Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Empresa paulista tem interesse em se instalar em Feira de Santana

O Centro Industrial do Subaé (CIS) poderá ganhar, em breve, mais uma empresa de destaque. Desta vez no setor da metalurgia. Os empresários Délcio Maurício e Délcio Batista confirmaram ao prefeito Tarcízio Pimenta, durante audiência em seu gabinete, na quarta-feira, 29, o interesse em instalar uma filial da indústria paulista em Feira de Santana.
Atentos à importante localização geográfica do município e a força da economia regional, os empresários da Maxitooling Peças Metalúrgicas Ltda, especializada em dispositivos de controle, protótipos, cavidades e eletrodos, projetos e usinagem CNC, informaram já que estão analisando as áreas disponíveis para instalação.
Durante a visita, os empresários estiveram acompanhados do gerente geral do Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs), Paulo César Silveira, além do representante da Perfyl, produtora de perfilados plásticos, Rafael Costa Borges, empresa que está em franca expansão na cidade.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Rotarianos feirenses na "Conferência dos Sonhos"

A comitiva de rotarianos de Feira de Santana já se encontra em Maceió-AL, para participar desta quinta-feira, 30, até sábado, 2 de maio, da XVII Conferência Distrital - "Conferência dos Sonhos" - do Distrito 4390 de Rotary International, realizada pelo governador Geraldo Pimentel de Lima, ano rotário 2008-2009.
A abertura do evento acontece daqui a pouco, 20 horas, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Veja programação na postagem XVII Conferência de Rotary em Maceió.
Do Rotary Club de Feira de Santana, além deste jornalista, estão na capital alagoana: Antônio Washington Almeida, presidente 2008-2009; José Raimundo de Azevêdo, governador do Distrito 4390 ano rotário 2004-2005; Hugo da Cruz Dórea, governador do Distrito 4390 indicado 2010-2011; Dázio Brasileiro Filho, governador assistente; Gislene Neves Gomes, presidente eleita do RC Feira de Santana 2009-2010; Luiz da Costa Neto, Pierina Brescianini Erbano, Adauto Franco, Gilberto Pimentel Gomes e José Arruda Filho.
Do Rotary Club Feira-Leste: Germínio Orlando Braga, governador 2007-2008; Jorge Morais, presidente 2008-2009; Eloan Ferreira da Silva, governador assistente; João Martins, e Rosalvo dos Reis Costa. Do Rotary Club de Feira de Santana-Olhos d'Água, o companheiro Julio Martins de Oliveira Neto. A maioria dos rotarianos está acompanhada de seus cônjuges.

Bahia é vergonha no ensino médio

Está no "Bahia Já", de Tasso Franco:
A média nacional das escolas no Enem foi de 50.52, numa escala que vai até 100 pontos. Em relação ao restante do país, a Bahia tem uma situação senão vergonhosa, porque alguns colégios estão acima da média nacional, bastante inferior a outros estados, salvo o Colégio Helyos, de Feira de Santana, o 5º colocado no ranking nacional.
Veja o seguinte, o Colégio Anchieta, 1º colocado em Salvador, está situado na relação nacional como 53º. O Colégio Vieira (veja lista dos melhores na capital) que aparece em 8º é o 181º na relação nacional. E o 10º, Colégio da Fundação José Carvalho, em Pojuca, é o 234º na relação nacional.
Para se ter uma idéia dessa situação, a Bahia perde para Pernambuco, Sergipe, Piaui, Paraiba, Rio Grande do Norte, isso só relacionando com Estados do Nordeste. Com Minas Gerais (uma das melhores educações de ensino médio do pais), Rio, São Paulo, RGS, nem pensar. O Colégio Marista é o 515º na colocação nacional. O Gregor/Mendel o 285º. O Nossa Senhora de Fátima, o melhor colégio de Vitória da Conquista é 559º da lista nacional
O ensino estadual na Bahia não existe do ponto de vista da qualidade. Uma vergonha total. Das escolas federais salvam-se o Colégio Militar de Salvador e o Cefet (Escola Técnica). No interior do Estado, disparado, o melhor ensino está sendo ministrado em Feira de Santana, em alguns aspectos, melhor até do que na capital.
Tasso Franco destaca que entre as 20 melhores do Estado estão quatro escolas, todas particulares, de Feira de Santana, incluindo o Colégio Helyos: Colégio Acesso (69,87), Colégio Nobre (68,88), e Colégio Castro Alves (68,3).

Situação de delegacias na Bahia tem alerta de ACM Neto

Está nos meios de comunicação:

O deputado ACM Neto (DEM) denunciou na quarta-feira, 29, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, a situação de calamidade das delegacias do interior da Bahia. Segundo o parlamentar, mais de 120 municípios estão sem delegado. Em uma das denúncias lidas por ACM Neto, a delegada de uma cidade baiana informa que recebe uma cota mensal de combustível de R$ 300,00 para abastecer a viatura policial, que, de acordo com ela, é insuficiente para atender as demandas da cidade. Em outro caso, existem ofícios que solicitam água sanitária e papel higiênico em falta há meses.
ACM Neto afirmou ainda que os prefeitos querem que o governador Jaques Wagner “ao menos cumpra com as obrigações necessárias na área de segurança pública”. O deputado também voltou a lembrar da crise na educação que a Bahia vive, com déficit de professores nas escolas públicas de 1º e 2 º grau.

Homossexual não pode ser padre

Está no "Blog do Noblat" a nota CNBB reafirma que homossexual não pode ser padre:
O documento Diretrizes para a Formação dos Presbíteros , aprovado nesta quarta-feira, 29, na 47.ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se encerra na sexta-feira em Itaici, município de Indaiatuba (SP), dá ênfase à dimensão humano-afetiva dos seminaristas, ressalta que o celibato é exigência da Igreja e reafirma que, por orientação da Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, homossexuais não devem ser ordenados padres.

Está chegando o dia de estréia de Renato Ribeiro na Joven Pan

Renato Ribeiro apresenta edição local do "Jornal da Manhã", na Jovem Pan

Nesta sexta-feira, 1º de maio, não vou estar em Feira de Santana para ouvir a estréia do jornalista e radialista Renato Ribeiro (Foto) apresentando a edição local do "Jornal da Manhã", na Rádio Jovem Pan FM. No primeiro programa, entevista com o sindicalista Edmilson Cerqueira, pelo Dia do Trabalho. Na terça-feira, 5, está agendada entrevista com o prefeito Tarcízio Pimenta.
Ele inicia uma nova fase em sua carreira de sucesso e excelência, ancorando o segundo programa jornalístico em FM de Feira de Santana - o primeiro é "Bom Dia, Feira", de Dilson Barbosa, na Rádio Princesa. Na tarde de quarta-feira, 29, depois de apresentar o "Rádio Repórter", ele esteve nos estúdios da nova emissora, na Kalilândia, onde verificou detalhes técnicos de sua estréia na Jovem Pan.
A edição local do "Jornal da Manhã", de segunda-feira a sexta, entre 7 e 8 horas, dá seqüencia ao programa nacional da rede, que inicia às 6 horas. O programa é destinado ao público classe A e o seu formato é jornalístico, com entrevistas ao vivo no estúdio, informação e entretenimento.
Renato Ribeiro foi convidado pessoalmente por Antônio Lomes, diretor presidente da Rede Lomes de Rádiodifusão, que detém os direitos de transmissão da emissora paulista em Feira de Santana, assim como em Aracaju. A Jovem Pan é a maior rede de rádio do país, presente em grandes capitais e cidades. Na Bahia, o grupo tem emissoras em Salvador (CBN AM), Capim Grosso (Progresso AM e Energia FM), Euclides da Cunha (Planalto AM e Tropical FM), Serrinha (Regional AM e Morena FM), Alagoinhas (Digital FM), Cruz das Almas (Panorama FM), Eunápolis (Pataxós FM), e Feira de Santana (El Dorado FM, além da Jovem Pan FM).
Renato Ribeiro, que é chefe da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, continua ancorando o programa "Rádio Repórter", na Rádio Subaé AM, entre 16 e 17 horas, de segunda-feira a sexta, que em maio, no dia 21, completa oito anos no ar.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Na Conferência de Rotary em Maceió

Na manhã desta quinta-feira, 30, viajo para Maceió-AL, para participar até sábado, 2 de maio, da XVII Conferência Distrital - "Conferência dos Sonhos" - do Distrito 4390 de Rotary International, realizada pelo governador Geraldo Pimentel de Lima, ano rotário 2008-2009.
O evento acontece no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Veja programação na postagem XVII Conferência de Rotary em Maceió.
Do Rotary Club de Feira de Santana, além deste jornalista, estão na comitiva: Antônio Washington Almeida, presidente 2008-2009; José Raimundo de Azevêdo, governador do Distrito 4390 ano rotário 2004-2005; Hugo da Cruz Dórea, governador do Distrito 4390 indicado 2010-2011; Dázio Brasileiro Filho, governador assistente; Gislene Neves Gomes, presidente eleita do RC Feira de Santana 2009-2010; Luiz da Costa Neto, Pierina Brescianini Erbano, Adauto Franco, Gilberto Pimentel Gomes e José Arruda Filho.
Do Rotary Club Feira-Leste: Germínio Orlando Braga, governador 2007-2008; Jorge Morais, presidente 2008-2009; Eloan Ferreira da Silva, governador assistente; João Martins, José Barbosa, e Rosalvo dos Reis Costa. Do Rotary Club de Feira de Santana-Olhos d'Água, o companheiro Julio Martins de Oliveira Neto.

Filmes em Cartaz no Orient Cineplace







Roteiro - Período de 30 de abril a 7 de maio

LANÇAMENTO MUNDIAL
X-MEN ORIGENS WOLVERINE
(X-Men Origins: Wolverine), de Gavin Hood, 2009. Com Hugh Jackman, Ryan Reynolds, Liev Schreiber, Dominic Monaghan e Patrick Stewart. Ação e aventura. A Equipe X é formada apenas por mutantes, tendo fins militares. Entre seus integrantes estão Logan, o selvagem Victor Creed, o especialista em esgrima Wade Wilson, o teleportador John Wrait, o atirador David North, o extremamente forte Fred J. Dunes e ainda Bradley, que manipula eletricidade. No comando está William Stryker, que envolve alguns componentes do grupo no projeto Arma X, um experimento ultra-secreto. Entre eles está Logan, que precisa ainda lidar com o desfecho de seu romance com Raposa Prateada. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 111 minutos. Cópia dublada: Horários: 13h40 (somente neste sábado e no domingo), 16 horas, 18h20 e 20h40, na sala: 1 (243 lugares). Cópia legendada: Horários: 14h20, 16h40, 19 horas, e 21h20, na Sala 4 (264 lugares).
LANÇAMENTOS
EVOCANDO ESPÍRITOS (The Hauting in Connecticut), de Peter Cornwell, 2009. Com Virginia Madsen e Elias Koteas. Suspense. Após mudar-se com os filhos para uma nova casa, família aos poucos começa a presenciar fenômenos sobrenaturais. Contando com sessões de espiritismo, logo se descobre que ali existiu um mortuário. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 93 minutos. Horários: 13 horas (somente neste sábado e no domingo), 17h20 e 21h30. Sala 2 (160 lugares).
EU ODEIO O DIA DOS NAMORADOS (I Hate Valentine's Day), de Nia Vardalos, 2009. Com Jon Corbett e Nia Vardalos. Comédia romântica. No Dia dos Namorados, uma florista romântica tenta convencer o dono de restaurante a sair para um encontro sem se preocupar que isso se transforme num compromisso entre eles. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 92 minutos. Horários: 15h20 e 19h30.
CONTINUAÇÃO
DIVÃ, de José Alvarenga Jr., 2009. Com Lília Cabral, José Mayer, Cauã Reymond, Alexandra Richter e Reynaldo Gianecchini. Comédia. Mulher com a vida estabilizada, decide ir ao analista, por curiosidade. É o início de uma jornada de auto-descobertas. Mãe de família, ela tem sua vida virada do avesso. Em terceira semana. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 93 minutos. Horários: 13h10 (somente neste sábado e no domingo), 15h10, 17h10, 19h10 e 21h10. Sala 3 (167 lugares).

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

Prefeito nomeia Conselho de Administração da SMT

Secretário de Transportes e Trânsito Flailton Frankles, que preside o Conselho de Administração da SMT
Foto: ACM/Secom
O prefeito Tarcízio Pimenta nomeou os integrantes do Conselho de Administração da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Decreto publicado pelo governo municipal salienta a necessidade de implementação do conselho, destacando que é uma forma de criar condições de funcionamento do órgão de deliberação superior da autarquia.
São conselheiros o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; que vai presidir o conselho; superintendente municipal de Trânsito, José Marcone de Sousa, secretário do Conselho; diretor do Departamento de Transportes Públicos Vitor Luiz Mendes de Oliveira.
Também fazem parte os secretários de Planejamento, Carlos Brito, de Serviços Públicos; Luiz Araújo, de Serviços Públicos; de Desenvolvimento Urbano, José Ferreira Pinheiro; da Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo; de Meio Ambiente, Antônio Carlos Daltro Coelho, e o procurador geral do Município, Carlos Lucena.
Ainda compõem o Conselho de Administração: Amarildo Araújo de Novais, tenente Jaime Souza, Robson Oliveira Araújo, Antônio Wilson Araújo Lima, Eloan da Silva Ferreira e José Garibalde de França. Eles representam, respectivamente, a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 1º Batalhão de Polícia Militar, Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros Urbanos Intermunicipal e Interestadual, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, e Associação de Taxistas de Feira de Santana.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Posse de prefeitos como presidentes de Juntas de Serviço Militar

Feira de Santana vai sediar a solenidade cívico-militar de posse dos prefeitos como presidentes de Juntas de Serviço Militar jurisdicionadas à 9ª Delegacia de Serviço Militar. O prefeito Tarcízio Pimenta vai tomar posse como presidente da Junta de Serviço Militar, participando do evento que será dirigido pelo chefe da 17ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente-coronel de Infantaria Jorge Dario de Souza, e do delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar, capitão Adagilmário Brito Santos.
O ato está marcado para o dia 6 de maio, às 10 horas, no Museu Parque do Saber. Cada prefeito deve assinar termo de compromisso como presidente de Junta de Serviço Militar de seu município. Cada município deve indicar um funcionário para atuar como secretário. A Junta é um órgão executor e fiscalizador, responsável pelo alistamento de jovens ao serviço militar, bem como de regularização de cidadãos com as obrigações militares.
São 25 municípios na jurisdição da 9ª Delegacia de Serviço Militar. Além de Feira de Santana, estão Anguera, Antônio Cardoso, Água Fria, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Coração de Maria, Iaçu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Itaberaba, Itatim, Macajuba, Mairi, Marcionílio Souza, Pintadas, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Serra Preta, Tanquinho, e Várzea da Roça.

TV Câmara debate relação do Legislativo com imprensa

Na próxima terça-feira, 5 de maio, a TV Câmara promove debate, ao vivo, sobre a relação da imprensa com o Poder Legislativo. O programa "Expressão Nacional" contará com as participações do procurador da Câmara Federal, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT) e do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz e do jornalista Cláudio Abramo, diretor executivo da ong Transparência Brasil.
A edição do "Expressão Nacional" terá como tema “Congresso e Imprensa”, com o objetivo de debater a relação entre o Parlamento e os meios de comunicação. Alguns parlamentares acreditam que há uma onda de “denuncismo”, com destaque apenas para problemas e desvios políticos, enquanto os aspectos positivos são deixados de lado. Além disso, consideram que há uma generalização de erros: os deputados e senadores que têm comportamento correto são tratados da mesma forma que aqueles denunciados pela imprensa. Por seu lado, os jornalistas acreditam que estão cumprindo a função de fiscalizar e exigir comportamento ético dos políticos, já que eles assumem cargos públicos e usam verbas públicas, pagas com impostos do cidadão. É senso comum que os poderes precisam e devem ser mais “transparentes”.
No programa, pretende-se debater o papel da imprensa; se há incorreções quanto aos aspectos positivos não são citados pelos veículos de comunicação; e o que a Câmara pode fazer neste momento para dar uma resposta à população. Também será abordado o papel da Procuradoria Parlamentar, que tem como função defender os deputados em sua imagem. Segundo o regimento interno da Câmara, "a Procuradoria Parlamentar tem como finalidade defender a Câmara dos Deputados, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais, quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade”. A maioria dos processos em andamento envolve parlamentares e imprensa.
Tendo em vista a repercussão que tais fatos geram, o procurador Sérgio Carneiro defende um relacionamento maduro e respeitoso entre as partes, para evitar animosidade, com respeito à atividade parlamentar e ao trabalho da imprensa. O programa também irá debater se há necessidade de mudança na Lei de Imprensa.
O programa promove o debate, ao vivo, com participação popular, sobre os principais temas em discussão na agenda do Congresso Nacional. É uma oportunidade para que os deputados, a sociedade civil organizada e o Poder Executivo debatam soluções para problemas enfrentados pelo país. A população pode participar com perguntas pelo telefone 0800-619619 (ligação gratuita) ou ainda pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br
Como sintonizar
A TV Câmara pode ser sintonizada via UHF, por parabólica (digital, canal 01AE ou analógica, canal 01A2), ou ainda por canal fechado (cabo). Em caso de dúvida, os interessados podem contatar a TV Câmara pelo telefone (61) 3216-1626 ou pelo site http://www2.camara.gov.br/tv.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Sérgio Carneiro)

Vereador questiona posição do governador

“Afinal, o governador Jaques Wagner apóia ou está contrário ao movimento dos prefeitos, que esta semana foram em caminhada à Governadoria, em protesto contra a queda da receita dos municípios?”. O questionamento foi feito pelo vereador Antônio Francisco Neto (DEM), o Ribeiro.
Ele indagou os vereadores da bancada de sustentação do Governo do Estado, na Câmara, sobre a questão. “Quando os prefeitos, do DEM ou do PT, fazem esse tipo de protesto, é em defesa de suas comunidades”, considerou o vereador.
Ribeiro observa que nas últimas semanas o governador Wagner fez viagens para a França, Inglaterra, Holanda e Índia. No entanto, assinalou, ele somente se apresentou como chefe de Estado na Índia. “Nos outros países, não. Precisamos saber quais projetos ele defendeu para a Bahia, nos outros países onde não teria representado o Estado”, colocou.
O vereador afirmou que é estranho o fato de que o governador petista, nas viagens mencionadas, não tenha levado as necessidades do Estado. “Não estou fazendo críticas, mas alerto que o governador é o representante de todos os baianos. Queremos que ele mostre os problemas e traga resultados”.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Regimento Interno da Câmara tem revisão

O presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM), anunciou na terça-feira, 28, a criação de uma comissão especial que tem por objetivo revisar o Regimento Interno da Casa. Entre outros, a comissão é composta pelos vereadores Justiniano França (DEM) e Roberto Tourinho (PSB).
O presidente justificou que não contratou uma empresa especializada para tratar da mudança do Regimento Interno devido à falta de recursos financeiros disponíveis. A comissão terá 90 dias para apresentar uma proposta de reforma. O chefe do setor parlamentar, Marco Antonio Silva, servidor experiente da Câmara dará o suporte técnico à comissão.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Souto "feliz" com Wagner

Deu no "Bahia Notícias", de Samuel Celestino:
O presidente do Democratas da Bahia, o ex-governador Paulo Souto, ficou contente com a constatação do governador Jaques Wagner de que a mão-de-obra da Bahia é cantada em “verso e prosa” pela Ford nos Estados Unidos. “Isso me deixa feliz porque foi justamente nas gestões que ele tanto critica que a Ford foi atraída para a Bahia - diga-se de passagem, com os votos contrários do PT - e foram esses mesmos governos que qualificaram essa elogiada mão-de-obra”, disse Souto. O democrata também se alegrou com a declaração de Wagner sobre o sistema de concorrência pública do Estado, “que foi implantado em 2005 e que além de ter sido mantido pelo atual governo também serve de modelo para outros estados brasileiros que estão copiando o pregão eletrônico” e a inversão de fases (que coloca em primeira análise os preços para depois se analisar os critérios técnicos), bem como a desconsideração da pessoa jurídica (o que evita que empresários desonestos fechem empresas e abram novas com o único intuito de burlar a legislação e participar de licitações).
“Mas o que me deixa curioso é saber quais foram os empresários que se recusaram a vir para a Bahia no passado e estão vindo agora. Pois o que vemos é que, a despeito das dezenas de viagens internacionais do governador, nenhuma nova empresa de porte foi atraída para a Bahia nos últimos dois anos e quatro meses”, declarou Paulo Souto.

"Rede estadual no fim da fila da educação"

Deu no jornal "O Globo":
A falência das redes públicas estaduais de ensino é o resultado que emerge dos últimos números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008). Entre as mil escolas do país com piores notas no último exame, realizado ano passado, 965 são das redes estaduais. Na ponta de cima do ranking ocorre o inverso: os colégios estaduais são apenas 36 entre os mil com melhor desempenho. Ou seja, somente 3,6%, embora 85% dos estudantes de nível médio no país frequentem estabelecimentos mantidos por governos estaduais. O segmento privado domina o topo da lista, com 905 dos mil melhores resultados.
As notas do Enem por escola estão disponíveis, a partir de hoje, na página do Ministério da Educação (MEC) na internet (mediasenem.mec.gov.br). Elas retratam a crise nas redes estaduais de ensino, justamente a instância responsável pelo ensino médio. Isso tudo acontece no momento em que o MEC propõe a substituição dos vestibulares por um novo Enem.
No ano passado, fizeram o exame 2,9 milhões de candidatos, sendo 1,1 milhão de jovens que estavam no último ano do ensino médio. Eles frequentavam estabelecimentos de ensino regular, profissionalizante ou de educação de jovens e adultos, a chamada EJA (antigo supletivo).
O Enem é voluntário e avaliou alunos de 20.174 escolas públicas e privadas (só entram no ranking escolas em que pelo menos dez alunos fizeram a prova). Dos mil colégios com piores notas, incluindo os de EJA, 993 são públicos (965 estaduais e 28 municipais) e sete particulares.

Quem te viu, quem te vê

"Quem é oposição pensa somente em fazer lei para dificultar quem está governando”.
A frase é do presidente Lula, destacada no "Blog do Noblat".

Câmara pode votar PEC do divórcio

Deu em Claudio Humberto:
A Câmara dos Deputados pode votar nos próximos dias a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 33/2007), a PEC do divórcio. A matéria, que tramita apensada à PEC 22/1999, estabelece que o casamento civil seja dissolvido pelo divórcio consensual ou litigioso, mas de forma mais rápida, eliminando a etapa da separação judicial. A proposição, de autoria do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), já está prevista para votação em plenário, mas depende, para votação, que a pauta seja destrancada. Duas Medidas Provisórias (MPs) ainda trancam a pauta e estão com prazo de tramitação vencido. Para as votações desta semana, estão marcadas sessões ordinárias para amanhã (29), além de extraordinária na quinta (30).

O que funciona no feriado

Em virtude do feriado nacional do Dia do Trabalho nesta sexta-feira , 1º de maio, a Prefeitura de Feira de Santana fecha nesta quinta-feira, 30, às 18 horas e reabre na segunda-feira, 4, às 8 horas.
Serviços essenciais, como atendimentos nas policlínicas - do George Américo, Rua Nova, Parque Ipê, Tomba, e do distrito de Humildes, mais os hospitais da Mulher e da Criança funcionarão normalmente.
Os serviços de atendimento das ambulâncias 24 horas dos distritos também não serão suspensos no feriado. Motorista e técnico de enfermagem ficarão de plantão. O Centro de Reidratação, montado pela Secretaria de Saúde no Feira Tênis Clube também funcionará das 7 às 19 horas para os atendimentos de pacientes com suspeita de dengue.
A coleta de lixo realizada pela Secretaria de Serviços Públicos será feita normalmente. Já os atendimentos do Programa de Saúde da Família (PSF), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Diagnóstico Por Imagem Eugênio Laurine fecham nesta quinta-feira, bem como o Centro de Abastecimento.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Protesto em São Paulo contra presidente do Irã no Brasil

Deu no "Blog Reinaldo Azevedo:
Em uma iniciativa da Juventude Judaica Organizada (JJO) - em parceria com grupos judaicos, evangélicos, homossexuais, bahais, de defesa dos direitos humanos e da mulher, com a participação de autoridades e políticos - será realizada, na avenida Paulista (em São Paulo), neste domingo (3 de maio), uma manifestação contra a vinda ao Brasil do presidente do Irã, Mahamud Ahmadinejad.
Um país democrático como o Brasil NÃO PODE receber um defensor do totalitarismo, da homofobia, do revisionismo histórico, da discriminação de mulheres e religiosa (bahais, evangélicos, judeus e outras minorias torturadas, massacradas e mortas no Irã) e da destruição de Israel.
DATA - 3 de maio, domingo
HORA - às 11
LOCAL DO ENCONTRO - Praça Marechal Cordeiro de Farias (praça dos Arcos, na esquina da avenida Angélica com a avenida Paulista).

Deu em Ricardo Noblat


Saldo positivo de 255 novas vagas de emprego

Dados são referentes ao primeiro trimestre de 2009
Por Roberto Lima

O Centro de Pesquisas Estatísticas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana analisou a evolução do mercado formal de emprego e desemprego (trabalhadores com carteira de trabalho assinada) da cidade no primeiro trimestre de 2009, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
No mês de março 3.092 trabalhadores foram contratados e 2.423 desligados, gerando um saldo positivo de 669 novos postos no mercado formal de trabalho, interrompendo a trajetória negativa dos meses de janeiro e fevereiro. A performance foi significativa frente ao cenário estadual, que registrou 51.525 admissões e 47.028 desligamentos, gerando um saldo positivo de 4.497 novas vagas de emprego. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também voltou a contratar em março, gerando 2.810 novas vagas e o interior 1.687 empregos novos.
O desempenho de março sinaliza reação do mercado formal de trabalho em Feira de Santana, trazendo alguns elementos que permitem traçar um cenário promissor para os próximos meses, pela retomada de atividades de alguns setores econômicos intensivos em mão de obra.
Dentre os setores de atividade econômica, o destaque, em março de 2009, ficou por conta dos Serviços Industriais de Utilidade Pública, responsável pelo surgimento de 410 novas vagas e os Serviços que gerou 303 novos empregos, com destaque para o segmento de Ensino. A Construção Civil gerou 58 novos postos voltando a crescer, a Agropecuária segue com resultados positivos de 36 novos postos e a Indústria Extrativa Mineral com apenas um posto de trabalho.
Os resultados negativos ficaram por conta da Indústria de Transformação com menos 54 vagas, mantendo a trajetória de fechamento de postos de trabalhos iniciada desde o mês de novembro de 2008 e o Comércio com fechamento de 86 vagas de empregos.
A abertura de novas vagas na Construção Civil sinaliza a retomada de obras no setor imobiliário e também investimentos públicos em infra-estrutura e privados, na implantação ou ampliação de empreendimentos.
ACUMULADO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009
Nos três primeiros meses de 2009, foram gerados 255 novos postos de trabalho no mercado formal em Feira de Santana, sendo 7.975 admissões e 7.720 desligamentos, mostrando desempenho favorável frente ao contexto regional e nacional no mesmo período. No Brasil 57.751 vagas de emprego foram fechadas e no nordeste houve retração de 40.208 vagas.
Na Bahia foram criados 4.002 novos empregos. O interior do Estado responde amplamente pelo desempenho positivo, com 3.557 novos empregos no primeiro trimestre, a Região Metropolitana de Salvador acumula 445 novos postos, revertendo o saldo negativo de 2.365 vagas que acumulava durante os meses de janeiro e fevereiro.
Os Serviços passaram a liderar a geração de emprego no primeiro trimestre de 2009, com a criação de 568 novos postos de trabalho. Em seguida, os Serviços Industriais de Utilidade Pública acumulam 404 vagas no ano, a Agropecuária tem saldo positivo de 17 novas vagas e a Indústria Extrativa Mineral com 12 vagas.
Os setores econômicos com maior retração de postos de trabalho nos três primeiros meses do ano foram: Indústria de Transformação acumulando fechamento de 346 novas vagas, a Construção Civil eliminando 204 novos empregos e o Comércio também acumula perdas no ano de 196 novos postos.

