Por Anaci Bispo Paim
A educação em todos os níveis, etapas e em todos os momentos da vida, impõe-se como uma necessidade incontestável, que torna a educação permanente uma das realidades mais palpáveis, transformando de forma radical as modalidades tradicionais de ensino.
Torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que se dediquem a examinar o futuro da educação, numa sociedade em constantes mudanças, definindo novos caminhos e possibilidades, oferecendo subsídios para a formulação de políticas no campo da educação, sempre tendo em vista a defesa do coletivo, do acesso democrático de todos, preservando os valores essenciais da vida em sociedade, como democracia, equidade, justiça, paz e desenvolvimento sustentável.
A educação deve se prolongar por toda a vida e para todos, e essa consciência deve ser igualmente despertada e desenvolvida em cada um de seus próprios estudantes.
Nesse contexto em que a educação permanente assume um caráter primordial, as universidades passam a ter papel ainda mais amplo e uma grande responsabilidade em relação ao desenvolvimento profissional em todos os campos, mas especialmente no campo educacional pela responsabilidade na elaboração das políticas educacionais, entendendo-se que essa mudança atinge não somente a área da aprendizagem ou da formação para o exercício profissional, mas também as funções de pesquisa e extensão. A extrema velocidade da mudança exige, por outro lado, que as intervenções da universidade junto ao sistema de dêem de forma mais planejada do que o foram no passado.
Hoje, o antigo paradigma educacional da reprodução se exaure, exigindo projetos pedagógicos mais criativos, mais contextualizados, acima de tudo, apegados à realidade de formação da nova força de trabalho.
A educação se constituem em um fator fundamental para o desenvolvimento cultural e socioeconômico de indivíduos, comunidades e nações. Somente a educação pode auxiliar nossa sociedade a transcender as considerações exclusivamente econômicas, a fim de assimilar dimensões mais profundas de moralidade e espiritualidade.
O mundo do futuro não deve ser apenas o mundo da informação e do conhecimento, mas principalmente o mundo da compreensão, da liberdade, da cidadania, do respeito a si e ao próximo, da dignidade, do discurso honesto e leal à pratica.
Anaci Bispo Paim é presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, membro efetivo do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e diretora do Farol do Conhecimento
Um comentário:
A EDUCAÇÃO TRANSFORMA O MUNDO
A educação verdadeira é aquela que possibilita a formação dos homens com adequada ação na sociedade. Cidadãos competentes e éticos, verdadeiros homens do mundo, que tornam o ser humano original, singular e imprescindível, uma presença forte no mundo.
Presença que transforma, sonha, constata, cria, recria, compara, avalia, constroi, decide. E é no domínio da decisão que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade de construir o mundo.
Nesse contexto, o trabalho do professor não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua produção e construção. É orientar a aprendizagem e apontar caminhos, contribuindo para a escolha da verdade.
Para esta função, são necessárias conduta ética e orientação correta. Não é possível pensar os seres humanos longe da ética, pois estar longe da ética é uma transgressão.
Assim, transformar a experiência educativa em treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo – que é o seu caráter formador. Quando se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode se dar alheio à formação moral do educando. A conduta do educador contribui para formar uma sociedade melhor e mais feliz, bem como para uma educação de qualidade.
A competência técnico-cientifica é fundamental para o trabalho pedagógico, mas não é suficiente para operar a aprendizagem verdadeira. De nada adianta o discurso competente, se a ação pedagógica é impermeável a mudanças.
A partir da educação é possível transformar o mundo, criar novas realidades, construir novas verdades, olhar para o objetivo e não para os obstáculos.
Anaci Bispo Paim é presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, membro efetivo do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e diretora do Farol do Conhecimento
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