Por Batista Cruz, da Secretaria de Comunicação Social
As fundações do viaduto da rótula da Cidade Nova, maior e considerado mais importante dos cinco que estão programados para serem construídos em Feira de Santana, começaram a ser perfuradas na manhã desta segunda-feira, 10. “Estamos vendo o início de uma obra que serve como parâmetro de desenvolvimento para o município”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, quando da autorização para que a obra começasse.
“Dentro de sete, oito meses, vai estar pronta uma das maiores obras já realizadas em Feira de Santana, em toda sua história”, disse o prefeito. “Estes viadutos influenciarão em todo sistema de tráfego da cidade, direta e indiretamente”. O viaduto, salientou, vai ser feito com recursos próprios do Tesouro Municipal. “O maior entroncamento do Norte/Nordeste não poderia prescindir de uma obra com esta magnitude”, considerou.
Ao todo serão construídos cinco viadutos na cidade, dentro do Programa de Integração Viária. O localizado entre as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas já foi iniciado. Os outros três ficarão nos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas/Noide Cerqueira/Eduardo Fróes da Motta, João Durval Carneiro/Ayrton Senna/Eduardo Fróes da Motta e Maria Quitéria/Francisco Maia/Eduardo Fróes da Motta.
“Temos um histórico problema de engarrafamento neste ponto da rodovia, devido ao grande número de veículos que passam diariamente por aqui”, disse José Ronaldo. Ele salientou que a integração viária da cidade não prevê apenas a construção de viadutos. “Estão previstas a abertura de novas e importantes avenidas, que se tornarão importantes vetores de crescimentos. Estamos preparando a cidade para o futuro”.
O maior dos viadutos terá três níveis de rolamento de tráfego. O serviço será feito pelo consórcio formado pela Top Engenharia e a Trenenge, que venceram a licitação pública realizada pela Prefeitura. Ao todo serão colocadas 32 pilastras de sustentação. Cada fundação, onde as estacas metálicas serão colocadas, terá cerca de 20 metros de profundidade.
“Aqui é mais uma etapa de um amplo projeto que está sendo executada. Dentro de mais alguns meses vamos ter aqui um moderno viaduto que coloca o município entre os que investem na modernização do seu trânsito”, afirmou o secretário de Planejamento, Carlos Brito. “Podemos classificar este momento como histórico para o município”, disse mais. O evento contou com as presenças de todos os secretários, vereadores e moradores da área onde o equipamento está sendo construído.
Trânsito no local vai ser alterado
Dentro de mais alguns dias o trânsito na rotatória vai ser alterado. Dois trechos serão interditados para oferecer segurança dos operários e facilitar o fluxo do serviço. Ambas as interdições são consideradas necessárias pelos técnicos.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Apolinário Júnior, chefe da Delegacia 10/3, explicou que com a interdição, os motoristas que trafegarem pela avenida José Falcão da Silva com destino ao Sobradinho terão que seguir direto pela BR 116 e fazer o retorno à altura do Parque Ipê.
O mesmo trajeto deverá ser feito por quem vem pela avenida Eduardo Fróes da Motta e quer ir para o Sobradinho. Quem está na avenida José Falcão pode seguir direto para a avenida Maria Quitéria.
Quem vai do Sobradinho sentido à avenida Maria Quitéria ou deseja ir para Serrinha, por exemplo, terá que descer pela avenida José Falcão e fazer retornar à altura do Hiper J. Santos. Quem trafega na Transnordestina poderá seguir diretamente para o centro ou seguir para o Sobradinho.
Apolinário Júnior disse também que uma equipe da PRF vai orientar aos motoristas de caminhão que evitem passar pela rotatória da Cidade Nova. “Vamos orientá-los para que trafeguem pela BR 605 (que começa à altura do viaduto da BR 116 Sul e termina no viaduto do Clube de Campo Cajueiro)”.
O inspetor disse que as pessoas que residem na região e conhecem o trânsito devem trafegar por ruas e avenidas paralelas, detalhe que vai diminuir possíveis problemas conjunturais que aparecerão com o início das obras. Policiais rodoviários orientarão os motoristas sobre as mudanças, quando forem implementadas.
