A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou a sede da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Recôncavo (Seiva) na manhã de quarta-feira, 12, no campus de Cruz das Almas. A cerimônia teve transmissão online pela TV UFRB e contou ainda com a exposição de vídeos de saudação e apoio do ministro da da Ciência, Tecnologia, Marcos Pontes, do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae), Jorge Khoury, e do diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Márcio Costa.
A Seiva é um órgão institucional responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito de atuação da UFRB, incumbida de abrigar empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas. "A inauguração desse espaço físico de articulação com a sociedade representa um marco da nossa instituição no fomento à cultura do empreendedorismo. É com muita satisfação que celebramos a Seiva", destacou o reitor Fábio Josué.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira, a missão da Incubadora é apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica, como forma de promover o bem-estar social e desenvolvimento econômico e tecnológico, principalmente na região do Recôncavo da Bahia e nas áreas de atuação da UFRB e objetiva apoiar as iniciativas empreendedoras que estejam comprometidos com a concepção e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.
Também estiveram presentes na solenidade o professor Adson Mota em representação ao Fórum de Diretores dos Centros de Ensino da UFRB, o vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas Bisneto, e o coordenador de Criação e Inovação (Cinova/UFRB), Edilson Pires.
Na inauguração foi apresentada parte da estrutura física da Seiva e anunciada a composição atual do conselho diretor, coordenação geral e secretaria administrativa da Seiva, além de transmitido um vídeo especial com a participação do professor Ferlando Lima, pesquisador e docente da UFRB responsável pela primeira patente da UFRB.
Ainda na ocasião o pró-reitor Maurício Ferreira anunciou a abertura do Edital nº 02/2021 para seleção de propostas relacionadas a empresas de base tecnológica para participação do Programa de Incubação. O período de inscrições está aberto até o dia 11 de junho. O Edital está disponibilizando cinco vagas, das quais quatro vagas são destinadas à comunidade acadêmica da UFRB e uma à comunidade externa. O período de incrições se encerra no dia 11 de junho.
Edital
Podem participar do edital:
1) Alunos de graduação e de pós-graduação da UFRB e de outras instituições de ensino superior pública e/ou privadas, desde que estejam associados com algum membro da comunidade acadêmica da UFRB, através de instrumentos de parceria público-privada;
2) Servidores públicos, na forma da lei;
3) Docentes inativos e pesquisadores inativos da UFRB e de outras instituições de ensino superior pública e/ou privadas, desde que estejam associados com algum membro da comunidade acadêmica da UFRB, através de instrumentos de parceria público-privada;
4) Empreendedores da iniciativa privada, através de instrumentos de parceria público-privada.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: seiva@ppgci.ufrb.edu.br.
Confira o Edital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário