Os recursos para a primeira etapa
das obras do BRT de Salvador estão garantidos. Na manhã desta sexta-feira, 17,
o prefeito ACM Neto recebeu a confirmação da diretoria da Caixa Econômica
Federal da liberação de R$ 108 milhões para o projeto que vai ligar a Lapa à
região do Iguatemi - outros R$ 300 milhões já estavam assegurados pela
instituição. "O que não conseguimos em mais de três anos da gestão anterior,
fizemos agora em apenas 30 dias", comemorou o prefeito ACM Neto, após se
encontrar com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.
De acordo com ACM Neto, a
assinatura do contrato e a autorização para a realização das obras deverão
acontecer após a apresentação de toda a documentação da Prefeitura ao Tesouro. "Estamos trabalhando no projeto há muito tempo e toda a documentação está
atualizada. Portanto, depois da aprovação do Tesouro, vamos lançar o edital
para o início das obras", disse o prefeito, que destacou a participação do
ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) para a liberação dos
recursos.
"Esta ação demonstra como
Salvador vinha sendo prejudicada por uma política deliberada, coisa que não
vamos fazer com o governo estadual. Fico feliz por esta parceria com o governo
federal ter se estabelecido com tanta brevidade. O prefeito ACM Neto está de
parabéns por ter viabilizado o projeto", disse Geddel.
O projeto
será executado em duas etapas. A primeira, que será custeada pelos
financiamentos liberados nesta sexta-feira pela Caixa e que terá edital lançado
assim que houver aprovação do Tesouro, será o trecho o Hospital Aliança e a
LIP.
BRT - O Projeto de Corredores de
Transporte Público Integrado de Salvador (BRT), uma das mais importantes
intervenções viárias já realizadas na capital baiana, terá extensão de 8,7 km,
entre a estação da Lapa e a ligação Iguatemi Paralela (LIP).
O percurso, em ônibus articulados e climatizados, será completado
em 16 minutos e permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte
público para outros pontos da cidade por meio de oito estações de transbordo:
Dique, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Lucaia, ACM, Hiperposto e Iguatemi.
O
corredor será constituído de faixa exclusiva para ônibus e para automóveis,
ciclovias e complexos de viadutos que vão eliminar retornos e semáforos,
facilitando o fluxo de veículos. Os viadutos vão permitir o trânsito direto
entre a Garibaldi e a Juracy Magalhães, na saída da ACM (Parque da Cidade) para
a Juracy Magalhães e da Paulo VI para a ACM, na altura do Hiperposto.
Fonte:
Assessoria Geral de Comunicação (Agecom)
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