Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 23 de novembro de 2008

Teatro de Idéias

Textos de Merleau-Ponty em Ciclos de Discussões
Descobrir o prazer de uma boa discussão intelectual, com pitadas de boa música, é a proposta da última sessão do Ciclo de Discussões do Teatro de Idéias em 2008, que acontece nesta segunda-feira, 24, a partir das 19 horas, no Teatro Molière, Aliança Francesa, em Salvador. Durante o evento será apresentado e discutido o livro "O Visível e o Invisível", do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty. O professor Monclar Valverde, do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), falará sobre o conteúdo da obra e seu lugar na produção do autor. Em seguida, a convidada da noite, a artista plástica Rosa Gabriela de Castro Gonçalves, professora da Escola de Belas Artes da Ufba, comentará as contribuições do texto para as áreas da estética e da crítica. Ela falará também sobre a influência em seu próprio trabalho artístico.
Ao longo da noite, Cristiana Koser (voz) e Tonzé Amora (violão), farão intervenções musicais, no clima do debate. Uma médica de voz especialíssima e um engenheiro formam um casal de músicos amadores com qualidade profissional. O ciclo contará ainda com a participação especial de Paulo Martins (bandolim), instrumentista habituado aos desafios técnicos do Chorinho e ao clima intimista da Bossa Nova.
A iniciativa é da Aliança Francesa e Ufba, parceiras na comemoração do centenário de nascimento do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A programação, organizada pelos Programas de Pós-graduação em Filosofia e Ciências Sociais da Ufba, incluiu Colóquio Internacional, realizado no final de agosto, grupo de estudos e ciclo de discussões sobre a obra do filósofo, ao longo do ano.
Retomando o formato do Teatro de Idéias, desenvolvido com sucesso em 2006, na própria Aliança Francesa, o ciclo apresentará ao público as principais obras do pensador. Procurando dar voz à reflexão intelectual, fora do âmbito universitário, o projeto propõe colocar a reflexão teórica em cena, exercitando o pensamento mais como diálogo do que como discurso.
Voltado principalmente ao ensino e à investigação no campo da filosofia, Merleau-Ponty dialogou intensamente com as ciências humanas e as artes, e sua obra vem tendo uma repercussão crescente, como se pode constatar pelas publicações dedicadas às suas idéias, em todo o mundo. Ele desenvolveu, então, uma aguda interpretação da ação política, sem deixar de lado as questões ontológicas, buscando sempre construir uma filosofia livre dos dualismos.
(Com informações da jornalista Renata Pitombo)

Nenhum comentário: