Artigo de Dimas Oliveira, publicado em
agosto de 1999, no jornal "Diário da Feira", do qual foi editor:
O homem não conhece tudo. Sobre o fim
do mundo, o homem não sabe nada. "Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe,
nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai" (Mateus 24: 42). Em
Marcos 13: 24-27, juntamente com as passagens paralelas de Mateus 24: 29-41 e
Lucas 21: 21-33, o centro da reflexão evangélica sobre a história do fim do
mundo. São ensinamentos sobre as "últimas coisas", sobre o que se
chama escatologia.
Por isso que os crentes não crêem que o
mundo possa acabar amanhã. Numerosas previsões humanas já foram feitas e todas
inevitavelmente fracassaram. "Não lhes compete saber os tempos ou datas
que o Pai estabeleceu pela Sua própria autoridade", disse Jesus (Atos 1: 6
e 7).
Os crentes esperam a segunda vinda de
Jesus, o arrebatamento. Aqueles que aceitaram Jesus Cristo como Messias, como o
Filho de Deus terão vida eterna no mundo futuro, com a Igreja que será
arrebatada por Jesus.
Marcos 13: 24-27 diz: "Mas
naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua nãodará a
sua luz; as estrelas cairão no céu e os poderes que estão nos céus serão
abalados. Então verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e
glória. E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os
quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu".
Lucas 21: 25-28 diz: "E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e
sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e
das ondas; os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que
sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. (...) Ora,
quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas
cabeças, porque a vossa redenção de aproxima".
Assim, resta ao crente, como exorta
Mateus (24: 42), que "Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o
vosso Senhor".
Os que não aceitam esta verdade, de que
Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores não vão escapar do período de
provação, da grande tribulação, que se seguirá à segunda vinda de Jesus, para a
redenção fina no fim dos tempos.
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