
Unir um jogo com mais de dez mil anos de história com uma das ferramentas mais atuais das redes sociais: o YouTube. A proposta de interação, que pretende unir estudantes baianos e jovens de outros estados e países, acaba de ser colocada em prática pelo Colégio Helyos. O centro educacional que inclui, há 15 anos, o aprendizado e a prática do xadrez na lista das disciplinas do Ensino Fundamental, agora irá expandir a experiência e dialogar com interessados no tema em qualquer parte do globo. No vídeo "O Mundo do Xadrez", produzido pelo Helyos e disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=4LJ3ztG0eog, os internautas poderão conhecer um pouco da história do jogo milenar e os recursos pedagógicos que levaram a prática lúdica às salas de aula, estimulando o desenvolvimento social e cognitivo de crianças e jovens.
“A possibilidade de interação trazida pelas redes sociais é enriquecedora para quem assistirá ao vídeo, mas também para nós, através dos comentários e respostas que receberemos”, explica a coordenadora pedagógica Patrícia Moldes. Criado na Índia há dez mil anos, o xadrez contribui com o desenvolvimento da estratégia, concentração, criatividade e capacidade de análise de seus praticantes. Tanto que já é reconhecido pelo Ministério da Educação e introduzido nas escolas públicas através do Programa Xadrez nas Escolas. “Trata-se de uma ferramenta eficaz ao desenvolver a capacidade de resolução de problemas, estimular a socialização, e cumpre um importante papel educativo ao favorecer a assimilação de regras de forma prazerosa”, destaca Patrícia Moldes.
Outros vídeos pedagógicos produzidos pelo Colégio Helyos também podem ser consultados na Internet através do YouTube. "Mensagem Para a Vida", disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=Qv6PAVTeBYQ traz uma mensagem de otimismo principalmente para vestibulandos e "Poema Matemático", publicado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=szyhQnVTCFE, de maneira divertida, narra este belo poema de Millôr Fernandes.
O Colégio Helyos é a única instituição de ensino da Bahia a se destacar por quatro anos seguidos no resultado do Enem entre as 10 melhores instituições de ensino do país, sendo uma referência na região Nordeste.
(Com informações da Frente & Verso Comunicação Integrada)
Um comentário:
Obrigada pela postagem e por nos avisar!
Atenciosamente,
Aline Lobato
Postar um comentário