Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Imagens do primeiro filme com Feira de Santana sendo cenário



Em 1955, Feira de Santana foi cenário para "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose). Com direção de Alex Viany, preto & branco, tem duração de 25 minutos. A realização deste filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer cinema.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo, Wu Kuo Yin. O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).
"Ana" tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.
O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos.
No elenco: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.
Graças ao trabalho de pesquisa e garimpagem do professor Carlos Brito, o Blog Demais possui imagens (Fotos) do filme, feitas nas locações em Feira de Santana.

2 comentários:

Romulo Bezerra disse...

Interessante. Eu lembro que quando morava ali na Fróes da Mota, em 1975 ou 76 , de ter visto na própria praça, algumas filmagens de "O Pistoleiro" do Oscar Santana.

Jamerson Ribeiro disse...

Parabéns Dimas Oliveira, o seu trabalho de garimpar vale ouro! Feira precisa de memória. Continue assim.