Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Projeto leva alunos da FTC Feira ao mundo dos negócios

Numa iniciativa pioneira na Bahia, a FTC Feira de Santana realizou, no início deste mês, o projeto “Laboratório Mercadológico”, que levou a campo os alunos do curso de pós-graduação MBA em Marketing Estratégico, para conhecerem de perto situações e ambientes de mercado. Através da atividade, que tem como uma das principais características o caráter competitivo, eles avaliaram novos cenários e obtiveram a vivência prática de todas as disciplinas do curso.
Coordenado pelo professor André Kaercher, o projeto visa fornecer aos alunos informações e conhecimentos práticos em Administração de Marketing, Comunicação e Vendas, possibilitando a formação acadêmica para atuarem como gestores estratégicos de marketing. Segundo Kaercher, trata-se de uma proposta muito utilizada nos MBA’s em negócios do Sudeste do Brasil. “Aqui, o projeto foi idealizado exclusivamente para o MBA em Marketing Estratégico da FTC Feira”, ressaltou.
O projeto foi executado em várias etapas. Primeiro, os participantes se dividiram em dois grupos e encararam o mercado para comprar diversos produtos indicados pela coordenação do curso, visando fechar os melhores negócios. Para isso, eles utilizaram as diversas ferramentas da Administração, entre as quais Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Logística Empresarial, Relacionamento com o Consumidor, Gestão de Marcas e Pesquisa de Mercado.
A segunda etapa consistiu na formação dos estoques. Num terceiro momento, as duas equipes voltaram ao mercado em busca das melhores vendas. Diversas empresas e pessoas físicas foram visitadas para comprarem os produtos comercializados pelos estudantes, que visavam obter o melhor lucro. Marketing Promocional, Varejo, Administração de Vendas, Gestão de Preços e Custos e habilidades gerenciais foram as competências colocadas em prática nessa etapa.
Após o trabalho de campo, as duas “empresas” promoveram um amplo debate e apresentação de relatórios, destacando os indicadores de desempenho, eventuais pontos fracos e fortes de cada equipe. “Os nossos alunos confirmaram o alto nível do curso, mostrando que além de excelentes acadêmicos são também gestores estratégicos de negócios, possuem poder de decisão e sabem processar as informações que o mercado dinâmico e competitivo fornece”, avaliou o professor André Kaercher.
Para os alunos, a experiência foi gratificante. “Aprendemos muito no laboratório mercadológico, pois buscamos analisar os detalhes do mercado de forma minuciosa, detalhes esses que vivemos diariamente no varejo, seja como comprador ou fornecedor, e que fará a diferença no nosso cotidiano, para nos tornarmos cada vez mais competitivos”, afirmou Gabriel Almeida. Já Fernanda Ribeiro analisou que a atividade “possibilitou colocar em prática muito do que foi visto durante o curso e perceber o quanto é competitivo e difícil o mercado de trabalho”.
O resultado da metodologia aplicada para a realização do trabalho foi atestado pela professora Marcly Pizzani, coordenadora de Pós-graduação e Extensão da FTC Feira. Segundo ela, “são ações como essa que reforçam a qualidade dos cursos oferecidos pela FTC”. Marcly frisou ainda que os cursos ligados à área de gestão têm destaque no município e região “pelos projetos inovadores que buscam de fato a aplicação dos conhecimentos teóricos, através da prática vivenciada no mundo dos negócios”.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Nenhum comentário: