Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 22 de setembro de 2009

FTC leva ações à Mangabeira no Dia da Responsabilidade Social

Mais uma vez a FTC Feira de Santana terá ação de destaque no Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que acontece no sábado, 26. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a formação do cidadão. A programação do evento, que será desenvolvida durante todo o dia, envolve todos os cursos da instituição.
Ao todo, 150 pessoas estarão atuando no bairro Mangabeira, entre professores, alunos e colaboradores. Organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o Dia da Responsabilidade Social tem como tema “Ensino Responsável 2009”. A proposta é garantir aos moradores do lugar serviços gratuitos e informações sobre as diversas áreas de atuação da faculdade.
Alunos e professores de Administração montarão um esquema de atendimento com orientações para orçamento familiar e elaboração de currículo. Uma apresentação de teatro de fantoches enfatizando as relações interpessoais e a distribuição de cartilhas para colorir entre as crianças, com o tema Responsabilidade Social e Cidadania, complementam o programa do curso.
Além de transmitir noções sobre primeiros socorros, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e de colo uterino, cinco professores e 25 alunos do curso de Enfermagem farão aferição de PA e teste de glicemia capilar. Também estão programadas palestras educativas sobre prevenção da dengue e da Influenza A (gripe suína). Haverá, ainda, um salão de beleza disponibilizando cortes de cabelo (feminino e masculino), com apoio da Escola de Cabeleireiros de Feira de Santana (Ecafs).
Conscientização ambiental
Uma explanação do professor Joabe Cerqueira Rodrigues sobre o diagnóstico ambiental da Lagoa Chico Maia, feito pelos alunos do curso, é uma das atividades de Engenharia Ambiental, que promoverá palestras sobre o lixo, com a professora Viviane Rodrigues, apresentação de técnicas de compostagem caseira e distribuição de folder e cartilha sobre conscientização ambiental. Sete alunos participarão das atividades, que inclui ainda exibição de vídeos sobre reciclagem de lixo.
A participação do curso de Fisioterapia no Dia do Ensino Responsável será concentrada em uma oficina de coluna, com a realização de tratamento fisioterapêutico em pessoas acometidas de doenças da coluna vertebral. A ação será feita por dois professores e seis alunos do 5° semestre e inclui técnicas de massoterapia e de terapia manual.
A ação do Colegiado de Medicina Veterinária será a vacinação de cães e gatos contra a raiva, em parceria com o Centro Municipal de Controle de Zoonoses, coordenado pela Médica Veterinária Mirza Carvalho. No mesmo dia, haverá vacinação nos demais bairros da cidade, contemplando assim o chamado ‘Dia D’ da vacinação, que coincidentemente acontece na zona urbana de todo território nacional no dia 26 de setembro. Estarão envolvidos aproximadamente 30 alunos, que atuarão juntamente com os agentes do Centro de Controle de Zoonoses.
Atenção nutricional e inclusão
Atenção nutricional a crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes; oficinas de reaproveitamento integral de alimentos (como aproveitar integralmente partes normalmente não consumidas de alimentos in natura: cascas, folhas, talos, sementes); e palestras de como prevenir doenças infecciosas e parasitárias que podem comprometer o estado nutricional de crianças. Estas são as ações programadas pelo Colegiado de Fisioterapia para os moradores da Mangabeira.
Na área de Psicologia foram definidas duas modalidades de ação. A primeira será orientação vocacional aos adolescentes e jovens de ensino médio, com a expectativa de realizar 75 atendimentos de avaliação de interesses pessoais e profissionais. A segunda prevê a realização de oficinas comunitárias, abrangendo duas temáticas: “A violência” e “As relações interpessoais na convivência comunitária”. A idéia é trabalhar com grupos pequenos, formados a cada hora de atividade.
O Colegiado de Sistemas de Informação também estará presente no bairro Mangabeira, empreendendo ações de inclusão digital no laboratório de informática da Associação de Moradores, destinadas a crianças e adultos.
As ações do Dia da Responsabilidade Social, que terão início às 8 horas, envolvem diversos parceiros como a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde e de Transporte e Trânsito, Comdecon e 35º Batalhão de Infantaria.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Nenhum comentário: