Numa realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e da Associação dos Arquitetos de Feira de Santana, será aberta nesta quinta-feira, 21, na galeria do Centro de Cultura Amélio Amorim, a exposição “A Casa - Relevos e Esculturas”, do artista plástico Josilton Tonm. A temporada vai até 21 de junho.
De temperamento irrequieto, mistura de artesão e artista, mecânico e filósofo, a sua produção plástica começou com as talhas de madeira e foi se desenvolvendo tridimensionalmente, até chegar à escultura com os mais variados materiais, afirma o professor da Uefs, Francisco Antônio Zorzo. De acordo com o professor, “as talhas foram, originalmente, a escavação arqueológica de um mundo próprio de figuras líricas: peixes, flores, blocos mágicos, pássaros e bolas. Das pequenas talhas para as portas lavradas e grandes painéis foi um pulo”.
Na nova fase do artista, ocorrida após os anos 1980, ele sentiu que era a hora de alterar o conjunto de objetos fabricados. Furar, pendurar, encaixar, encaixotar, vazar e fragmentar são algumas das operações a que Tonm se dedicou a partir de então. Assim, nasceram peças curiosas, como cabeças e máscaras de madeira ou de pedra, dorsos rombudos ou protótipos de máquinas de turbinar a natureza.
A crítica de arte Matilde Matos entende que Josilton Tonm enaltece seu trabalho sem recorrer a qualquer artifício. "Ele trabalha as pedras e madeiras que a nossa natureza pródiga tem em profusão: peroba, maçaranduba, pau brasil, canela, sucupira, pau d’arco, louro, bem como o mármore de Itapebi, granitos, quartos e pedra sabão".
(Com informações de Socorro Pitombo, da Asessoria de Comunicação do Cuca/Uefs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário