Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Museu do Cinema em Cachoeira pode fechar por falta de verba


Cineasta Roque Araújo
Foto: Reprodução

O cineasta Roque Araújo, guardião maior da memória do cinema baiano, usou as redes sociais para falar sobre o fechamento do Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA), o Museu do Cinema, instalado no Patrimônio Nacional de Cachoeira. Segundo ele, a instituição fechou as portas por falta de apoio da Prefeitura local, que deixou de contribuir para a manutenção do espaço. "Sem continuidade do contrato de parceria firmado pela Prefeitura de Cachoeira, o instituto deve fechar", disse.
Roque contou que ele mesmo vem custeando tudo, mas não conseguirá manter isso por mais tempo: "Ultimamente, eu estou pagando funcionário com o meu dinheiro, pago minha passagem para lá, a hospedagem e a alimentação. Estou fazendo um trabalho para o benefício da cidade e não tenho suporte nenhum. Eu poderia ter colocado o museu em qualquer outra parte do Brasil, podia ser no Rio, em São Paulo, tive vários pedidos para levar para lá. Eu preferi a Bahia porque sou baiano e quis que os baianos tivessem o único museu específico de cinema e audiovisual", desabafou.
O espaço, que já recebeu em três anos quase 50 mil visitantes de vários países, funciona diariamente das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Em vídeo publicado no Facebook, o cineasta, que também é coordenador do Núcleo de Apoio à Produção da Diretoria de Audiovisual (Dimas), pede pouca coisa: "Preciso de duas funcionárias, minha hospedagem na cidade, reposição de lâmpadas queimadas, água e material de limpeza. São as únicas exigências".
Ainda segundo ele, o único apoio que o museu vem recebendo é o do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que em seu imóvel onde funcionava uma galeria de arte no Centro Histórico de Cachoeira, abriga o funcionamento do Museu com a exposição permanente de 900 peças raras de equipamentos cinematográficos. 
"SALVE O MUSEU DE EQUIPAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS INSTALADO EM CACHOEIRA"; "CACHOEIRA VAI PERDER O MAIOR MUSEU DE EQUIPAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS DO BRASIL", escreveu ele.
Fonte: http://bahia.ba/entretenimento

Nenhum comentário: