Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Live com especialistas marca celebração do Dia da Indústria

Iniciativa da série Diálogos Fieb é uma das ações comemorativas realizadas pelo Sistema Fieb em homenagem ao dia 25 de Maio

 


"As tendências que vão impactar a indústria no futuro" é o tema da live especial da série Diálogos Fieb que será promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em comemoração ao Dia da Indústria. O bate-papo será realizado na quarta-feira, 26, às 18 horas, no canal do Sistema Fieb no YouTube (youtube.com/SistemaFIEB).

Mediada pelo presidente do Conselho Inovação e Desenvolvimento Industrial (Cidin) da Fieb, José Luis Almeida, a live vai reunir os especialistas Shefik Khouri, vice-presidente da Faurecia Ford North America e Erick Sperandio, pesquisador e professor de Inteligência Artificial, High Performance Computing (HPC) e Modelagem Computacional do Senai Cimatec.

Em outra ação comemorativa, será lançada a 8ª edição da Agenda Legislativa da Indústria, no dia 27 de maio, na Reunião de Diretoria da Fieb. O documento traz o posicionamento da indústria baiana sobre projetos de lei de interesse do setor em tramitação na Assembleia Legislativa, em temas como política urbana, infraestrutura e meio ambiente; social e trabalhista; tributário e econômico.

Para marcar a data, celebrada em 25 de maio, a Fieb também elaborou conteúdos especiais sobre a indústria na Bahia. A landing page Dia da Indústria (http://diadaindustria.fieb.org.br) traz dados que mostram a importância do setor para a economia do estado, aponta perspectivas e reúne cases de sucesso e depoimentos de parceiros do Sistema Fieb.

A Indústria na Bahia

A Bahia tem a sétima indústria do Brasil e a maior do Nordeste. O setor industrial representa 21,5% do PIB do Estado. Em 2020, de acordo com dados da Sefaz, a indústria contribuiu com cerca de 57% da arrecadação de ICMS do estado.

Apesar destes números, a indústria baiana sofreu o impacto da pandemia da Covid-19, que impôs restrições às atividades do comércio e serviços e, no âmbito da indústria, gerou a redução na oferta e encarecimento de insumos produtivos.

O setor industrial também tem sido impactado pela dificuldade competitiva estrutural da economia do país. Um sinal disto foi o encerramento das atividades da Ford em território nacional. Na Bahia, o efeito negativo do encerramento da produção de veículos da montadora impacta em toda a cadeia produtiva, comprometendo o desempenho da economia estadual.

"Além de medidas macroeconômicas, precisamos de uma política industrial que se adeque à nova realidade brasileira e global", defende o presidente da Fieb, Ricardo Alban.

O caminho para a melhoria do ambiente de negócios e para o país avançar no processo de recuperação da economia também passa pelas reformas estruturantes, como a tributária e a administrativa. Um manifesto lançado pela CNI e pelas Associações Nacionais da Indústria defende uma Reforma Tributária ampla, que contemple tributos federais, estaduais e municipais.

(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Fieb

Nenhum comentário: