Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ONU critica assistencialismo do Bolsa Família no Brasil

Relatório das Nações Unidas diz que programa não consegue resolver o problema estrutural da pobreza no país
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta as limitações do programa Bolsa Família, seu apelo político e alerta que o governo que assumir o poder em 2011 terá de ir além do programa se quiser fazer uma diferença profunda no problema da desigualdade social e na redução da pobreza no Brasil.
O alerta faz parte de um levantamento realizado por 130 especialistas e que conclui que o governo brasileiro ainda não conseguiu lidar com as causas estruturais da pobreza e da desigualdade.
O relatório admite que os programas sociais adotados pelo atual governo garantiram votos e que foram positivos para a popularidade do partido no poder. “As desigualdades continuam elevadas, apesar dos recentes progressos. Isso levanta sérias questões sobre até que ponto projetos de bem-estar democráticos podem ser avançados”, afirmou o documento preparado pelo Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Social da ONU.
Yusuf Bangura, autor de um relatório que a ONU publica em Genebra, é ainda mais claro. “Todos esses programas no Brasil foram positivos. Mas precisamos ser cautelosos. A desigualdade ainda é dramática e não há sinais de que, para avançar, essa seja a solução a partir de agora”.
Em sua avaliação, a situação no Brasil só irá melhorar com medidas para integrar a população à economia formal, gerar empregos e produtividade. Para a ONU, a migração entre o campo e a cidade continuará no Brasil nos próximos anos diante das diferenças de oportunidade de trabalho e de salários.
Mas a entidade alerta que isso pode ter impacto negativo nos esforços de reduzir a pobreza. “A redução da pobreza será desacelerada se empregos formais e salários não melhorarem”, diz o documento. Na avaliação da ONU, estratégias para melhorar a renda das famílias mais pobres, e não dar dinheiro, devem ser estudadas.
Fonte: AFP
Enviado por Sérgio Oliveira, de Charqueadas

Nenhum comentário: