Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Oficina de Cinema Documental inicia segunda-feira

No período de segunda-feira, 26, a 7 de dezembro, a realização da Oficina Realização de Cinema Documental Com trabalho Prático, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições estão abertas até o dia do início da atividade. A oficina será ministrada por Johny Guimarães e Volney Menezes, tendo Dimas Oliveira como convidado. O investimento é R$ 60,00.
Tem como objetivo a pesquisa de equipe, estudo de linguagem, fomento da cultura cinematográfica, prática de cinema documental e leitura de textos que discutem a história e as formas de documentário. Desse modo, a oficina pretende capacitar o aluno a desenvolver e transformar uma idéia em projeto, com a percepção das possibilidades narrativas do filme documentário e seus diferentes resultados. Visa também, dar ao aluno os instrumentos necessários para a descoberta das noções básicas do fazer cinematográfico (ponto de vista, planos, som, a entrevista, a narração) e nas diversas questões que envolvem a produção do filme documental. Enfim, fornecer conhecimento teórico e prático sobre linguagem cinematográfica.
Segundo a artista plástica Maristela Ribeiro, que coordena as Oficinas de Criação Artística (OCA), o projeto é que todos vivenciem o processo de realização de um curta-metragem em vídeo, desde a criação do roteiro até a finalização, sendo capazes de interpretar, desenvolver idéias e roteiros, dirigir e organizar equipes de realização e outras etapas práticas que envolvem a concepção de um filme. Estudantes e interessados em geral formam o público alvo da oficina. Todos os participantes vão receber apostila, certificado e um DVD com o material gravado durante o curso.
Johnny Guimarães - É professor de História Contemporânea da Uneb e documentarista. Produziu dissertação de mestrado sobre o filme “Sob os Ditames de Rude Almagesto”, de Olney São Paulo. Foi um dos fundadores do Cine Clube Olney São Paulo, em Feira de Santana, nos anos 90. Coordena o Laboratório de Imagens da Uneb, campus I. Co-diretor do filme “Chuvas de Março”, sobre as conseqüências do golpe militar em Feira de Santana. Ainda dirigiu o documentário “Minas de Sapé” e o filme experimental “Infância Bélica”.
Volney Menezes - É professor de História graduado pela Uefs, leciona na rede estadual de ensino, ministra a disciplina Análise e Produção da Imagem no curso de Design do Ceteb. É pós-graduado em Potenciais da Imagem pela Ufba. Atua como documentarista e cinegrafista. Co-diretor do filme “Chuvas de Março”. Participou do making off de “Lua Violada”, de José Umberto.
Dimas Oliveira (como convidado) - É jornalista especializado e estudioso de Cinema. Escreve sobre cinema desde 1967. Foi um dos fundadores do Cine Clube de Feira de Santana, existente nos anos 70 e 80. Realizou trabalhos ficcionais e documentais em Super 8 e vídeo e foi assistente de direção nos documentários “Ser Tão” e “Cantos Flutuantes”, ambos de José Umberto.

Nenhum comentário: