Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filme sobre Cuíca de Santo Amaro é referência da cultura popular para a Educação Profissional


Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e a obra de José Gomes, ou simplesmente Cuíca, de Santo Amaro, poeta considerado o maior trovador da Bahia por Jorge Amado. O filme documentário sobre Cuíca começa a ser exibido no dia 9 de agosto em Salvador. De 15 de agosto até o final de novembro, a produção estará em cartaz em 29 cidades do interior, cobrindo todos os Territórios de Identidade da Bahia, incluindo cidades onde estão instalados Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional.
Além do filme documentário, a programação inclui o lançamento do DVD com cinco extras e material pedagógico, lançamento do livro “A verve de Cuíca”, recital de poesia popular e debate com os realizadores, em formato que será repetido no circuito alternativo de exibição de filmes em centros de cultura e universidades, como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
“A participação de estudantes em eventos como este é estimulada pela Rede Estadual de Educação Profissional por meio da inovação e diversificação dos currículos escolares, promovendo acesso dos mesmos ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. O filme, inclusive, é indicado como uma referência para o desenvolvimento de ações pedagógicas pelos estudantes, na medida em que a vida e a obra de Cuíca de Santo Amaro remete a valores como a solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social, valores que permeiam a Educação Profissional da Bahia”, disse Almerico Biondi, superintendente da Educação profissional da Secretaria da Educação.
Poeta
Cuíca de Santo Amaro era denominado por muitos de “O poeta mais temido da Bahia”. Por meio dos mais de mil cordéis que escreveu e produziu, entre 1930 e 1963, Cuíca de Santo Amaro divulgava fatos do cotidiano e sempre presentes na história da humanidade. Com firmeza, ele criticava as mazelas sociais. Era considerado uma referência popular.
A sensibilidade e a genialidade de Cuíca de Santo Amaro eram marcantes no humor, na irreverência, na manifestação livre do pensamento, ao ponto de ser transformado em personagem dos romances Pastores da Noite e A morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado que descreveu Cuíca como uma “organização: escreve seus versos, manda imprimi-los, desenha ele mesmo os cartazes de propaganda que conduz sobre os ombros, vende folhetos com os poemas e canta os melhores versos para atrair a freguesia”.
Josias Pires, que dirigiu o filme documentário juntamente com Joel de Almeida (Foto: Divulgação), disse que “Cuíca é um personagem tão rico que muitos outros filmes e livros terão que ser feitos sobre ele... Cuíca de Santo Amaro é arauto. O anunciador. O anjo torto, da boca torta, poeta livre desancando a hipocrisia. A vida privada nas ruas. A verdade que sai da boca dos becos, dos subterrâneos”, disse.
Enviado pela Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário: