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quarta-feira, 9 de julho de 2014

"Desastre histórico 11 – Publicidade no intervalo e depois do jogo tornou tudo mais surrealista"



Por Reinaldo Azevedo
Não há condições técnicas - não ainda ao menos - de programar uma publicidade para a vitória e outra para a derrota. E, é natural - não estou censurando ninguém -, os produtos anunciados (cerveja, bancos, carros etc) vinham embalados por euforia e otimismo. Só que a realidade era bem outra.
Ok, meus caros, já aconteceu antes. A minha geração - estou com 52 - não teve "Maracanaço", mas teve a derrota para a Itália em 1982. Ocorre que nós todos amávamos aquele time, mesmo com os seus defeitos. Era inequívoco que jogava com talento incomum - embora tivesse uma defesa descuidada. Também naquele caso e em outros tantos, a propaganda refletia uma realidade que já não nos pertencia mais.
Desta feita, não foi a derrota em si que tornava a coisa toda meio surrealista, mas a forma como se deu e, obviamente, o placar. Apesar da euforia, é evidente que havia e que há certo clima desconfiança cercando a realização do torneio no Brasil.
No intervalo, lá estavam as mensagens ufanistas e insuportavelmente alegres, quando perdíamos por 5 a zero. Terminado o jogo, voltaram os comerciais. De novo, lá estávamos nós, os felizes imbatíveis da tela, derrotados na vida real por sete a um.
No futuro, e a tecnologia se encarrega do assunto, é o caso de pensar alternativas para a vitória e para a derrota. Mas não se peça a ninguém, nem acho que seja o caso, que se faça um anúncio para a humilhação.
Fonte: "Blog Reinaldo Azevedo"

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