Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

domingo, 17 de maio de 2009

Impressões de um astrônomo sobre o Planetário




1. Fernando Munaretto: Não há palavras
2. Astrônomo dá aula no Planetário
3. Estudante do Nobre faz questionamento
Fotos: Basílio Fernandez
"O Ano Internacional da Astronomia começou muito bem para os feirenses, que agora dispõem de um moderníssimo planetário em sua cidade", afirmou o astrônomo Fernando Munaretto, da Astronomia na Escola - Mil Produções, de Salvador, que esteve em Feira de Santana na quarta-feira, 13, e conheceu o Museu Parque do Saber, como convidado do Colégio Nobre.
Ele disse que "não há palavras que transcrevam o sentimento que eu, educador da área de astronomia, senti durante minha visita ao Museu Parque do Saber e seu Planetário". Munaretto considera como "maravilhosa" esta aquisição de Feira de Santana e tem comentando sobre o equipamento em Salvador, nas escolas e nas agências especializadas em turismo pedagógico para as quais ministra palestras.
A convite do Blog Demais, o astrônomo teceu comentário que se segue, com "o intuito de registrar minhas sinceras impressões":
Dia 13 deste mês, tive a oportunidade de acompanhar um grupo de 120 prévestibulandos a uma visita ao Museu Parque do Saber, em Feira de Santana. O professor de Geografia Bruno Borges, do Colégio Nobre, já havia me alertado que eu iria me impressionar, mas não imaginei o quanto.
Além da moderna, ampla e agradável estrutura física, o Parque do Saber dispõe de um moderníssimo planetário da top marca alemã Carl Zeiss, capaz de projetar e simular o céu, como visto desde Feira de Santana ou da perspectiva de um observador em qualquer outra parte da Terra e até de outros corpos do sistema solar.
Essa projeção é feita em um teto especialmente construído em forma de cúpula, como a própria abóbada celeste, e reproduz com incrível fidelidade toda a sorte de corpos celestes conhecidos, além do Sol, da Lua, os planetas, o desenho das constelações, seus movimentos reais e aparentes e o atual modelo cosmológico.
Repleto de recursos, o planetário é um super instrumento pedagógico de possibilidades inesgotáveis, de forma que um mesmo grupo de visitantes, seja uma turma de estudantes ou uma família, poderá visitar o planetário, inúmeras vezes sem se repetir no conteúdo.
O Parque do Saber, em Feira, é uma destas iniciativas que nos alentam de esperança na iniciativa política, capaz de apostar na educação como instrumento de transformação social. Com seu planetário para 165 pessoas confortavelmente acomodadas em poltronas reclinadas, e com o projeto de futura instalação de laboratórios científicos, o Parque do Saber surge em Feira de Santana como um centro de entretenimento educacional, capaz de familiarizar nossos estudantes e o cidadão comum que o visite, com o conhecimento contemporâneo de vanguarda, de uma maneira dinâmica, descontraída, interativa e atraente.
De uma só vez, esta iniciativa reúne em torno de si um valor imaterial que vai muito além da estrutura física aparente, que por si só já nasce como ponto de referência educacional científico e recreativo em nível nacional. Como conseqüência de iniciativas como esta a cidade incorpora sua vocação cultural e proporciona às novas gerações um ambiente intelectualmente fértil e salutar.
As possibilidades vão mesmo além da própria Astronomia, uma vez que toda a sorte de projeções educacionais pode ser ali realizada com altíssima qualidade de som e imagens tridimensionais, alcançando um resultado bastante efetivo na democratização do conhecimento.
Com esta aquisição, Feira alcança o sonho de todo o pedagogo, que é o poder de “aprender brincando”. Nossa "Princesa do Sertão", que já despontava como uma referência na área de astronomia no Brasil, hoje tem mais um motivo para se orgulhar, pois uma cidade que investe em educação, certamente se mostra no caminho certo, mas uma cidade que investe em educação de vanguarda, se coloca à frente, empunhando a lanterna a ser seguida.
Parabéns à Cidade de Feira de Santana pela iniciativa e responsabilidade de encarar a realização deste sonho, e a seus idealizadores, pessoas cujos nomes estão entre os mais relevantes da astronomia no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens a Feira de Santana!Mariana

Pedro Ventura disse...

Só mesmo uns beócios locais que desprezam e boicotam o Planetário, equipamento que coloca Feira no primeiro mundo.

Tiago Ramos disse...

Parabéns a cidade de Feira de Santana pela iniciativa vanguardista de promoção do conhecimento cosmológico no Estado da Bahia. Parabéns, também, aos profissionais da Astronomia que a exemplo de Fernando (de Igatu) Munaretto, vêm despertando nas pessoas o interesse sobre o Cosmos, e os aproximando de uma consciência socioambiental.

Freitas disse...

o trabalho de igatu, iniciado de modo informal, como necessidade dele mesmo nas suas trilhas sem fim, foi cada vez mais se aprofundando pela paixão do mesmo pelas noites estreladas da chapada... é fascinante conversar com ele sobre o tema, parece que ao contemplar o céu noturno, ele acaba vislumbrando o universo...