Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 18 de maio de 2021

Visão de "Rio, Zona Norte"


Grande Otelo com Ângela Maria (Foto 1) e com Jece Valadão (Foto 2)
Fotos: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 18, a visão do drama brasileiro “Rio, Zona Norte”, de Nelson Pereira dos Santos, 1957. Nunca havia visto o filme, estrelado por Grande Otelo. Pode-se dizer que é um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
No V Festival de Cinema do Distrito Federal, em 1957, no Rio de Janeiro, ganhou os prêmios de Melhor Ator Para Grande Otelo e de Melhor Argumento para Nelson Pereira dos Santos. No ano seguinte, no Uruguai, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Montevidéu; e foi nominado ao Crystal Globe de Melhor Filme no Karlovy Vary International Film Festival, na República Checa.
A trama: o talentoso sambista Espírito da Luz (Grande Otelo) cai de um trem em movimento e permanece junto aos trilhos. Inconsciente, relembra passagens de sua vida em flashbacks. Na escola de samba apresenta um de seus sambas e chama a atenção de Moacir (Paulo Goulart), produtor que se dispõe a ajudá-lo. Uma moça, Adelaide (Maria Petar), procura Espírito e os dois ficam juntos. Espírito discute com seu filho Lourival (Haroldo de Vargas Jr) que procura Honório atrás de dinheiro para viajar para São Paulo. Maurício Silva (Jece Valadão), um antigo parceiro, propõe uma nova associação. Os dois apresentariam um samba ao cantor Alaor da Costa (Zé Keti). Uma ambulância chega para socorrer Espírito que permanece inconsciente junto aos trilhos.
Mais flashback: Na casa do amigo Figueiredo, ele reúne-se com amigos e escuta seu samba no rádio. Irrita-se ao não ouvir sua autoria creditada. A tenda de Figueiredo é roubada e ele e Honório perseguem os ladrões. Conseguem impedir a fuga de um deles e surpreendem-se ao perceber que se trata de Lourival. Espírito repreende o filho e o alerta sobre seus amigos. Os dois discutem e o garoto vai embora. Espírito procura Maurício na rádio e o parceiro lhe convence a assinar um papel que o desvincula de qualquer envolvimento com o samba apresentado a Alaor em troca de algum dinheiro. Volta para casa e é atacado pelos amigos de Lourival que, acaba morto. Triste, ele resolve apresentar um samba à cantora Ângela Maria, que entusiasmada com a música diz que vai gravá-la. Espírito embarca no trem do subúrbio e enquanto compõe um novo samba cai do vagão em movimento. No hospital, Moacir e Honório assistem Espírito  morrer e os dois conversam sobre os sambas do amigo.

Nenhum comentário: