1. Jair Cezarinho: Ética e responsabilidade
2. Prefeito Tarcízio Pimenta faz pronunciamento
3. Jair Cezarinho ladeado por Valter Lessa, Ricardo Luzbel, Samuel Celestino, José Jorge Randam, Eliezer Varjão, Agostinho Muniz e Antônio Matos
Fotos: Basílio Fernandez
Desde esta sexta-feira, 15, que Feira de Santana passa a sediar a Seccional Norte/Nordeste da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) - a outra Seccional é sediada em Ilhéus/Itabuna -, com a posse do jornalista Jair Cezarinho como presidente. O ato ocorreu no Museu Parque do Saber.
Samuel Celestino, presidente da ABI, dirigiu a solenidade de posse, que foi bem concorrida, incluindo a presença de diretores da associação, que vieram em comitiva de Salvador: José Jorge Randam, 1º vice-presidente, Valter Lessa, 2º vice-presidente, Agostinho Muniz, secretário, Eliezer Varjão, diretor de Patrimônio, Ricardo Luzbel, diretor, Antônio Matos, conselheiro, e Maurício Varjão.
Ao empossar Jair Cezarinho, Samuel Celestino afirmou que "hoje é um dia importante para a ABI, que está chegando atrasada em Feira de Santana". Para ele, a cidade "muito pujante, é o pólo mais importante do jornalismo na Bahia, depois de Salvador". Ele fez elogios à pessoa de Cezarinho e contou sobre a atuação da associação, em 78 anos de existência - foi criada em 1930. Fez referências ao jornalista Jorge Calmon, já falecido, como "grande liderança da imprensa, homem extraordinário".
Jair Cezarinho se comprometeu em "uma gestão com ética e responsabilidade" e destacou a relevância da Associação Bahiana de Imprensa.
O presidente da ABI também falou das prerrogativas da entidade, voltadas para a defesa da liberdade de expressão. "Liberdade com responsabilidade", sentenciou, colocando que "o homem não pode prescindir da comunicação, da informação"".
Na seqüência, Samuel Celestino respondeu com propriedade a questões formuladas por jornalistas presentes, primeiramente de Dimas Oliveira, do Blog Demais, sobre a revolução das novas mídias e como ela afeta ao jornal impresso, e outra sobre a exigência do diploma para jornalista.
Para o jornalista, o jornal impresso está em declínio com a crise mundial e pelas novas mídias, "por ser um produto caro". Ele informou sobre a previsão do próprio "The New York Times", que deixará de circular em 2020, passando definitivamente para a informação em tempo real, através de site. Ele exemplificou o dilema pessoal de vibrar com uma informação em primeira mão colocada em seu site ("Bahia Notícias") e não poder usar a mesma informação no dia seguinte em sua coluna no jornal ("A Tarde").
"Defendo o diploma para jornalista", respondeu Samuel Celestino, pois "é essencial", completou. Mas, ele condenou a "explosão" de escolas de comunicação, que "é um acinte, uma violência contra a juventude, que se forma para nada, pois o mercado é escasso". Ele afirmou que "é preciso fechar as escolas de comunicação. Que só fiquem as necessárias".
Entre outras questões, o presidente da ABI também respondeu à do jornalista e radialista Renato Ribeiro sobre como se defender de ataques sofridos na mídia, como ocorreu com ele, quando assumiu a Chefia da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana. Para Samuel Celestino, o "caminho é a Justiça", como aliás Renato Ribeiro está tomando.
Presenças
Marcaram presença, o prefeito Tarcízio Pimenta (Samuel Celestino contou sobre conversa que teve pela manhã com o prefeito, tomando informações sobre a implantação do Sistema Digital da Sáúde, da campanha "Abrace Salvador", e 15 minutos depois elas estarem postadas no seu site ), acompanhado da primeira dama Graça Pimenta, vice-prefeito Paulo Aquino, secretários Edson Borges (Comunicação Social), Alcione Cedraz (Cultura, Esporte e Lazer), João Carlos Cavalcanti (Saúde) Artur Andrade (Desenvolvimento Econômico), e Antônio Carlos Borges Júnior (Habitação). Também o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, o suplente de deputado federal Jairo Carneiro - citado por Samuel Celestino como colega no curso de Direito na Ufba - e vereador Carlos Alberto Rocha, o Frei Cal.
Em sua fala, Tarcízio Pimenta deu as boas vindas à Associação Bahiana de Imprensa e convidou a diretoria da entidade a se aproximar mais de Feira de Santana.
3 comentários:
Relato fiel e preciso do evento ocorrido horas antes.
Faltou citar outros nomes presentes.
Parabéns aos companheiros da imprensa de Feira de Santana por terem um representante com a qualidade do meu amigo-irmão, Jair Cezarinho.
Parabéns pela posse festiva.
Jota Lacerda
www.jotalacerdacomenta.blogspot.com
Postar um comentário