Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Impactante vislumbre do mundo


Robert Miethe e Ulrich Noak preparam equipamento para projeção
Basílio Fernandez
Foi apenas como um trailer - parte do treinamento que os planetaristas do Teatro Virtual estão recebendo dos técnicos alemães Robert Miethe, engenheiro eletrônico, e Ulrich Noak, engenheiro óptico -, mas se constituiu em impactante a assistência proporcionada ao sofisticado sistema de projeção por fibras óticas. Deu para perceber a mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, tais como a cintilação e a tonalidade de cor das estrelas - cada uma é projetada por uma fibra ótica específica.
O projetor ótico do ZKP4 Quinto conjugado ao sistema digital Spacegate para apresentações full-dome é uma nova tecnologia utilizada para apresentação de aulas expositivas e espetáculos digitais, o que torna o Teatro Virtual um espaço multidisciplinar.
No auditório circular escurecido coberto por uma cúpula hemisférica, de 13 metros de diâmetro, em poltrona reclinável, pudemos admirar estrelas, planetas e fenômenos atmosféricos projetados, que nos levaram até os limites do universo, mostrando um vislumbre do mundo.
Cada vez mais a convicção de que o Teatro Virtual, primeira etapa do Museu Parque do Saber, é um magnífico empreendimento que o governo José Ronaldo de Carvalho realiza - está próxima a inauguração -, colocando Feira de Santana no futuro.
Salientar que o equipamento não tem similar na Bahia, no Nordeste, no Brasil, na América do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, esta grande obra coloca Feira de Santana na dianteira da ciência e tecnologia. É a única cidade do continente a possuir um equipamento como o planetário adquirido na Alemanha. Para dar inveja aos grandes centros de toda América do Sul.