* Roberto Lima integra o Centro de Pesquisas Estatísticas da CDL de Feira de Santana

FTC inscreve para 12 cursos de pós-graduação

Diante das exigências do mercado de trabalho, o profissional deve estar preparado para enfrentar a competitividade crescente, independentemente do segmento de atuação. Visando garantir a formação desse perfil, a FTC Feira está investindo cada vez mais em cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, contemplando as áreas de Gestão, Engenharia, Tecnologia e Saúde.
As inscrições para as novas turmas já começaram e se estenderão até o dia 4 de maio. Ao todo, a unidade está oferecendo 12 cursos de pós-graduação lato sensu, com duração entre 15 e 18 meses, sendo cinco novos e os demais já em pleno funcionamento. As aulas serão iniciadas em 8 de maio, na modalidade presencial, sempre às sextas-feiras, à noite, e aos sábados, durante todo o dia.
Um dos atrativos dos cursos, de acordo com a professora Marcly Pizzani, coordenadora de Pós-Graduação, é a concessão de descontos especiais para ex-alunos da instituição e colaboradores de empresas conveniadas. Ela lembra ainda a facilidade para a inscrição, que pode ser feita on line. O interessado recebe todas as informações eletronicamente, preenche o formulário e efetua o pagamento no banco.
“Nossa preocupação maior é com a qualidade”, afirma Marcly Pizzani, ao ressaltar que houve um realinhamento dos valores das mensalidades de todos os cursos. A maioria dos cursos de pós-graduação está concentrada na área de Gestão, num total de sete, sendo dois recém-criados. Na área de Saúde, os três cursos oferecidos são novos. As áreas de Tecnologia e Engenharia têm um curso cada.
Os cursos
Gestão - Controladoria e Finanças, Marketing Estratégico, Gestão Empresarial, Gestão Pública, Logística Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental.
Engenharia - Engenharia de Segurança do Trabalho.
Tecnologia - Gestão em Tecnologia da Informação.
Saúde - Psicologia da Saúde, Saúde Coletiva: Habilitação Sanitarista, Enfermagem na Urgência e na Emergência.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Lançamento da campanha "Cada Município, uma Biblioteca"

O Ministério da Cultura, através da Representação Regional Nordeste, está convidando o Blog Demais para o lançamento da campanha “Cada Município, uma Biblioteca”, para zerar os municípios sem biblioteca em Pernambuco, e para a entrega do kit e implantação do primeiro Ponto de Leitura do país, na Livroteca “Brincante do Pina”, que também inaugura sua sede.
A Livroteca, antiga “Os Guardiões”, conta nesta nova fase com a parceria da Secretaria de Cultura do Recife e apoio da Fundarpe. O ato contará com a presença do secretário executivo Alfredo Manevy, da secretária de Articulação Institucional do MinC Silvana Meireles, e do prefeito do Recife João da Costa.
A Livroteca Brincante do Pina está siotuada na rua São Benedito, 17, Comunidade do Bode, bairro do Pina. Será nesta quinta-feira, 30, às 14h30.
(Com informações da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura)

Fernando Torres destaca UPB e marcha dos prefeitos

Em discurso realizado nesta terça-feira, 28, na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia o deputado estadual Fernando Torres (PRTB) saudou a União dos Municípios da Bahia (UPB) pela realização da marcha dos prefeitos no Centro Administrativo.
Para Fernando Torres, "foi uma grande mobilização que contou com a participação de mais de 300 prefeitos da Bahia, dos diversos partidos políticos que foram cobrar dos governos do presidente Lula e Wagner uma distribuição mais justa da arrecadação dos impostos, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da falta de repasse de dinheiro para o transporte escolar, do repasse insuficiente para as delegacias, onde, existem várias cidades sem delegados".
Ainda em seu discurso, Fernando Torres parabenizou o prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta que, na manhã da segunda-feira, 27, juntamente com representantes da Caixa Economica Federal assinaram o termo de adesão, que possibilitará a construção de sete mil casas para o cidadão mais carente que ganha de um a três salários mínimos.
Segundo Fernando Torres, "Feira de Santana é a primeira cidade na Bahia a firmar este convênio com a Caixa Economica. A construção destas casas será muito importante, já que Feira possui um deficit habitacional de 35 mil moradias".
(Com informações de Jailson Onofre, chefe de Gabinete de Fernando Torres)

Nota Pública do Sincol

Nota Pública do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana:
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (Sincol), diante do fato ocorrido em nosso município na manhã do dia 28 de abril de 2009, deseja expressar a sua preocupação com o exercício da cidadania e com interpretação da garantia dos direitos humanos.
O Sincol apóia qualquer espécie de expressão pública de opiniões ou sentimentos coletivos, desde que a mesma não venha ferir a dignidade do ser-humano, garantida por lei pela nossa Constituição, independente de raça, cor, idade ou profissão. O ato de manifestar-se é um direito constitucional, mas deve ocorrer de forma pacífica, de maneira que as ações de protesto não causem violação aos direitos humanos.
Infelizmente, estes princípios básicos de cidadania não foram levados em consideração pelos manifestantes que protestaram em frente à sede da instituição na manhã do dia 28 de abril, quando um grupo de jovens munidos de tomates e ovos atingiu usuários do sistema que eram atendidos no interior da instituição. A ação dos manifestantes gerou um verdadeiro tumulto, chegando a envolver idosos. A instituição teve a fachada da sede pinchada e equipamentos, como cerca elétrica, danificados.
O Sincol entende que o aumento das passagens do transporte público urbano de Feira de Santana é visto, por muitos, como um inconveniente. É um direito do cidadão, indignar-se com certos fatos e buscar transformações ou melhorias através de manifestações, desde que sejam pacíficas e pautadas no diálogo e no debate, sem jamais usurpar ou desrespeitar o direito do próximo.
Diante deste lamentável episódio, o Sincol, preocupado em manter a ordem e a até mesmo a integridade dos usuários que freqüentam a sede da instituição, tomou as medidas judiciais cabíveis. Ademais, desejamos que fatos como este não mais ocorram, e informamos que o Sindicato está sempre disponível para ouvir a população feirense.

Colégio Helyos é a quinta melhor escola no Enem 2008

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), divulgou nesta terça-feira, 28, o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para alunos concluintes do Ensino Médio em 2008. O Colégio Helyos, da rede privada de Feira de Santana, com média total (prova objetiva e redação) de 76,34, aparece em quinto lugar. No exame anterior, em 2007, o Helyos ocupou a quarta colocação nacional, com 80,29.
Com exceção do Colégio Helyos - melhor de Feira de Santana, da Bahia, do Nordeste -, e do Colégio WR, em Goiânia (GO), que ocupam respectivamente o quinto e o sexto lugar do ranking, todas as escolas que estão entre as dez melhores localizam-se na Região Sudeste.
Lista com as 20 escolas com melhor resultado do Enem:
1. Colégio São Bento (particular) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 80,58.
2. Colégio Bernoulli (particular) - Belo Horizonte (MG). Média total: 77,38.
3. Colégio de Aplicação da Universidade Federal Viçosa (pública) - Viçosa (MG). Média total: 76,66.
4. Colégio Santo Antônio (particular) - Belo Horizonte (MG). Média total: 76,43.
5. Colégio Helyos (particular) - Feira de Santana (BA). Média total: 76,34.
6. Colégio WR (particular) - Goiânia (GO). Média total: 76,26.
7. Colégio Santo Inácio (particular) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 76,09.
8. Colégio Juarez de Siqueira Britto Wanderley (particular) - Goiânia (GO). Média total: 76,02.
9. Colégio Vértice (particular) - São Paulo (SP). Média total: 75,97.
10. Colégio Santo Agostinho (particular) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,97.
11. Colégio Santo Inácio (particular) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,92.
12. Colégio Bandeirantes (particular) - São Paulo (SP). Média total: 75,86.
13. Colegium (particular) - Belo Horizonte (MG). Média total: 75,71.
14. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (pública) - Recife (PE). Média total: 75,68.
15. Instituto Dom Barreto (particular) - Teresina (PI). Média total: 75,50.
16. Escola Preparatória de Cadetes do Ar (pública) - Barbacena (MG). Média total: 75,30.
17. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (pública) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,25.
18. Colégio Etapa (particular) - Valinhos (SP). Média total: 75,23.
19. Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ (pública) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 75,11.
20. Colégio Santo Agostinho Novo Leblon (particular) - Rio de Janeiro (RJ). Média total: 74,71.
(Com dados do Ministério da Educação)

Lançamento mundial de "X-Men Origens: Wolverine" em duas salas




1. Hugh Jackman em "X-Men Origens: Wolverine"
2. Virginia Madsen em "Evocando Espíritos"
3. John Corbett e Nia Vardalos em "Eu Odeio o Dia dos Namorados"
Fotos: Divulgação
Em lançamento mundial a partir desta quinta-feira, 30, “X-Men Origens: Wolverine” tem direito a duas grandes salas no Orient Cineplace. Na sala 1, com cópia dublada, e na sala 2 com cópia legendada. Trata-se do quarto filme em que o personagem Wolverine é visto. Os anteriores foram “X-Men - O Filme” (2000), “X-Men 2” (2003) e “X-Men: O Confronto Final” (2006). Em todos Hugh Jackman interpreta o mutante.
A história apresentada em “X-Men Origens: Wolverine” é anterior à vista nos três filmes anteriores da série. Logan, também conhecido como Wolverine, é um mutante com poderes regenerativos, tem três garras de aço em cada mão e seu esqueleto é permeado com um tipo de metal chamado adamantium. Nesta nova produção, o personagem criado por Stan Lee ainda não faz parte da escola de mutantes e quer buscar os segredos de seu passado, contando com a ajuda de Charles Xavier.
Outras novidades que entram em cartaz são o filme de suspense “Evocando Espíritos”, baseado em estória apresentada no documentário “A Haunting in Connecticut”, exibido pelo Discovery Channel, em 2002, e a comédia romântica “Eu Odeio o Dia dos Namorados”, primeiro filme dirigido por Nia Vardalos, com ela fazendo uma florista que tenta convencer o dono de um restaurante (John Corbett) a sair para um encontro sem se preocupar que isso se transforme num compromisso entre eles. Nia Vardalos e John Corbett fizeram o par romântico de “Casamento Grego”, inesperado sucesso nos cinemas em 2002.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Pesquisa Lavareda é mais real do que DataFolha"

Por Tasso Franco, no "Bahia Já":
A pesquisa Lavareda divulgada pela Executiva do DEM nesta segunda-feira, 27, propositadamente véspera da marcha dos prefeitos, revela um panorama já comentado neste site, de que, para onde penderem dois dos três principais partidos na disputa sucessória, em 2010, PT, PMDB e DEM, liquida-se a fatura.
A diferença da pesquisa de hoje e a divulgada pelo DataFolha, no último dia 23, se distingue pelos cenários avaliados, daí, certamente, a discrepância de números de uma e da outra. E, também, pela espacilidade no território pesquisado.
No DataFolha, cenário menos realista, estavam relacionados Paulo Souto, Jaques Wagner, Geddel Vieira Lima, Lídice da Mata e Raimundo Varela. No IPESP/Lavareda, optou-se por um cenário mais real, com candidatos do DEM, PMDB e PT, uma vez que nem César Borges, nem Lídice; e muito menos Varela serão candidatos a governador.
Mas, ainda é muito cedo para se pensar que esses serão os números definitivos, em 2010. De toda sorte, trata-se de uma tendência e, como próprio Wagner disse ao BJá numa entrevista, o seu adversário mais competitivo é Paulo Souto, isso posto e já revelado no DataFolha e agora com o IPESP.
Os números do IPESP sobre a avaliação do governo Wagner são idênticos ao DataFolha com percentuais de ótimo/bom estacionados em 34%; uma larga margem de regular (44%); e 21% de ruim/péssimo. Essa é uma questão que Wagner conhece de perto, tem mexido no governo e ainda tem 1 ano pela frente, até a pré-campanha, para mudar esse quadro.
Nos seus calcanhares há a avaliação recall do governo Souto com números bastante positivos de ótimo/bom, 47%; 41% de regular; e 13% de ruim/péssimo.
Significa dizer que, se Wagner não melhorar a performance do seu governo, a tendência é crescer a avaliação positiva de recall Souto e aí a situação se complicará bastante, lembrando que, durante a campanha, retornarão à midia às imagens do governo Souto e as inevitáveis comparações.
Wagner confia nos seus números e diz que está melhor do que Souto. Mas, quem vai fazer essa avaliação, a vera, é o eleitorado.
E Geddel?
O ministro já disse que sua Pátria é a Bahia e não trabalha com amadorismo na política.
Vai continuar trabalhando e difundindo seu nome no Estado. Considera que é tudo muito cedo e prematuro para decisões.
É isso. o caminho é longo e difícil para todos.
Por isso mesmo, hoje, o deputado Nelson Pelegrino fez acenos para manter a aliança com o PMDB/Geddel, opinião bastante diferenciada do comportamento do PT que, em nota recente contra decisão de Assembléia da UPB partiu para o confronto.
Nesta terça-feira, 28, todos esses atores estão em cena. Quem cometer erros purgará os pecados em 2010.

Projeto de vereador feirense contemplado em Brasília

Vereador Antonio Francisco Neto
Foto: Vicen Ferreres/Ascom
O Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (Idelb), através do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos Legislativos, escolheu o vereador Antônio Francisco Neto (DEM), Ribeiro, que é 1º secretário da Câmara Municipal, para receber o Prêmio do Mérito Legislador-2008, devido a sua relevância social, pois seu projeto de lei 089/2005 foi escolhido e contemplado.
O projeto dispõe sobre a implantação de câmeras filmadoras nos transportes coletivos que atuam no Município de Feira de Santana. A proposta tem como objetivo diminuir os assaltos que ocorrem com freqüência nos transportes coletivos em nossa cidade e proporcionar aos usuários, motoristas e cobradores mais segurança.
O Idelb é um órgão que visa dar a visibilidade necessária ao árduo trabalho desenvolvido pelos Membros do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal em benefício da sociedade, destacando os 150 melhores projetos de lei de autoria dos vereadores e parlamentares de todo o país.
Esta é a primeira edição da entrega do prêmio, em sessão solene, que será realizada em 26 de maio, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Senado Federal, às 18 horas. O prêmio conta com o apoio de mídia dos seguintes veículos de comunicação social: TV Senado, "Jornal do Senado", Rede Globo e revista "IstoÉ".
“É motivo de muita felicidade para todos nós, já que se trata de uma homenagem não a este vereador, mas à Casa”, comentou o vereador Ribeiro, em discurso na Câmara. O vereador premiado estará seguindo para Brasília, onde ocorrerá a solenidade de premiação. “Temos a honra de receber este prêmio, que dividimos com todos os nossos pares, especialmente daqueles que votaram neste projeto”, afirmou.
No total, foram 150 projetos de lei escolhidos para receber a premiação, dentre centenas que foram apresentados e submetidos à apreciação. “Estarei presente e gostaria que os colegas também pudessem comparecer”, convidou o vereador homenageado.
Em documento enviado ao vereador, o Idelb observa que o prêmio “simboliza o reconhecimento à seriedade na condução da atividade parlamentar em prol da comunidade e do país, engrandecendo a representatividade do Poder Legislativo na garantia plena dos princípios democráticos e do desenvolvimento social”.
O projeto escolhido como um dos melhores do país no ano passado foi aprovado pela Câmara no dia 16 de maio de 2005, quando o vereador Antônio Francisco Neto era o vice-presidente da Casa, cargo que voltou a exercer na atual legislatura.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Revista da FTC promove diálogo entre arte e ciência



1. Editora da revista Cristiane de Magalhães Porto
2. Artista plástico Gil Mário, que ilustra a publicação
Fotos: Divulgação

Um ato solene com a participação de professores, artistas plásticos, profissionais de comunicação e autoridades marcou, na noite de sexta-feira, 24, na Galeria de Arte Carlo Barbosa, o lançamento da oitava edição impressa da revista "Diálogos & Ciência", publicação científica da Rede de Ensino FTC. O evento foi promovido pela FTC Feira, em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Ao oficializar o lançamento da revista, representando a direção da unidade de Feira de Santana, o professor Robinson Moresca falou sobre a importância da classificação da publicação na categoria Qualis-B pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo ele, esse reconhecimento reforça a responsabilidade com a qualidade dos trabalhos publicados, resultado da construção conjunta de professores e alunos.
A possibilidade de promover o diálogo entre a ciência e a arte é o grande mérito da revista, que nesta edição tem editorial da professora doutora Rosemary Lacerda Ramos e ilustrações do artista plástico Gil Mário. Esse aspecto foi ressaltado pela editora Cristiane de Magalhães Porto, que lembrou a participação de outros artistas no projeto, a exemplo de Juraci Dórea. “A arte projeta novos olhares sobre a concretude da ciência”, enfatizou Cristiane.
Para o artista plástico Gil Mário, que mereceu texto de apresentação da jornalista Socorro Pitombo, a revista "Diálogos & Ciência" permite o entendimento de arte e ciência de forma integrada e não dividida ou isolada. Ele também aplaudiu a parceria entre o Cuca e a FTC para promoção do evento e destacou a diversidade temática dos artigos publicados. Além da capa, Gil Mário, que é curador do Museu Regional de Arte da Uefs, ilustra páginas internas da revista.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Maxim Malhado expõe no Museu Regional de Arte

Um trabalho diferente, que se reporta à curiosidade da infância, apresentando temáticas como sexualidade, religião, cultura e a vida social. Assim é a obra do artista plástico baiano Maxim Malhado, em exposição no Museu Regional de Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A abertura está marcada para esta quinta-feira, 30, a partir das 20 horas, mas a temporada vai até 29 de maio. O evento é resultado de parceria entre a Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e do Museu Regional de Arte com a Paulo Darzé Galeria de Arte.
A obra de Maxim Malhado utiliza como formas de expressão as raízes do interior da Bahia. Os temas utilizados se tornam processos para um presente que se materializa no desenho, na pintura, em objetos e instalações, por meio de um grafismo que revela a redescoberta de espaços, a reinvenção de formas
A sua infância no interior da Bahia - Ibicaraí (cidade onde nasceu), é revivida nos desenhos em paredes de casas abandonadas, por ele transportados para o ambiente urbano da sala de exposições e aplicados diretamente na parede, sem molduras, sem estetizações. Ele mostra as coisas como realmente são. Mas, ao deslocar o contexto de origem para o espaço da galeria, ele faz com que o olhar do visitante se volte para a poesia nua do cotidiano.
Malhado começou a expor em 1995. Premiado sete vezes nos Salões Regionais da Bahia, sua obra pode ser apreciada nos acervos da Galeria Acbeu; Projeto Salvador Porto e Mar - Codeba; Centro Cultural Danneman, em São Felix; Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Icba) e Museu de Arte Moderna da Bahia.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria do Cuca/Uefs)

