A representação, feita
pelo deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), contra a campanha
publicitária da Petrobras que apresentava hipocritamente o escândalo de
corrupção na empresa como um "desafio a ser superado" foi acatada pelo Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão de regulação
determinou que o anúncio deverá ser refeito para continuar sendo veiculado na
mídia.
Na denúncia feita em
fevereiro último, Aleluia alegou o Artigo 23 do Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária (CBAP), que determina aos anúncios "não abusar
da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de
conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade". Ressaltou ainda a "proposital confusão" promovida pela peça publicitária ao querer relacionar a
descoberta dos primeiros poços de petróleo, ou mesmo do Pré-Sal, com as
consequências da Operação Lava Jato na empresa.
"Não se pode querer enganar a opinião pública com uma campanha
publicitária milionária tratando o que é corrupção, roubo de dinheiro público,
como exemplo de desafio a ser superado pela companhia. Não é desafio, são atos
ilícitos que demandam rigorosa apuração e punição dos envolvidos", afirmou
Aleluia, comemorando a decisão do Conar.
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