“Dentro de sete, oito meses, vai estar pronta uma das maiores obras já realizadas em Feira de Santana, em toda sua história”, disse o prefeito. “Estes viadutos influenciarão em todo sistema de tráfego da cidade, direta e indiretamente”. O viaduto, salientou, vai ser feito com recursos próprios do Tesouro Municipal. “O maior entroncamento do Norte/Nordeste não poderia prescindir de uma obra com esta magnitude”, considerou.
Ao todo serão construídos cinco viadutos na cidade, dentro do Programa de Integração Viária. O localizado entre as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas já foi iniciado. Os outros três ficarão nos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas/Noide Cerqueira/Eduardo Fróes da Motta, João Durval Carneiro/Ayrton Senna/Eduardo Fróes da Motta e Maria Quitéria/Francisco Maia/Eduardo Fróes da Motta.
“Temos um histórico problema de engarrafamento neste ponto da rodovia, devido ao grande número de veículos que passam diariamente por aqui”, disse José Ronaldo. Ele salientou que a integração viária da cidade não prevê apenas a construção de viadutos. “Estão previstas a abertura de novas e importantes avenidas, que se tornarão importantes vetores de crescimentos. Estamos preparando a cidade para o futuro”.
O maior dos viadutos terá três níveis de rolamento de tráfego. O serviço será feito pelo consórcio formado pela Top Engenharia e a Trenenge, que venceram a licitação pública realizada pela Prefeitura. Ao todo serão colocadas 32 pilastras de sustentação. Cada fundação, onde as estacas metálicas serão colocadas, terá cerca de 20 metros de profundidade.
“Aqui é mais uma etapa de um amplo projeto que está sendo executada. Dentro de mais alguns meses vamos ter aqui um moderno viaduto que coloca o município entre os que investem na modernização do seu trânsito”, afirmou o secretário de Planejamento, Carlos Brito. “Podemos classificar este momento como histórico para o município”, disse mais. O evento contou com as presenças de todos os secretários, vereadores e moradores da área onde o equipamento está sendo construído.
Trânsito no local vai ser alterado
Dentro de mais alguns dias o trânsito na rotatória vai ser alterado. Dois trechos serão interditados para oferecer segurança dos operários e facilitar o fluxo do serviço. Ambas as interdições são consideradas necessárias pelos técnicos.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Apolinário Júnior, chefe da Delegacia 10/3, explicou que com a interdição, os motoristas que trafegarem pela avenida José Falcão da Silva com destino ao Sobradinho terão que seguir direto pela BR 116 e fazer o retorno à altura do Parque Ipê.
O mesmo trajeto deverá ser feito por quem vem pela avenida Eduardo Fróes da Motta e quer ir para o Sobradinho. Quem está na avenida José Falcão pode seguir direto para a avenida Maria Quitéria.
Quem vai do Sobradinho sentido à avenida Maria Quitéria ou deseja ir para Serrinha, por exemplo, terá que descer pela avenida José Falcão e fazer retornar à altura do Hiper J. Santos. Quem trafega na Transnordestina poderá seguir diretamente para o centro ou seguir para o Sobradinho.
Apolinário Júnior disse também que uma equipe da PRF vai orientar aos motoristas de caminhão que evitem passar pela rotatória da Cidade Nova. “Vamos orientá-los para que trafeguem pela BR 605 (que começa à altura do viaduto da BR 116 Sul e termina no viaduto do Clube de Campo Cajueiro)”.
O inspetor disse que as pessoas que residem na região e conhecem o trânsito devem trafegar por ruas e avenidas paralelas, detalhe que vai diminuir possíveis problemas conjunturais que aparecerão com o início das obras. Policiais rodoviários orientarão os motoristas sobre as mudanças, quando forem implementadas.
Um comentário:
O que oposicionistas como Zé Neto, Colbert Martins, Marialvo Carneiro, Roberto Tourinho e outros vão dizer aos seus eleitores? Vão continuar afirmando que Feira não precisa de viadutos?
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