Tarcízio garante a estudantes aprofundar debate sobre transporte

Comissão de estudantes secundaristas é recebida por Tarcízio Pimenta
Foto: ACM/Secom

O prefeito Tarcízio Pimenta garantiu aos estudantes secundaristas que vai aprofundar o debate sobre o transporte coletivo urbano em Feira de Santana. No final da tarde desta segunda-feira (27), ele recebeu em seu gabinete uma comissão de dirigentes da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (Ames) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. Participaram do encontro o secretário de Transportes e Trânsito Flailton Frankles e o chefe de Gabinete Milton Brito.
O presidente da Ames, Tiago Vinicius Souza, e a vice-presidente regional da Ubes, Iracema Santos, entregaram ao prefeito um documento contendo uma pauta de cinco propostas do movimento estudantil organizado para o transporte coletivo local.
A principal reivindicação, o congelamento da tarifa de ônibus por um ano, os próprios dirigentes estudantis reconheceram ser inviável, com o aumento já em vigor. Depois de ouvir as lideranças estudantis, Tarcízio Pimenta fez um arrazoado para explicar a majoração, que vem sendo praticada há anos em cima de índices inflacionários. O prefeito também elencou que com a criação do Sistema Integrado de Transportes (SIT) e a gratuidade do transporte alimentador, muita gente não paga passagem. Lembrou sobre o transporte escolar da zona rural que é bancado pela Governo Municipal. Para ele, o transporte clandestino é "uma praga" e "impossível de controlar", sendo um dos fatores que convergem para o preço final da passagem. Tarcízio afirmou ainda que "não se pode acabar com o transporte regular, que tem respaldo legal".
Os estudantes saíram satisfeitos do encontro pois tiveram respostas positivas sobre as sugestões de reformulação do Conselho Municipal de Transportes com a inclusão da Ames em sua composição e sobre a renovação e ampliação da frota. O prefeito ainda colocou sua preocupação com a questão e adiantou investidas que serão colocadas em prática, como a implantação de mais duas estações de transbordo (uma no SIM, outra na Gabriela), exigência de GPS (aparelho localizador) nos ônibus, implantação de mais segurança nas estações de transbordo, promoção de seminários e encontros sobre transporte coletivo.
Participaram ainda do encontro os estudantes Bruno Ribeiro, Dailine Lima, Francisco Rafael e Janaína Cerqueira, todos dirigentes da Ames.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeitura funciona nesta terça-feira normalmente

A Prefeitura de Feira de Santana vai funcionar normalmente nesta terça-feira (28), apesar da realização da Marcha dos Prefeitos, em Salvador. O prefeito Tarcízio Pimenta apóia o movimento, vai estar na capital à tarde, porém pondera que a suspensão do expediente não é recomendável.
“A Prefeitura ficou fechada muitos dias em razão da Micareta e sexta-feira (1º de maio, Dia do Trabalho) é feriado. Achamos inconveniente fechar mais um dia, porque isso pode prejudicar a comunidade que tem assuntos a resolver na Prefeitura e também o andamento do próprio governo”, argumenta o prefeito.
Secretários municipais também estão mobilizados para participar da marcha e estarão viajando pela manhã.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Gestor da Rede Bahia visita Tarcízio

Um dos gestores da Rede Bahia de Comunicação, Luiz Eduardo Magalhães Filho, visitou o prefeito Tarcízio Pimenta, em seu gabinete, no Paço Municipal Maria Quitéria (Foto: ACM/Secom). A visita de cortesia ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27, e torna ainda mais transparente as atividades da administração municipal para os veículos de comunicação, dos quais em Feira de Santana a empresa está presente através da TV Subaé.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Sérgio Carneiro comemora

Nesta segunda-feira, 27, Feira de Santana ganha o que o deputado federal Sérgio Carneiro (PT) considera "um avanço importante para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei", com a inauguração da unidade para execução das medidas socioeducativas de semiliberdade no município. A implantação do serviço é fruto de convênio entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e a ong Crescer Cidadão. Esta é uma das 12 novas unidades previstas para a Bahia - em 2006, apenas uma estava em funcionamento no interior do Estado.

"Eu sou mesmo teimoso"

São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como Silvino Geremia, empresário.
Eis o seu desabafo:
"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em educação é contra a lei. Vocês não acreditam?
Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa. Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.
Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo. Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.
Este ano, um fiscal do INSS visitou a empresa e entendeu que educação é salário indireto. Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino frequentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.
Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários? Eu acho que não.
Por isso recorri à Justiça. Não é pelo valor, é porque acho essa tributação um atentado. Estou revoltado. Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.
O Estado brasileiro está falido. Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico. A Constituição diz que educação é direito do cidadão e dever do Estado. E quem é o Estado? Somos todos nós. Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários. Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado. Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz. Se a moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar. Não temos mais tempo a perder. As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade, devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.
Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz. Vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registo algum.
Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo. Completei o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica. Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo. Eu precisava fazer minha empresa crescer. Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade.
O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais. Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe. Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça. Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer.
E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na Geremia. No mínimo, ele trabalhará mais feliz.
Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz. Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados. Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado duas Mercedes. Teria mandado dinheiro para fora do país e não estaria me incomodando com leis absurdas. Mas não consigo fazer isso. Sou um teimoso.
No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta. Quem vai fazer no seu lugar? Até agora, tem sido a iniciativa privada. Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais.
Com este alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários. Não é o meu objetivo. Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas.
Eu sou mesmo teimoso".

Silvino Geremia
Diretor Presidente

"Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco"

Ex-ministro do Interior (1987-1990), ex-governador de Sergipe por três vezes (1983-1987, 1991-1994 e 2003-2006) e ex-prefeito de Aracaju (1974-1977), o engenheiro João Alves Filho estará em Feira de Santana nesta quarta-feira, 29, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), às 20 horas, para palestra e lançamento do livro "Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco", organizado por ele. A promoção é do Colégio Santo Antônio, com apoio da Rede Baiana de Ráio (RBR), Rádio Sociedade AM e Rádio Princesa FM.

O livro, como 254 páginas, organizado por João Alves, conta com a participação de vários colaboradores que dissertam acerca de dois eixos fundamentais. O primeiro deles dá conta dos “Aspectos Sobre a Viabilidade Técnica”, o segundo aborda os “Aspectos Jurídicos, Ecológicos e Socioeconômicos”. Os artigos expostos no livro contestam as diretrizes do projeto sustentado pelo Governo Federal.
João Alves é conhecido, nacionalmente, pela sua campanha contra a transposição do Velho Chico. Ele sustenta a luta contra a transposição defendendo a idéia de que a obra é muito dispendiosa, girando em torno de 15 bilhões, e não alcançaria resultados satisfatórios, pois somente 700 mil famílias seriam beneficiadas.
O ex-governador acredita que o livro traz à população o verdadeiro significado da transposição que, segundo ele, muita gente ainda não tem conhecimento sobre as conseqüências desta obra de governo.
O livro “Toda a Verdade Sobre a Transposição do Rio São Francisco” já foi lançado em São Paulo, Brasília, Aracaju, e em outras cidades por todo o país.
Prefácio
O prefácio do livro é da autoria do professor Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito da Universidade MacKenzie , de São Paulo. Eis o texto:
Este talvez seja o mais importante livro já escrito sobre a transposição do Rio São Francisco. Editado pela Mauad, é trabalho de fôlego, no qual seus autores - notadamente o ex-governador João Alves Filho - mostram por que a transposição das águas do São Francisco para o Nordeste Setentrional será um crime contra a natureza e contra o próprio rio, cognominado de "rio da unidade nacional".
João Alves Filho advoga a tese de que a transposição é uma obra cara – deve ficar em torno de 15 bilhões de reais – e vai levar água potável para apenas 700 mil residências. No grosso, as águas que rolarão em torno de 700 quilômetros por calhas expostas ao sol – e, portanto, á evaporação – vai servir basicamente para os produtores de camarão. Para o autor, o chamado Nordeste Setentrional é rico em águas, que estão no seu subsolo.
- Para que se tenha idéia da grandiosidade do volume de água do subsolo nordestino – escreve João Alves à página 34 – utilizando informações incontestáveis do Projeto Radam, feito pelo próprio governo federal, segundo dados oficiais publicados em 1995, existem 135 bilhões de m3 de água já armazenados, praticamente sem uso, já que é minimamente utilizada. Comparemos essa água com o Rio São Francisco, que, durante todo o ano, despeja, a partir da foz, o volume de água de 100 bilhões de m3. Traduzindo esse dado espantoso: o semi-árido nordestino tem, no seu subsolo, um gigantesco manancial de água potável, com a maioria localizada nos estados do Nordeste Setentrional, um volume de água acumulado praticamente intocado, equivalente a 35% a mais do que todo volume de água que o São Francisco despeja por ano no Oceano Atlântico! Chega a ser cômico, se não fosse trágico, que o presidente da República queira, intempestivamente, retirar de um rio moribundo água para uma região que tem uma fabulosa reserva hídrica, embora escondida do seu povo sofrido. Ademais, esse processo, gastando bilhões de dólares de um país cujo povo pobre tem imensas carências.
Computando-se os dados relacionados, os números dispensam comentários. Do riquíssimo subsolo do semi-árido nordestino se poderia retirar por ano, de forma segura, isto é, com recarga garantida pelas chuvas anuais, um volume de água correspondente a 27 bilhões de m3/ano, ou seja, 20% dos 135 bilhões de m3 acumulados no subsolo, sem prejudicar a perenidade do aqüífero. Simplificando, quase 14 vezes mais do que o volume máximo de água que poderia ser levada pela transposição. Sendo mais explicito, águas suficientes para garantir todo o abastecimento de 100% dos sertanejos que ainda não a têm, sobrando, ainda, uma imensidão de água capaz de permitir a implantação, em curto prazo, de centenas de milhares de hectares irrigados, o que geraria, imediatamente, mais de 1 milhão de empregos numa região onde impera o desemprego. Mesmo viabilizando tudo isso, ainda restaria uma montanha de água sem uso... Em seu texto, João Alves critica o fato de o governo central, dar preferência a projetos megalomaníacos que contrastam com a pobreza do Brasil real. Diz ele: "Ao longo da minha vida pública continuei teimosamente com minha "vocação de tatu", investindo principalmente, em obras embaixo do chão. Como governador de Sergipe, minha maior prioridade foi construir mais de 80% da maior rede de adutoras do Brasil, concentrada no menor Estado da federação. De igual modo, investimos maciçamente em obras de convivências com as secas e equacionamentos hídricos dos recursos locais, as quais promoveram enormes benefícios às populações das regiões semi-áridas, porém com o "defeito" de serem simples e de pouca visibilidade, realizadas através do projeto Chapéu de Couro".

