bahia, em mesas-redondas e sessões de comunicações.
Segundo Aleilton Fonseca, coordenador do PPgLDC, a Academia realiza o Curso Castro Alves há 30 anos e, a partir de 2006, o evento tornou-se um grande encontro, incorporando o Colóquio de Literatura Baiana, da Uefs e a apresentação de estudos realizados nas diversas universidades baianas. “Este ano há 25 pessoas da Uefs envolvidas, entre alunos e coordenadores”, destaca.
Fonseca acrescenta que o evento pretende “ampliar o diálogo da Academia com a comunidade universitária baiana, sobretudo com os cursos de Letras e afins, além de estimular a recepção crítica atual da obra de Castro Alves, contribuindo para sua permanência no panorama da cultura baiana e brasileira”. Para o professor, “é importante que se destaquem e se divulguem os temas, o lirismo, a linguagem e as significações da poesia desse autor no contexto sociocultural de sua época”.
Os trabalhos apresentados durante o Colóquio serão reunidos em dois volumes e publicados pela ABL. “Esta é uma das formas mais claras e eficientes de a Academia de Letras da Bahia contribuir com a leitura e a pesquisa, fomentando e realizando a divulgação dos trabalhos produzidos nas universidades sobre os nossos autores consagrados e, sobretudo, os contemporâneos”, completa o professor Aleilton.
Programação
Quarta-feira, 22

Sessões 1, 2, 3 e 4 - Comunicações de Literatura Baiana, às 14h30
Palavra de abertura, às 17 horas, por Edivaldo M. Boaventura, presidente da ALB
Mesa redonda: Pontos de Literatura Baiana, às 17h10, com coordenação de Aleilton Fonseca (Uefs/ALB)
Sobre nortes e sinais: como se chega à Literatura Baiana?
Adeítalo Manoel Pinho (Uefs)
Letras (en)cena: Cleise Furtado Mendes no entrelugar da Literatura e do Teatro da Bahia
Eduardo Silva Dantas de Matos (Ufba)
Novíssima Literatura Baiana: as derivas do sujeito na escrita de Ângela Vilma, Sandro Ornellas e Marcus Vinicius Rodrigues
Lívia Maria Natália de Souza Santos (Ufba)
Filme: "Castro Alves: Retrato Falado do Poeta", de Silvio Tendler, às 18 horas
Quinta-feira, 23
Sessões 5, 6, 7 e 8 - Comunicações de Literatura Baiana, às 14h30
Conferência "A Bahia na Modernidade da Literatura Brasileira", às 17 horas, por Valdomiro Santana (Fundação Pedro Calmon)
Documentário "A Bahia de Euclides da Cunha", de Carlos Pronzato, às 18 horas
Sexta-feira, 24
Sessões 9,10,11 e 12 - Comunicações de Literatura Baiana, às 14h30
Conferência "As Musas de Castro Alves", às 17 horas, por Antônio Carlos Secchin(UFRJ/ALB/Academia Brasileira de Letras)
Recital "Castro Alves em Seus Poemas de Amor", às 18 horas, com Aicha Marques e Sandro Rangel, direção de Aicha Marques
(Com informações de Marly Caldas)

Nenhum comentário: