Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 29 de dezembro de 2007

O que é um planetário

Maquete do ZKP 4 Quinto

Divulgação
Os primeiros planetários eram pequenos modelos de miniaturas mecânicas do sistema solar, obras-primas de relojoeiros habilidosos. Projeções em planetários tornaram a palavra popular: instrumentos de projeção ópticos-mecânicos como projetores de estrelas, Sol, Lua e planetas em uma cúpula hemisférica.
Uma definição técnica de planetário: o planetário é uma sala redonda coberta por uma cúpula hemisférica na qual, ao ser escurecida, pode-se admirar as estrelas, o Sol, a Lua, os planetas e outros objetos astronômicos e fenômenos atmosféricos projetados por meio de um projetor de planetário. A cúpula de projeção cobre um auditório contendo poltronas para os espectadores das seções.
O planetário é capaz de reproduzir o céu estelar em diferentes épocas e locais de observação. As apresentações dos projetores de planetários são complementadas por slides, vídeo e projetores de efeitos especiais. Mídias audiovisuais adicionais permitem que os planetários criem programas em forma de apresentações multimídia.
Desde o lançamento dos modernos sistemas digitais de projeção para cúpulas hemisféricas, o conceito de planetário foi ampliado para um espaço de projeções multidisciplinares imersivas com efeitos visuais tridimensionais. Atualmente, o planetário digital pode também ser chamado de cinema imersivo digital, sendo possível fazer apresentações de qualquer natureza como aulas das diversas matérias do currículo escolar, exibição de vídeos, espetáculos multimídia, além das convencionais projeções astronômicas. Este espaço também pode ser usado para realizar eventos como congressos, lançamento de produtos, conferências entre outros.
Os planetários óticos e digitais possuem características e vantagens distintas, atendendo, portanto, a finalidades diversas, uma vez que o planetário ótico privilegia a projeção precisa das estrelas, enquanto o digital favorece a multidisciplinariedade das apresentações, possibilitando a utilização mais ampla do espaço planetário.
Hoje em dia os shows de planetários levam o público até os limites do Universo e ao interior das estrelas; eles exploram a questão de vida extraterrena e recontam as lendas heróicas da Antigüidade Clássica. Resultados de novos acontecimentos culturais enriqueceram os programas. Com shows de laser, concertos e performances teatrais, os eventos nos planetários evoluíram e se distanciaram sensivelmente do sentido original do termo planetário, que atualmente possui um sentido mais amplo.
Os planetários mostram um vislumbre do mundo, além de contribuírem para o entendimento do universo. Suas apresentações entretêm, informam, permitindo experimentar a ciência, a cultura e a arte.
Este é um grande empreendimento, não importando o nome que é dado à instituição criada: planetário, centro de ciências ou qualquer outro. No caso de Feira de Santana, Teatro Virtual - primeira etapa do Museu Parque do Saber, que o Governo Municipal empreende.
Assim, com o conceito de planetário ampliado, um espaço multidisciplinar de projeções digitais. Diferentes tipos de sessões vão ser apresentadas no Teatro Virtual.

ZKP 4 Quinto
O Planetário ZKP 4 Quinto, da Carl Zeiss, adquirido pela Prefeitura de Feira de Santana é um equipamento totalmente novo, concebido para cúpula de 13 metros de diâmetro. Este planetário possui um sofisticado sistema de projeção por fibras óticas desenvolvido pela empresa alemã, possibilitando a mais alta perfeição e qualidade na reprodução do céu estrelado com diversos efeitos especiais, tais como a cintilação e a tonalidade de cor das estrelas conforme observados na natureza. Este projetor ótico será conjugado ao sistema digital Spacegate para apresentações full-dome de temas de qualquer natureza. Com esta nova tecnologia, o planetário será utilizado como um espaço multidisciplinar para apresentações de aulas expositivas, espetáculos digitais, lançamentos de produtos etc.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem gente que não conhece o que vem por aí e está considerando que o equipamento é uma simples luneta. Vai cair do cavalo quando ver aoo Teatro Virtual e seu planetário pronto.

Unknown disse...

por que a cúpula de todos os planetário é redonda?

Anônimo disse...

Qual o nome da maquina que produz o filme aquela no centro