XVII Conferência de Rotary em Maceió

Entre quinta-feira, 30, e sábado, 2 de maio, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió, acontece a XVII Conferência Distrital - "Conferência dos Sonhos" - do Distrito 4390 de Rotary International, realizada pelo governador Geraldo Pimentel de Lima, ano rotário 2008-2009.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 30 de abril
20 horas - Serviços protocolares, formação da mesa
20h15 - Entrada das Bandeiras
20h25 - Execução do Hino Nacional Brasileiro
20h30 - Abertura oficial pelo governador do Distrito 4390
20h40- Homenagem à esposa do representante do RI
20h45 - Saudação ao representante do presidente do RI, pelo EGD Aldo Casado
21 horas - Mensagem do representante pessoal do presidente D. K. Lee
21h25 - Homenagens, seguidas de encerramento pelo governador Geraldo Pimentel
21h40 - Coquetel
Sexta-feira, 1º de maio
8 horas - Inscrições – Credenciais
8h50 - Composição da Mesa
9h55 - Abertura pelo governador Geraldo Pimentel
9 horas - Prefeito Cícero Almeida faz saudação aos conferencistas
9h30 - Luiz Coelho palestra sobre "O Futuro do Rotary", com moderação dos debates de José Raimundo P. de Azevêdo
10h30 - Ministro Marcos Benquerer Costa, do Tribunal de Contas da União, palestra sobre "Ação Pedagógica e Preventiva do TCU"
11h30 - Humberto Eustáquio Soares de Melo palestra sobre "A Justiça Como Instrumento de Transformação Social", com moderação dos debates de Durval Mendonça Junior
12h30 às 13h50 - Almoço livre
13h50h - Mesa Brasil – Sesc - Exibição de filme de 10 minutos
14 horas - Manoel Maia Nobre palestra sobre "Uso Sustentável e Proteção de Recursos Hídricos", com moderação dos debates de Theódulo Bastos de Carvalho Júnior
15 horas - Carlos José Magalhães de Melo palestra sobre "Imagem Pública do Rotary e Visão do Futuro da Fundação Rotária", com moderação dos debates de Juarez Fernandes de Oliveira
15h50 - Intervalo para o café
16h20 - Desembargador James Magalhães de Medeiros palestra sobre "A Família e a Sociedade", com moderação dos debates de José Firmino de Oliveira
17h10 - Solange Bentes Jurema palestra sobre "Redução da Mortalidade Infantil"
18 horas - Encerramento pelo governador Geraldo Pimentel
20 horas – Jantar do Colégio de Governadores, no Restaurante Dom Miguel
Sábado, 2 de maio
08h30 - Germinio Braga palestra sobre "Quadro Social Como Fator de Eficiência do Rotary", com moderação dos debates de Eliziário Silveira Sobral
9h20 - Douglas Apratto palestra sobre "Educação Como Fator de Desenvolvimento e Transformação Social"
10 horas - José Boa Sorte palestra sobre "A Relevância do Rotaract e do NRDC Para o Desenvolvimento do Rotary", com moderação dos debates de Francisco Holanda Padilha
11 horas – Palavra do governador indicado 2010-2011, Hugo da Cruz Dórea
11h10 - Palavra do governador eleito 2009-2010, Elder Silveira Sobral
11h20 - Homenagens, premiações e Tribuna Livre
11h50 - Palavra do representante pessoal do presidente do RI
12h15 - Encerramento pelo governador Geraldo Pimentel
21 horas - Jantar do Governador, na Fênix Alagoana, com animação da orquestra New Orleans.
(Com informações de Livia Caldas, da Governadoria do Distrito 4390)

Em terra de governo cego, povo chora

Está no "Blog 25: Democratas":
Por que o governo Lula não amplia a política de cortar impostos para todos? Por que não reduz o IPI de todos os produtos? Por que atender certos setores de trabalhadores organizados em vez de pensar em todos? A crise é ampla, geral e irrestrita. Todos nós sabemos que as coisas não são fáceis, mas o Governo não pode continiuar perdido nesta poeira. É grande o desespero das pessoas com o desemprego.
O governo já errou muito antes. Não aproveitou, por exemplo, os bons momentos anteriores para poupar. Ao contrário: inflou os custos com pessoal e iniciou diversos projetos de longo prazo. Agora, na época de vacas magras, não tem Orçamento para reaquecer a economia via política fiscal de aumento de gastos.
A verdade é que o governo está confuso, muito confuso. Baixou o IPI sobre os automóveis para reanimar a indústria automobilística, lançou pacote habitacional, reduziu impostos sobre geladeiras e fogões, aumentou sobre o cigarro, quer aumentar sobre a bebida etc. Nada, porém, parece ter os resultados esperados. As demissões continuam sendo feitas e o desemprego está moendo a vida das pessoas.
Em terra de governo cego, o povo chora.

domingo, 26 de abril de 2009

Morre Ken Annakin


























Também na "Veja" desta semana, a notícia da morte, na noite de quarta-feira, aos 94 anos de idade, do cineasta britânico Ken Annakin (10.08.1914-22.04.2009). Ele ficou conhecido pelos filmes "Esses Homens Maravilhosos Com Suas Máquinas Voadoras" (Those Magnificent Men in Their Flying Machines), em 1965, com Stuart Whitman, e "Os Intrépidos Homens e Seus Calhambeques Maravilhosos" (Those Daring Young Men in Their Jaunty Jalopies), em 1969, com Tony Curtis, além de "O Tigre de Papel" (Paper Tiger), em 1975, com David Niven, e os clássicos "Uma Batalha no Inferno" (Battle of the Bulge), em 1965, com Charles Bronson, e "O Mais Longo dos Dias" (The Longest Day), em 1962, superprodução com vários diretores sobre o desembarque das tropas aliadas na Normandia em que atuaram John Wayne, Robert Mitchum e Henry Fonda e grande elenco.
Outros filmes vistos do cineasta:
"O Vale das Mil Montanhas" (Nor the Moon By Night), 1958, com Belinda Lee; "O Terceiro Homem na Montanha" (Third Man on the Mountain), 1959, com James MacArthur; "A Cidadela dos Robinson" (The Swiss Family Robinson), 1961, com John Mills - os três assistidos no Cine Madrid; "Demônios na África" (The Hellions), 1961, com Richard Todd; "Os Turbantes Vermelhos" (The Long Duel), 1967, com Yul Brynner; e "Cinco Milhões de Erros" (The Biggest Bundle of Them All), 1968, com Raquel Welch.

