Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no sábado, 21, e domingo, 22: 14h50, 17 horas e 19h10; semana de lançamento de 26/09 a 02/10: 14 horas, 16h15, 18h30 e 20h40

Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no dia 2/10: 18 horas. 18h30 e 20h50; semana de lançamento de 3 a 9/10: 15h20, 17h50, 18h10, 20h40 e 21 horas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Profissionais orientados sobre como desenvolver projetos sustentáveis

Organizadoras da mostra Eliane Martins e Sheila Podestá com a palestrante Paola Figueiredo, da Sustentax
Foto: Divulgação

A 13º edição da Casa Cor Goiás, que acontece de 20 de maio a 30 de junho, no Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, tem como tema a "Sustentabilidade", que será incluído nos ambientes em exposição por meio da apresentação de soluções pensadas para promover a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente.
Como é a primeira vez que o tema irá nortear todos os projetos do evento, a organização da mostra promoveu no dia 29 de abril, no Castro’s Park Hotel, uma palestra para orientar os profissionais participantes acerca dos procedimentos necessários para desenvolver os projetos de maneira sustentável. A palestra foi proferida em parceria com o Grupo SustentaX, por meio da diretora Paola Figueiredo. O grupo desenvolve e implementa estratégias corporativas sustentáveis e é apoiador institucional da Casa Cor em 2009.
Na palestra, os participantes foram orientados sobre as diretrizes do que é "Sustentabilidade", elaboradas pela SustentaX levando em consideração os critérios de redução das emissões, economia de energia e água, madeira e compostos de madeira, regionalidade dos materiais, conforto ambiental, reciclagem e reuso de materiais, paisagismo, salubridade, material de divulgação, acessibilidade, inventário das emissões de gases do Efeito Estufa e responsabilidade ambiental. Assim, os profissionais poderão aplicar os conhecimentos na Casa Cor Goiás e também em seus projetos particulares.
A designer de interiores Simone Sebba destaca o papel dos profissionais para a popularização dos produtos sustentáveis. "As pessoas visitam mostras de decoração para conhecer e coletar idéias dentre tudo o que está exposto, e ao projetarmos um ambiente, devemos ter essa consciência para divulgar os produtos que tornam os espaços sustentáveis". Já a arquiteta Marília Teixeira afirma que os próprios consumidores estão sensibilizados sobre a necessidade do uso de soluções sustentáveis nos mais variados projetos. "Hoje em dia, o cliente já traz sugestões, e não espera que os questionamentos sobre o uso de elementos sustentáveis venham somente dos profissionais. É um processo irreversível", comemora.
Segundo a diretora do Grupo SustentaX, Paola Figueiredo, a parceria entre a Casa Cor e a grupo tem como objetivo divulgar os conceitos de sustentabilidade em todas as áreas ligadas à construção civil e à decoração. "Estamos promovendo a conscientização dos participantes da mostra para que, no próximo ano, todos já tenham o conhecimento e as ferramentas necessárias para colocar em prática os conceitos divulgados em 2009", esclarece. Na Casa Cor Goiás, o grupo irá coordenar as palestras que serão ministradas sobre o tema, além de avaliar e conceder reconhecimento aos projetos mais sustentáveis, por meio do Selo SustentaX. O selo de Evento Sustentável será concedido à própria mostra, pois durante a exposição somente serão utilizados sistemas, equipamentos, materiais e procedimentos socioambientalmente corretos. A Casa Cor Goiás será o primeiro evento no Estado a participar desse programa.
Consumo e Responsabilidade Ambiental
Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope com 1000 pessoas das classes A, B e C em setembro de 2007, cerca de 85% dos entrevistados disseram que vale a pena pagar mais caro por um produto que tenha sido fabricado com responsabilidade ambiental. Apesar do dado promissor, Paola Figueiredo, explica que ainda existem uma série de barreiras para tais compras, como desconhecimento da existência de produtos e serviços e dos critérios que os tornam sustentáveis, dúvidas sobre a qualidade dos mesmos e até a crença de que possuem baixa disponibilidade. "Sustentabilidade não deve ser confundida com primitivismo, já que o termo diz respeito à busca do equilíbrio entre o retorno financeiro, a diminuição do impacto ambiental e à inclusão social, com ênfase no combate ao desperdício, à redução de custos e ao aumento de produtividade", explica.
Saiba mais sobre eventos sustentáveis
Eventos Sustentáveis são aqueles harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência, que proporcionam o melhor retorno para seus investidores e promotores e, ao mesmo tempo, conforto, saúde, segurança e produtividade para seus participantes, durante o seu período de realização. Um evento recebe a certificação de Sustentável quando: utiliza sistemas, equipamentos, materiais e procedimentos socioambientalmente corretos; quando todos os envolvidos na organização e prestação de serviço na preparação, montagem, operação e desmontagem e logística assumem em suas atividades o compromisso socioambiental; e também pela neutralização do dióxido de carbono produzido durante o evento.
(Com informações da jornalista Taysa Lara, da Assessoria de Imprensa da Casa Cor Goiás)

Um comentário:

Taysa Lara disse...

Acabei de conferir a matéria no blog, ficou ótimo! Muitíssimo obrigada Dimas!

Abraços,
Taysa Lara