Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Antonio do Lajedinho e lembrança do Cine-Theatro Sant'Anna


No livro “A Arte do Silêncio em Feira de Santana”, organizado por Dimas Oliveira e lançado no dia 13 deste mês de maio, com
 versão no formato e-book Kindle em venda no site da Amazon a inserção do artigo "Lembranças do Cine-Teatro Santana" - foi 
uma das cinquenta mãos que escreveram para a publicação -, originalmente escrito para o livro "Feira de Sant'Anna: Histórias e Estórias dos Séculos XIX e XX", que o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS)  lançou em 26 de novembro de 2015.

No artigo, trechos do historiador Antonio Moreira Ferreira, Antonio do Lajedinho, que faleceu na quinta-feira, 27, sobre a casa de espetáculos.

"(...) Tendo na frente uma porta larga que servia de entrada para a sala de espera, mais duas portas de frente, para saída, e duas bilheterias entre as portas. Ainda na frente existiam três janelas na parte alta, no mezanino, que, com advento do cinema, foram fechadas as laterais e transformadas em seteiras. A central onde foi instalada máquina de projeção. (...) A parte interna era mobiliada com cadeiras, tendo uma divisão na parte próxima do palco."

Os espetáculos musicais ficavam a cargo das filarmônicas locais - Euterpe Feirense e 25 de Março e Vitória  -  que faziam sarais, além cantores de fora que animavam a noite das elites feirenses com diversos ritmos. A poetisa e musicista Georgina Erismann, criadora do Hino à Feira, por várias vezes se apresentou no espaço. Em 1919, quando da passagem do Circo Belga pela cidade, foi realizada uma exibição da trupe belga Leb Alberts e "seus cães sábios".

Antonio do Lajedinho diz mais que a plateia se entusiasmava com as exibições dos filmes: "a rapaziada fazia questão de ocupar as gerais, porque ali todos aplaudiam batendo o acento da cadeira e gritando a cada castigo que o mocinho aplicava no bandido."

Nenhum comentário: