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quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma análise sobre o fracasso do filme de Lula

Arnaldo Bloch em seu "Arnaldo Blog", faz uma análise do fracasso do filme "Lula, o Filho do Brasil", que é um espanto nacional.
Para ele, "fracasso entre aspas, claro, pois vai atingir lá seu milhão. Mas, pela evolução dos números, não passará muito disso, quando se esperava um desempenho na casa dos cinco milhões ou mais".
Fala mais que "dizer que foi por causa da exclusão do público menos favorecido, que não vai ao cinema, é ineficaz". Ele cita filmes como "2 Filhos de Francisco" que fez cinco milhões de espectadores "exatamente por ter atraído o público da periferia, que só vai às salas quando algo maior justifica o gasto do dinheiro extra (no caso, a idolatria pela dupla). O resto o boca-a-boca faz automaticamente".
Mas, ele mesmo questiona: "se Lula é idolatrado nestas camadas da população, o que falhou na narrativa? Talvez o tom do filme, não suficientemente emocional, ou concentrado demais no aspecto político da biografia? Ou o público não identificou no personagem uma representação eficiente do ídolo nas telas, e o boca-a-boca matou a progressão dos números no nascedouro?".

4 comentários:

Dilton Simões disse...

O filme está desapontando quem entrou na onda de que seria um fenômeno ne público nos cinemas.
Nem mesmo o desconto de 50 por cento para sindicalistas está ajudando a vender ingresso.

José C. Rodrigues disse...

Você conhece alguém que foi ao cinema assistir ao filme do Lula? Não? Eu também não vi. A verdade é que ninguém quer ver o filme. Nem petista, nem petralha. As classes C e D, que são foco do filme, precisa de Bolsa-Cinema.

José Cerqueira disse...

O boca a boca indica que o filme é ruim mesmo, daí o público rejeitar a armação política preparada.

Unknown disse...

Estou mais para o parecer de José Cerqueira; se o filme prestasse e se o homenageado fôsse de fato alguém com um passado incrível, podia ser...será que é porque já conhecem o seu presente?