Morre Jack Cardiff

Na "Veja " que está nas bancas, em "Datas", a morte de Jack Cardiff (18.09.1914-22.04.2009), que a revista destaca como diretor de fotografia para o cinema, que trabalhou em produções premiadas como "Narciso Negro" (Black Narcissus), de Michael Powell e Emeric Pressburger, pela qual ganhou um Oscar em 1947, "Sob o Signo de Capricórnio" (Under Capricorn), de Alfred Hitchcock, 1949, "Guerra e Paz" (War and Peace), de King Vidor, 1956.
Jack Cardiff também foi diretor de cinema, a exemplo dos filmes "Algemas Partidas" (Beyond This Place), 1959; "Filhos e Amantes" (Sons and Lovers), 1960; "Minha Doce Gueixa" (My Gueixa), 1962, com Shirley MacLaine e Yves Montand; "O Leão" (The Lion), 1962, com William Holden e Capucine; "Os Legendários Vikings" (The Long Ships), 1964, com Richard Widmark e Sidney Poitier; "O Rebelde Sonhador" (Young Cassidy), co-dirigido por John Ford, 1964, com Rod Taylor e Julie Christie; "Assassino de Encomenda" (The Liquidator), 1965, com Rod Taylor; "A Garota da Motocicleta" (The Girl on the Motorcycle), 1968, com Alain Delon e Marianne Faithfull.
Ainda fotografou os filmes: "Sapatinhos Vermelhos" (The Red Shoes), de Michael Powell e Emeric Pressburger, 1958; "Uma Aventura na África" (The African Queen), de John Huston, 1951; "A Condessa Descalça" (The Barefoot Contessa), de Joseph L. Manckiewicz, 1954; "Funny" (Funny), de Joshua Logan, 1961; "Morte Sobre o Nilo" (Death on the Nyle), de John Guillermin, 1978; "Conan o Destruidor", de Richard Fleischer, 1984.
Em 2001 Jack Cardiff recebeu um Oscar honorário pela sua carreira no cinema.

sábado, 25 de abril de 2009

Shopping dá Captiva Sport Ecotec de prêmio

Pelos 10 Anos do Shopping de Feira, uma grande campanha de prêmio está sendo realizada. O filme da campanha traz duas estrelas: ninguém menos do que a atriz global Mariana Ximenes, que empresta ao material todo o charme e elegância que a data merece e o Captiva Sport Ecotec. A cada R$150,00 em notas fiscais acumulativas, datadas do período de 23 de abril à 31 de maio, o cliente retira um cupom e concorre ao carro. O prêmio, urna e posto de troca estão localizados na praça Raimundo Assis Borges.
(Com informações do Departamento de Marketing do Boulevard Shopping)

Caetano Veloso faz paralelo de Feira de Santana com São Paulo

Anne Cerqueira com seu "Belos e Malvados", que chama a atenção: Feira de Santana está no Obra em progresso, site de Caetano Veloso, na postagem "Déja Vu":
“Já faz anos que acho Feira de Santana charmosa. Sua natureza de entroncamento no nó do Recôncavo com o Sertão; sua prosperidade que resultou em elevação do nível intelectual de gerações novas (quando eu era menino, cidades como Santo Amaro e Cachoeira olhavam para Feira como se fossem professores e poetas olhando para um brutamontes); seu contingente de pessoas avisadas e civis. O paralelo com São Paulo sempre me voltou à mente. Hoje, com Feira liderando a vida acadêmica da região, acho que Santo Amaro, como o Rio, está com um ar de quem perdeu o bonde.”

Projeto de Sérgio Carneiro ganha vida

O projeto de lei nº 156/2007, que obriga a transferência das milhas para a unidade orçamentária responsável pelo custeio da viagem, é de autoria do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Depois de seguir para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o projeto está parado na comissão desde 16 de abril daquele ano.
Na quinta-feira, 23, em meio à polêmica sobre a farra das passagens, o projeto voltou a ganhar vida. O deputado Marcio Junqueira (DEM-RR) vai relatar o projeto.
(Com informações do "Blog do Noblat")

DEM divulga nota de apoio a Gilmar Mendes

O DEM divulgou uma nota de apoio ao ministro Gilmar Mendes e em defesa das instituições.
Leia a nota na íntegra:
"A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.
Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.
De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.
O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.
Brasília, 24 de abril de 2009
Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas"

Shakespeare e o cinema

Laurence Olivier em "Hamlet", 1948
Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 23, data de nascimento (1564) e morte (1616) de William Shakespeare Shakespeare, que é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, literatura e cinema, o que interessa nesta postagem. As principais obras do bardo inglês foram transpostas para o cinema - segundo o "Guinness Book" é o autor com maior número de adpatações para a tela (para o cinema e tv são 736 adpatações) -, principalmente "Hamlet" e "Romeu e Julieta". Até o cinema brasileiro já se inspirou nele, justamente com a tragédia "Romeu e Julieta", que serviu de paródia na chanchada "Um Candango na Belacap", de Roberto Farias, 1961; na comédia "O Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto, 2005, com Luana Piovani e Marco Ricca; e no drama "A Herança", 1970, de Ozualdo Candeias.
Baseados na tragédia "Romeu e Julieta":
"Amor Sublime Amor", de Robert Wise, 1961, com Richard Beymer e Natalie Wood; "Romeu e Julieta", de George Cukor, 1936, com Norma Shearer e Leslie Howard; "Romeu e Julieta", de Renato Castellani, 1954 com Laurence Harvey; "Romanoff e Julieta", de Peter Ustinov, 1961, com Sandra Dee e John Gavin; "Romeu e Julieta", de Franco Zeffirelli, 1968, com Olivia Hussey e Leonard Whiting; "Romeo + Juliet", de Baz Luhrmann, 1996, com Leonardo di Caprio e Claire Danes.
Baseados na tragédia "Hamlet":
"Hamlet", de Laurence Olivier, 1948, com Laurence Olivier; "Homem Mau Dorme Bem", de Akira Kurosawa, 1960; "Hamlet", de Grigori Kozintsev, 1964, com Innokenti Smoktunovski; "Hamlet", de Bill Colleran e John Gielgud, 1964, com Richard Burton; "Hamlet", de Tony Richardson, 1969; "Hamlet", de Franco Zeffirelli, 1990, com Mel Gibson e Glenn Close; "Rosencrantz e Guilderstern Estão Mortos", de Tom Stoppard, 1990, com Gary Oldman e Richard Dreyfuss; "Hamlet", de Kenneth Branagh, 1996, com Kenneth Branagh e Kate Winslet; "Hamlet", de Michael Almereyda, 2000, com Ethan Hawke e Julia Stiles; "O Banquete", de Feng Xiaogang, 2006.
Baseados na comédia "A Megera Domada": "A Megera Domada", de 1929, com Mary Pickford e Douglas Fairbanks; "A Megera Domada", de Franco Zeffirelli, 1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton; "Dá-me um Beijo", de George Sidney, 1953, com Howard Keel e Kathryn Grayson; "Dez Coisas Que Eu Odeio em Você", de Gil Junger, 1999, com Julia Stiles; "A Megera Domada", de David Richards, 2005.
Baseado na comédia "A Tempestade":
"Céu Amarelo", de William A. Wellman, 195 com Gregory Peck; "Planeta Proibido", de Fred M. Wilcox, de 1956, com Walter Pidgeon e Anne Francis; "A Tempestade", de Derek Jarman, 1979, "A Tempestade", de Paul Mazursky, 1982, com Gena Rowlands e John Cassavetes; "A Última Tempestade", de Peter Greenaway, 1991, com John Gielgud.
Baseados na tragédia "Otelo, o Mouro de Veneza":
"Othello", 1952, de Orson Welles, 1952, com Orson Welles; "Otelo", de Sergei Yutkevich, 1955, com Sergei Bondarchuk; "Othello", de Oliver Parker, 1995, com Laurence Fishburne; "Jogo de Intrigas", de Tim Blake Nelson, 2001, com Josh Artnett e Julia Stiles.
Baseados na comédia "Sonho de uma Noite de Verão":
"Sonho de uma Noite de Verão", de William Dieterle e Max Reinhardt, 1935, com James Cagney e Olivia de Havilland; "Sonho de uma Noite de Verão", de Woody Allen, 1982, com Woody Allen e Mia Farrow; "Sonho de uma Noite de Verão", de Michael Hoffman, 1999, com Kevin Kline e Michelle Pfeiffer.
Baseados na tragédia "Macbeth":
"Macbeth", de Orson Welles, 1948, com Orson Welles; "Trono Manchado de Sangue", de Akira Kurosawa, 1957; "Macbeth", de Roman Polanski, 1971, com Jon Finch "Homens de Respeito", de William Reilly, 1991, com John Turturro.
Baseado na tragédia "Rei Lear":
"Rei Lear", de Petrer Brook, 1971, com Paul Scoffield; "Rei Lear", de Grigori Kozintsev, 1971; "Ran", de Akira Kurosawa, 1958; "Terras Perdidas", de Jocelyn Moorhouse, 1997, com Michelle Pfeiffer, Jessica Lange e Colin Firth.
Baseados na tragédia "Júlio César":
"Júlio César", de David Bradley, 1950, com Charlton Heston; "Júlio César", de Joseph L. Mankiewicz, 1953, com Marlon Brando; "Júlio César", de Stuart Burge, 1970, com John Gielgud.
Baseados na comédia "O Mercador de Veneza":
"O Mercador de Veneza", de John Sichel, 1973, com Laurence Olivier; "O Mercador de Veneza", de Michael Radford, 2004, com Jeremy Irons e Al Pacino.
Baseados na comédia "Como Gostais":
"Como Gostais", 1936, de Paul Czinner, 1936, com Laurence Olivier; "Como Quiser", de Kenneth Branagh, 2006, com Kevin Kline.
Baseado na comédia "Muito Barulho Por Nada":
"Muito Barulho Por Nada", de Kenneth Branagh, 1993, com Emma Thompson e Keanu Reeves. Baseado na tragédia "Antônio e Cleópatra":
"À Sombra das Pirâmides", de Charlton Heston, 1972, com Charlton Heston.
Baseado na comédia "Noite de Reis":
"Ela É o Cara", de Andy Fickman, 2006, com Amanda Bynes.
Shakespeare ainda foi personagem em "Shakespeare Apaixonado", de John Madden, 1982, interpretado por Joseph Fiennes.
Obs. Os filmes assinalados em azul foram assistidos por Dimas Oliveira.