Reunida no dia 30 de abril, a Academia de Educação de Feira de Santana definiu algumas ações para o ano de 2009, dentre elas uma reunião conjunta com a Academia de Educação da Bahia, por proposta dessa dasa, o Seminário de Educação e as sessões públicas do dia 3 de junho, às 14h30, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), quando será empossada a acadêmica Nilza Silva Ribeiro e o acadêmico Edivaldo Machado Boaventura apresentará a vida e obra do seu patrono, a professora Edith Machado Boaventura.
Durante a reunião foi aprovada, por unanimidade de seus membros, uma moção de apoio e solidariedade à professora Anaci Bispo Paim, “pela convicção quanto à sua notoriedade de educadora e gestora, sempre atuante sob os princípios da probidade, honradez e integridade, demonstrados durante toda a sua trajetória pessoal e profissional”.
Aprovou, ainda, moções de aplauso ao Colégio Helyos pelos resultados obtidos na avaliação do Ministério da Educação através do Enem em sucessivas oportunidades, e ao acadêmico Josué da Silva Mello pelo título de Educador 2008 outorgado pela Academia de Educação da Bahia.
(Com informaçõe da Academia de Educação de Feira de Santana)
Durante a reunião foi aprovada, por unanimidade de seus membros, uma moção de apoio e solidariedade à professora Anaci Bispo Paim, “pela convicção quanto à sua notoriedade de educadora e gestora, sempre atuante sob os princípios da probidade, honradez e integridade, demonstrados durante toda a sua trajetória pessoal e profissional”.
Aprovou, ainda, moções de aplauso ao Colégio Helyos pelos resultados obtidos na avaliação do Ministério da Educação através do Enem em sucessivas oportunidades, e ao acadêmico Josué da Silva Mello pelo título de Educador 2008 outorgado pela Academia de Educação da Bahia.
(Com informaçõe da Academia de Educação de Feira de Santana)
3 comentários:
Parabenizo a Academia de Educação de Feira de Santana pela moção aprovada por unaminidade de apoio a Profa. Anaci Paim. Ela é uma grande Educadora que merece.
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: Uma Possibilidade Exeqüível
A implantação da Escola de Tempo Integral justifica-se pela necessidade de desenvolver a formação do cidadão na Educação Formal, exigindo escola competente e prazerosa, currículo integrado e integrador.
A concepção político - filosófica da Escola de Tempo Integral, busca amparo nas idéias do grande educador Anísio Teixeira, que implantou experiência pioneira na América Latina em 1950, com a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque – SSA). A proposta de Anísio Teixeira incluía projeto amplo de atendimento à população escolar, através de atividades complementares sociais e artísticas, atividades de trabalho e de educação física, em um currículo integrado.
O currículo proposto é desenvolvido através de projetos, atividades e pesquisas pedagógicas, onde o aluno é provocado e desafiado a participar ativamente do processo de aprendizagem, a partir de situações desenvolvidas pelo Educador.
O aluno permanece na escola por 2 turnos (matutino e vespertino) incluindo o almoço, lanche matutino e vespertino e atividades de reforço escolar. O desenvolvimento das ações na Escola de Tempo Integral deve envolver a participação da família e da equipe pedagógica da Unidade Escolar. Requer adaptação da infra-estrutura física para atender a demanda e planejamento semanal das atividades didático-pedagógicas.
A escola oferece um currículo integrado, envolvendo todas as atividades necessárias ao seu desenvolvimento, ao estudo reforçado da Língua Estrangeira, da Língua Portuguesa e da Matemática, as atividades culturais, esportivas, a realização de eventos integradores com temas indicados pela comunidade e experiências profissionais empreendedoras.
A viabilidade de implantação na rede de ensino é muito grande. É necessário cadastrar espaços comunitários (clubes de serviços, clubes sociais, igrejas, associações de moradores, infocentros, bibliotecas, academias, quadras de esportes, etc) existentes nas localidades onde as unidades escolares estão situadas, para definição de parcerias visando possibilitar a realização das atividades complementares.
Importante destacar a necessidade de reelaborar o planejamento de ensino, a partir de um novo Projeto Político Pedagógico que contemple a oferta da Educação em Tempo Integral em toda rede. Necessário também manter a Jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os docentes, desenvolver a formação continuada do quadro efetivo e o acompanhamento em serviço para garantir o êxito da proposta.
Paises de todo mundo, que conseguiram elevar os indicadores educacionais, possuem jornada escolar superior a do Brasil como, por exemplo, o Chile.
Assim, buscar elevar os indicadores de desempenho do aluno, requer investir na qualificação docente, na melhoria da infra estrutura de apoio didático e na ampliação da jornada escolar, a partir da Implantação da Escola de Tempo Integral.
Implantar a Escola de Tempo Integral exige decisão política, mante-la exige coragem para vencer desafios e apostar em medidas sustentáveis para promover a melhoria da qualidade da educação pública.
Anaci Bispo Paim
Presidente da Academia de Educação de Feira de Santana
Parabenizo a Profa. Anaci Bispo Paim.
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